• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 20/10/2022 - 22:14h
Teatro

“A Invenção do Nordeste” mostra no palco a identidade nordestina

Espetáculo teve apresentação em palco europeu (Foto: Paulo Demétrio)

Espetáculo teve apresentação em palco europeu (Foto: Paulo Demétrio)

Após temporada na Europa – dentro da programação da Mostra São Palco, em Portugal – o premiado espetáculo “A Invenção do Nordeste”, do grupo potiguar Carmim, chega ao palco do Teatro Riachuelo (Natal) no dia 23 de outubro – domingo. Com produção da Jorge Elali Produções, a apresentação faz parte do projeto Palco Natal.

A peça terá início às 19 horas.

A peça aborda o surgimento e a trajetória histórica da região nordeste, propondo a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino. Motivada por reações xenófobas, manifestadas na internet durante as eleições de 2014, a atriz e diretora Quitéria Kelly encontra, na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior – “A Invenção do Nordeste e Outras Artes” – um ponto de partida para refletir as divisões sociais brasileiras.

Enredo

Durante a pesquisa, o Carmin mergulhou nos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão reducionista do Nordeste brasileiro. A partir daí, Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma autoficção, onde um diretor é contratado por uma grande produtora de fora do Nordeste para preparar dois atores norte-rio-grandenses na disputa pelo papel de um personagem nordestino.

Durante a preparação, a identidade nordestina entra em xeque, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples. Afinal, existiria apenas uma identidade nordestina?

Ingressos

Bilheteria do Teatro: Shopping Midway Mall – Av. Bernardo Vieira 3775 – piso L3 (terça a sábado, das 14h às 20h).

Site: //uhuu.com/

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    A emblemática frase do imensurável intelectual Euclides da Cunha, em sua célebre Obra “Os Sertões” reflete a magnitude existencial dos que trazem no sangue o inconfundível DNA emoldurado pelo caldeamento da raça: “O Nordestino é, antes de tudo, um forte”. É neste diapasão e contexto que a região Nordeste vai mostrar, mais uma vez, com quanta garra, suor, sonhos e plataformas administrativas se constrói a vitória de um Nordestino no próximo dia 30 de Outubro. Vivas para os indomáveis e laboriosos Nordestinos !. Vamos que vamos !. LULA Presidente.

  2. Amorim diz:

    Espero que venha a Mossoró.
    Boa tarde.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.