• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 01/10/2023 - 08:24h

A memória documental de Manoel Mário de Oliveira

Por Misherlany Gouthier

Livro percorre longo período da política local e estadual (Fotomontagem do BCS)

Livro percorre longo período da política local e estadual (Fotomontagem do BCS)

No próximo dia 06 de outubro, o ex-vereador e ex-deputado estadual Manoel Mário de Oliveira e Antônio Gilberto de Oliveira Jales, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), estarão lançando o livro “Meu Bacharel – Trajetória Política de Manoel Mário de Oliveira.” O evento se dará nas dependências da Câmara Municipal de Mossoró, às 16h.

A renda da venda do livro será destinada ao Abrigo Amantino Câmara e à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região – Unidade Infantil.

Manoel Mário de Oliveira é mossoroense, nascido aos 07 de maio de 1934. Foi vereador em Mossoró durante 18 anos, e suplente de deputado estadual em 03 legislaturas, tendo assumido uma cadeira na Assembleia Legislativa durante 08 meses.

Aos 89 anos, lança sua biografia em parceria com seu sobrinho, Antônio Gilberto de Oliveira Jales.

A ideia do livro começou a nascer há 09 anos, mas somente agora se concretizou. Foi convencido a trazer à documentação, em livro, muito do que a memória privilegiada e a organização meticulosa guardam há muitas décadas. E esse livro não é de autopromoção. Longe disso, porque se o fosse em nada pareceria com Manoel Mário de Oliveira.

A soma de sua trajetória de vida inserida em “Meu Bacharel” relata as lutas políticas e o papel importante que teve como vereador e deputado estadual, apresentando inúmeros projetos que beneficiaram Mossoró, a exemplo da luta pela estadualização da antiga Furrn, hoje Uern, em que deu sua contribuição.

Manoel Mário também teve papel importante na extensão da lei da Pensão Vitalícia aos ex-combatentes do país, quando enviou requerimento ao governo federal, através da Assembleia Legislativa, argumentando e propondo a modificação na legislação que tratava do benefício. Beneficiou milhares de famílias em todo o território nacional, mesmo não sendo legislador federal.

Manoel Mário foi cotado para ser vice na chapa a prefeito encabeçada por Antônio Rodrigues de Carvalho, na campanha vitoriosa de 1968, cujos detalhes ele conta no livro. Fala sobre bastidores que levaram Genildo Miranda à composição com “Toinho do Capim”, apelido que consagrou Antônio Rodrigues na campanha.

Tem mais, tem muito mais no livro.

O livro é prefaciado pelo Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, e tem orelhas assinada pelo professor Wilson Bezerra de Moura, com posfácio do advogado, ex-vereador e escritor José Wellington Barreto.

Misherlany Gouthier é escritor e genealogista

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Cultura

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.