• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quinta-feira - 13/02/2014 - 08:04h
Difiucldades

A preocupante situação do Transporte Público de Mossoró

Carlos Santos,

Resolvi entrar em contato com este público, em virtude da insustentável situação em que se encontra o transporte publico da nossa cidade, precisamente se referindo a empresa Cidade do Sol.

Como usuária diária dos serviços tenho notado a diminuição progressiva da frota dos ônibus da referida empresa principalmente as linhas que utilizo, as destinadas ao grande Alto de São Manoel. Venho aqui registrar que em conversas com pelo menos três funcionários da empresa, todos dão o mesmo depoimento.

A empresa está saindo da cidade (por isso a diminuição da frota de ônibus) e a maioria deles que eram destinados a realizar o serviço de transporte publico foi destinado a serviços para uma empresa privada da área da indústria, tendo em vista ser mais vantajoso. Segundo depoimentos, contratos por ônibus que chegam a 30.000,00.

Daí como cidadã que paga impostos para ter serviços públicos com descente qualidade me questiono: essas empresas não deveriam cumprir até o fim seu contrato com a prefeitura? Onde está o posicionamento da prefeitura com relação a essa situação?

Enquanto nada se define diariamente presencio cenas de total descaso, pessoas idosas, crianças especiais sem nenhuma seguranças em meio a um ônibus lotado, que diante de tal situação andam até mesmo com as portas abertas, com pessoas na parte da frente do ônibus sujeitas a acidentes.

Diante disto como cidadã gostaria da atenção deste Blog, quanto a apuração dos fatos aqui mencionados e através deste veículo de comunicação possíveis esclarecimentos quanto a esta, como já mencionei, insustentável situação.

Desde já agradeço a atenção!

Cinthya Rafaela.

Nota do Blog – Desabafo postado, cobrança pública feita.

Aguardamos pronunciamento da prefeitura e da empresa.

 

Compartilhe:
Categoria(s): E-mail do Webleitor / Gerais

Comentários

  1. Iris Maia diz:

    Muito oportuno seu desabafo Cinthya.
    Já fui usuária do transporte coletivo há anos e pelo que vejo e converso com as pessoas que usam atualmente o quadro é o mesmo. Uma cidade do tamanho e do nível econômico de Mossoró precisa rever este assunto tratado com descaso há tantos anos. Fica nosso apelo ao Prefeito Silveira Júnior que tem se mostrado interessado em melhorar nossa cidade que coloque em pauta urgente um estudo aprofundado para uma reestruturação das linhas de transporte coletivo. Existe vários bairros de Mossoró que inexiste o serviço e a maioria com serviço precário. Como as pessoas que não dispõe de veículo podem estudar, trabalhar, ir ao médico?

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Sra. Iris Maia. Concordo com a sra. Permita-me endossar suas palavras.

  3. Gutemberg Dias diz:

    Caros,

    O transporte público em Mossoró precisa ser objeto de uma grande reforma. As condições gerais do transporte público coletivo estão intimamente ligadas a falta de um programa que consiga reestruturar as linhas e criar as condições para que a iniciativa privada possa operar com regras claras.

    Hoje em Mossoró, a municipalidade não trata o transporte público coletivo como prioridade administrativa, basta vermos que no governo Fafá foi gastos alguns milhares de reais para elaboração de um plano de mobilidade (ai incluído o transporte público coletivo) e praticamente nada foi transformado em projetos com vistas a melhoria dos serviços ofertados à população.

    Especificamente em relação aos ônibus, não resta dúvida que os mesmos não atendem a população plenamente, seja pela qualidade da frota ou pelo quantitativo mínimo rodando. Nessa equação quem sofre é o usuário que terminam se submetendo a pagar outros meios de transportes que, por vezes, cobram valores absurdos. Vale lembrar que algumas cidades do porte de Mossoró e com menos envergadura financeira dispõem de transporte público coletivo de boa eficiência no Brasil. Se levarmos essa comparação a cidades europeias aí é que o fosso aumenta.

    Sendo assim, o caminho mais lógico é rever o plano de mobilidade elaborado para Mossoró e se deter sobre o documento que trata do sistema de transporte público coletivo para se tentar encontrar encontrar uma solução a curto e médio prazo. Mas, não me resta dúvida que o cidadão deverá conviver com essa realidade ainda por muitos dias.

    • Carlos André diz:

      DICAS PARA SE BUSCAR UMA MELHORIA DO TRANSPORTE COLETIVO.

      1. CONTRATO DE LONGO PERÍODO COM UMA SÓ EMPRESA, PARA QUE SE VIABILIZE O EQUILÍBRIO ENTRE LINHAS DEFICITÁRIAS E NÃO DEFICITÁRIAS, E ASSIM POSSA GARANTIR O LUCRO DA EMPRESA, A PERENIDADE E QUALIDADE DO SERVIÇO.

      2. ADEQUAÇÃO DA QUANTIDADE DE TÁXIS E MOTO-TÁXIS NA CIDADE, E FISCALIZAR OS TÁXIS QUE FAZEM LINHA DE ÔNIBUS E OS MOTO-TÁXIS CLANDESTINOS.

      3. APESAR DE SER CONTRA, MAIS INSTITUIR UMA CONTRIBUIÇÃO A SER COBRADA NA VENDA DA GASOLINA NOS POSTOS DA CIDADE A FIM DE GARANTIR UM SUBSÍDIO PUBLICO ATRAVÉS DO PAGAMENTO, A EMPRESA DE ÔNIBUS, DOS PASSES LIVRES A TODOS QUE TEM DIREITO A ESSE BENEFICIO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, E ASSIM GARANTIR O LUCRO, A PERENIDADE E QUALIDADE DO SERVIÇO.

