• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 27/09/2007 - 10:49h

À espera de “Godot”

 
Valhacouto das mais tradicionais forças políticas do RN, DEM (ex-PFL) e PMDB não possuem nomes próprios. Pelo menos para a Prefeitura de Natal.

No máximo, os dois partidos oferecem alguns arremedos de postulação. Quem os viu, quem os vê, hein!?

Com quase vinte anos de pontificado de Wilma de Faria (PSB) na capital, Maias e Alves – que controlam respectivamente DEM e PMDB, só colecionam derrotas. Em separado e juntos, como em 2004 e nas eleições do ano passado.

Para 2008, esses grupos andam em círculo e à cata de um "achado", capaz de derrotar o apadrinhado da governadora. Ou, quem sabe, somar com ela numa vitória, coisa que não vêem há tempos.

Os Alves ainda sentiram o sabor partilhado em 2000, quando o deputado estadual Carlos Eduardo Alves (então no PMDB), virou vice de Wilma. Já os Maias, o último doce foi em 1988, quando Wilma era Maia e venceu com o esquema.

O tempo e o rosário de derrotas não foram suficientes para ensinar.

Os velhos caciques precisam se reciclar, apostando em novos quadros. O pedestal onde se fixaram para sacralização em vida, atrofia seus próprios grupos, que continuam superdependentes de mitos em processo de envelhecimento.

Daí a luta desesperada à procura de um "salvador da pátria". Que não vem.

Diante de um eleitorado cada dia mais exigente e politizado, Maias e Alves estão ficando sem munição e argumentos. E os reflexos desse poder que vai se desmilinguindo, já podem ser sentido até nos rincões do RN, onde antes dividiam eleitorado e rachavam cidades ao meio. Antes.

Natal é uma cidade-tambor. Não é por acaso que o eco de sua vida fez de Wilma a governadora do RN pela segunda vez.

Como naquele enredo do irlandês Samuel Beckett, "Esperando Godot", os dois grupos há tempos que discutem o futuro entre si ou internamente, enquanto não aparece qualquer novidade.

Na peça, Godot é um sujeito oculto. Inexiste.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.