• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 30/08/2020 - 10:30h

A pobreza de muitos de nós

Por Francisco Edilson Leite Pinto Júnior

Bem, o poeta Renato Russo nos advertiu: “Todos os dias quando acordo / Não tenho mais / O tempo que passou.  Mas tenho muito tempo / Temos todo o tempo do mundo”…

Tenho mesmo muito tempo e por isso tornou-me um hábito, toda manhã, assistir a um video do TED Talks, enquando faço exercício, afinal como dizia Nietzsche: “Sentar o menos possível, não acreditar em nenhum pensamento que não tenha nascido ao ar livre e em livre movimentação”…

Assim, hoje o TED Talks @ted foi de Preetha Ji, @preethaji.kyiv.event, professora indiana de espiritualidade:

– “Como acabar com o estresse, a infelicidade e a ansiedade para viver bem?”

Após a saudação típica do sul da Ásia – “Namastê” (Eu saúdo a você) -, ela contou a parábola dos monges Yesmi e Nomi. Este ultimo bastante irritado, após meia hora de caminhada, critica o primeiro pelo fato de ele ter olhado, falado e ajudado uma mulher a atravessar o rio. E isso era proibido pelos mestres.

Yesmi olhando calmamente para Nomi respondeu: “Sim, é verdade. Mas eu a deixei ali há meia hora. É você quem ainda a carrega”…

Interessante, mas essa história me fez lembrar de Sêneca e uma de suas cartas a Lucílio, Sobre Filosofia e Riquezas:

– “A aquisição de riquezas tem sido para muitos homens, não um fim, mas uma mudança, de problemas. Não me admiro. Pois a culpa não está na riqueza, mas na própria mente. Aquilo que fez da pobreza um fardo para nós, tornou as riquezas também um fardo. Assim como pouco importa se você coloca um homem doente em uma cama de madeira ou sobre uma cama de ouro, pois onde quer que ele seja movido ele vai levar sua doença com ele, por isso não é preciso se importar se a mente doente é outorgada às riquezas ou à pobreza. O padecimento vai com o homem”…

Pois bem… Quando eu vejo tanta gente, ocupando cargos com enorme poder e altos salários, sendo diuturnamente bajulados, mas são tão irritados, que até a sua respiração é um fardo… Coitados!

São tão pobres que só têm dinheiro e muita infelicidade…

Francisco Edilson Leite Pinto Júnior é professor, médico e escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Beleza de Crônica! Parabéns, Prof.Dr. Francisco Edilson .

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.