• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 22/06/2011 - 12:15h
Só Rindo 2

À chuva que fertiliza minhas amizades

“Carlos, e agora? Está chovendo muito aqui. Como vai ser com essa chuva?”

Ouvi essa angústia ontem à noite, pertinho do horário definido para lançamento do meu segundo livro, o “Só Rindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores”, na TV Cabo Mossoró (TCM). Ao telefone ainda, sem me exasperar, glacial com o verbo, redargui:

– Amigo, que chova mais. Não sou egoísta a ponto de querer que a chuva pare de fertilizar meu sertão, por conta de um livro meu. Chego já aí.  Sem estresse, tá!?

Há mais de um ano, tentando fechar o preâmbulo do Só Rindo 2, escrevi aquela que seria uma de minhas homenagens no livro em formação. Agradeceria a um dos meus principais bens: meus amigos.

No curso do tempo, até à noite passada, percebi que não exagerara. Fora até premonitório. Sem eles, uma legião de amigos, não teríamos alcançado êxito tão superlativo.

Autógrafo especial para o padre Sátiro Dantas, um dos oradores da noite (Ricardo Lopes)

Meu culto é à amizade. E ela não precisa ser virtuosa e magnânima. Basta ser leal e solidária. Eleva-se quando é capaz de transbordar com o sucesso alheio, que pode ser meu ou seu, mas acima de tudo é nosso. A vocês, meus amigos, muito obrigado por tudo – mensagem impressa na página 27 do Só Rindo 2.

A verdadeira “operação de guerra” pro lançamento, numa noite fria e chuvosa, cheia de eventos concorrentes, não arrefeceu o ânimo da equipe de organização: todos amigos, gente voluntária, incansável.

РCarlos, cad̻ a rela̤̣o de autoridades? E o que voc̻ quer que eu diga? Qual o formato da solenidade? bombardeou-me o jornalista Givanildo Silva, cerimonialista, logo que me viu no local.

Fui claro. Translúcido quanto à essência daquele acontecimento: “Givinha, aqui não tem autoridade. São todos amigos ou gente que me respeita, apesar das divergências de pensamento. Faça uma condução informal, sem amarras, protocolos ou exigências burocráticas. Fale o que quiser.

E assim foi o lançamento do Só Rindo 2. Intenso. Emocional. Descontraído.

Também surpreendente com a presença de gente humilde, cândida, que apareceu para compartilhar minha alegria. Como o cabelereiro Francisco, do bairro Santo Antônio; falo do caseiro “Doidão”, que trabalha num condomìnio no Ulrick Graff, que costumo pousar. “Rapaz, você me desculpe… eu queria muito comprar um livro e você assinar, botar umas coisas”, desabafou para me emocionar.

Doiḍo, o livro eu lhe dou de presente. Eu vou assinar e botar umas coisas bonitas. Ṇo precisa pagar nada Рatalhei.

O lojista Rafael do Monte Negreiros, o “Rafaelzinho da Agrotec”, resumiu em comentário enviado ao Blog, o que foi essa confraria:

– Há tempos não participava de uma reunião de amigos, todos com um só obejtivo: prestigiar você. E fazer com que outros novos livros surjam tão bem elaborados e com tanto o que se ler de bom.  Presença de padre Sátiro Dantas, o cerimonial de Givanildo, a apresentação de doutor Milton Marques e mais uma plateia cheia de bons amigos, acho que era tudo o que você merecia e talvez, muito mais.  Parabéns, um abraço grande e que outros Só Rindo venham por aí.

Rafaelzinho, não sei se mereço.  Mas sei que devo exaltar: Muito obrigado!

P.S – Agora vamos retomar o ritmo normal de trabalho. É minha doce labuta.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Ricardo Borges diz:

    Amigo Carlos Santos,
    Ah! Que vontade eu tive em prestigiar o “SÓ RINDO 2”, mas a saúde do Borjão está um pouco avariada. Pelo que soube o amigo foi muito bem prestigiado. Parabéns amigão, quero marcar um encontro com você quando visitar a minha amada e bela Mossoró-RN. Inté.
    Um abraço amigo do,
    Borjão

  2. FERNANDO LINS diz:

    Como não foi possivel esta presente ao lançamento do seu livro, quero daqui de Porto Velho enviar meu abraço de dar meus parabens, ja tive informação que compareceram mais de mil pessoa, na minha conta eram umas trezentas e as setecentas que faltaram Mario sozinho representava. rsrsrsrsrsrsrsrsr

    Sem comentario.

  3. zé paula/roberto diz:

    A diversidade cultural e “bufunfal”,dos seus convidados,foi o que mais lhe agradou,encheu-lhe o coração,e,eu sei
    de qual lado,gostaria de mais ter ficado,mas,ninguém é de ferro,”arrisquei um ôlho”,foi só,era demais para um recluso,gostei do que vi,e,saí SÓ RINDO…

  4. Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

    Parabéns, Carlos Santos, pelo lançamento do livro só rindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores, e ao mesmo tempo, dizer-lhe que gradeço pelo convite. Não foi possível minha pessoa está presente no local definido (TCM), mais prometo-lhe comprar tal exemplar quando fôr difinido local para ser adquirido o mesmo. Um abraço! KAKICARNEIRO.

  5. Gutemberg Dias diz:

    Meu ilustre, não pude me fazer presente no lançamento do Só Rindo 2, mas as vibrações foram positivas para que tudo desse certo. Como o Grande Arquiteto do Universo é generoso com aqueles que constroem os seus própios caminhos, o dia foi muito bom para você, como pude observa nas resenhas na blogosfera. Amigo vida longa e que venha tantos outros “Só Rindo”!

  6. Dulce Cavalcante diz:

    Caro Carlos Santos ,eu sempre adquiro livros sobre Mossoró suas histórias e seu folcore,para conhecer mais desta terra e de seu povo.Não foi diferente agora e o que mais me encantou foi por ser breves e curtos os “causos”.
    Vai ser possível eu ler em voz alta, (sem me cansar) para uma mossoroense de 87anos , atualmente morando em Fortaleza mas muito lúcida e saudosa de sua terra , acredito que ela vai se deliciar com a inreverência e verdade de seus contos, como eu .Parabéns pelo livro e um abraço

Trackbacks

  1. […] clicando AQUI, crônica do autor sobre essa […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.