• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 12/06/2022 - 09:10h

A memória autofágica de Fux…

Por François Silvestre

…E a ameaça cavilosa do general da defesa.

É o país do presente. O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, declarou ontem que “Não podemos esquecer o Mensalão”. É mesmo, Ministro? O senhor tem certeza de que essa rememoração lhe cai bem?

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (Foto: Veja)

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (Foto: Veja)

Vejamos. O então juiz e depois Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, fez da sua vida uma cruzada pra chegar ao Supremo Tribunal Federal. Quem diz isso? Ele próprio. Ele conta que tentou duas vezes, sem sucesso. E usa uma sub metáfora do futebol para definir: “Bati na trave, duas vezes”.

Preterido nas duas vezes, pelos governos do PT, ele tentou de novo. Foi quando do processo do Mensalão. Procurou Zé Dirceu e prometeu: “Eu matarei no peito esse Mensalão”. Foi Zé Dirceu quem contou? Não. foi o próprio Fux. Aí foi indicado e tomou a toga máxima. Grato pela indicação? Não. Vingou-se das duas batidas na trave. E foi mais virulento do que Joaquim Barbosa, punitivista vigoroso, a tocar guitarra num festa da corte, exibindo seu ranço de jurista perna de pau. Pra guardar a sub metáfora do futebol.

Agora ele cobra lembrança do episódio. É bom mesmo que se guarde a memória desse tipo de magistrado de fancaria, que agride a Magistratura de Primeira Instância, dos Juízes de Comarcas, concursados, que distribuem Justiça pelos rincões do Brasil. Magistratura é uma coisa, dignificante. Poder Judiciário é outra coisa.

Pra encerrar, taí o Ministro de Defesa do executivo, um general pouco instruído, querendo dar aula de constitucionalidade à Justiça eleitoral. Esse é o país que merecemos? Nem precisa responder.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Amorim diz:

    “País de memória curta ” e tolerante.
    Mensalão, C.. Cacheira, Senador Collor, petrólão, sanguessugas, Alcenir Querra, CPI da Covid etc, etc…..
    No caso específico do Mensalão os mandantes foram absorvidos, e os vassalos.os sifú.
    Um abraçaço

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Sem dúvida Caro FRANCOIS, o Fux é um exemplo triste,repetido, Manjado e triste de como séculos em fim, age nossa MAGISTOCRACIA.

    Essa figura mentirosa e leviana, não é SABIDAMENTE só um MAGISTRADO medíocre do ponto de vista intelectual, tal e qual o agente da CIA SERGIO MARRECO MORO, ele TAMBEM, é dado umas manobras tipo OLIGARQUIAS POLITICAS…

    Lembra de como moveu mundos e fundos para tornar a filha, IGUALMENTE MEDÍOCRE em Desembargadora do TJ/RJ…?!?

    Ele o FUX, é um dos da corte atual do S. T. F., embora SABIDAMENTE Bolsonarista, tenta manter as aparências,.pois não se assume publicamente!

    Um baraço
    FRANSUELDO V. DE ARAÚJO
    OAB/RN. 7318

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.