      4. INSTITUIÇÃO DO BILHETE ÚNICO MENSAL COM DESCONTO PARA QUEM COMPRA-LO.

      5. TRANSFORMAR A ESTAÇÃO DAS ARTES DE PICADEIRO DA VADIAGEM EM UM GRANDE ESTAÇÃO DE ÔNIBUS E PASSAGEIROS ONDE TAMBÉM PODERIA SER DE TRANSFERÊNCIA DE PASSAGEIROS, ONDE TOAS AS LINHAS CONVERGIRIAM PARA ELA, E QUE TAMBÉM INCLUI-SE UM ESTACIONAMENTO PARA AS LINHAS ALTERNATIVAS DAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS, FACILITANDO O DESLOCAMENTO DAS PESSOAS QUE VENHAM AO NOSSO MUNICÍPIO.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Nada mais do que reflexo do plano de mobilidade urbana da Cláudia regina, que inclusive trouxe para Nossoró um condenado em primeira instãncia por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA para lhe assessorar nesta área.
    Alguém já se esqueceu do Batinga?
    Dinheiro para a mobilidade urbana veio e foi muito.
    Só para a construção de abrigos de passageiros, paradas de ônibus, UM MILHÃO DE REAIS.
    Quantos abrigos de passageiros foram construídos?
    O problema do transporte coletivo em Mossoró precisa ser encarado de frente.
    Mas como estão todos mais preocupados com a eleição suplementar…
    O povo?
    O povo que se lixe.
    ////
    ESTÃO TRAMANDO A TROCA DO NOGUEIRÃO POR UM CAMPINHO DE FUTEBOL NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ.
    A MERENDA ESCOLAR CONTINUA DE BAIXÍSSIMA QUALIDADE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM MOSSORÓ..
    FALTAM MEDICAMENTOS NAS UNIDADES DE SAÚDE EM MOSSORÓ.

  5. juliana diz:

    O descaso com o povo mossoroense não está sendo visto e não está se sentindo na pele só em relação ao transporte publico, esse é só mais um importante ponto. Tem tanto descaso por aqui que dá até vergonha de falar. Uma cidade rica e em constante desenvolvimento como a nossa vem regredindo em coisas cotidianas, prejudicando quase toda população. Em uma cidade que falta transporte publico, falta assistência medica, falta ensino de qualidade, falta moradia…O que sobra??? Sobra falta de palavra de alguns politicos que em época de campanha prometem mundos e outras coisas mais, e que depois nada fazem por essa cidade e por sua gente!! Já chega…acorda Mossoró!!!!

  6. Raimundo nonato sobrinho diz:

    Qual o gestor desta cidade que não foi denunciado nos últimos 20 anos. Os que ainda não foram investigados. O pior que tem ainda muita gente defendendo estes salafrários e outros querendo trazer de volta alguns condenados. Com relação ao transporte coletivo do jeito que a coisa só piora uma solução quem sabe não seria municipalizar parte da frota a médio prazo. Governar é eleger prioridades, concordo; mais precisa de pulso. 14 meses depois de instabilidades administrativas quantos metros de asfalto foram construídos nos chamados corredores de ônibus.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      CINQUENTINHA.
      Durante comício em Martinopole, eu não era nem nunca fui candidato, defendendo uma candidatura dizia que era possível reformar a Praça.
      Um gaiato a mando do prefeito corrupto que tentava a reeleição gritou:
      COM QUE DINHEIRO?
      Eu, modulando a voz para que a assistência prestasse ainda mais atenção ao que iria responder:
      BASTA NÃO ROUBAR!
      E aprovetei o mote para continuar dizendo:
      Basta não roubar para construir mais escolas na Zona Rural, porque dinheiro existe.
      Basta não roubar para melhorar o atendimento no hospital contratando mais médicos e dentistas.
      Basta não roubar…
      E por aí eu fui.
      A SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS DE MOSSORÓ SÓ DEPENDE DE NÃO ROUBAR.
      Daí eu desde agora defender a chapa Josué/Cinquentinha ou Cinquentinha/Josué.
      Sugiro que a cabeça de chapa fique com o que se saiu melhor nos debates em 2012.
      E já podemos dizer desde agora:
      VAMOS QUE VAMOS!
      Precisamos tirar dos mossoroenses a desculpa esfarrapada que votam no rodo ou na vassoura porque não tem em quem votar.
      Como símbolo da campanha, uma caneta, simbolizando o esclarecimento e a valorização do bom povo de Mossoró.
      Buscar os estudantes, buscar os que querem o bem desta terra.
      Que os cooptado por lá fiquem.
      Política não se faz com plantadores de coentro.
      Você e Josué, podem contar comigo na campanha.
      Basta arranjar um carro de som que o estrago vai ser grande.
      Agora se vocês se dividirem, você candidato e Josué candidato, apoio o candidato da governadora Rosalba Ciarlini, desde que não seja o prefeito provisório.
      Um abraço.
      ////
      ÀS VEZES IMAGINO QUE A FRONTEIRA QUE SEPARA O BEM DO MAL É MAIS FINA DO QUE UM FIO DE CABELO.
      Inácio Augusto de Almeida

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.