• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 29/03/2010 - 10:29h

Acessibilidade, já

Caro Carlos Santos,

Estive esse final de semana em João Pessoa – PB para comemorar as Bodas de Ouro de minha sogra/sogro Ruth e Marcos. Quando pensamos em comemorar com um "jantar fora" a nossa preocupação era com o fato dela ser cadeirante.

Ao chegarmos à cidade fomos procurar um restaurante em que tivesse acessibilidade para efetuarmos uma reserva. Tivemos uma grata surpresa ao chegarmos a orla da praia de Cabo Branco. Em cada esquina de toda extensão da praia existe uma rampa para cadeirante, as calçadas são todas com rampas de acesso e pasme: a grande maioria dos restaurantes tem rampas no estacionamento e na entrada e banheiros adaptados.

E o importante: os motoristas respeitam. 

Eu fiquei surpresa com tudo que vi.

O restaurante Terraço Brasil foi o campeão em acessibilidade e atendimento. Tratam o cadeirante com todo respeito e dignidade que merecem.

Impossível não comparar com Natal onde a situação é bastante diferente (basta lembrar a pesquisa realizada por Luzia Lívia, fisioterapeuta, onde ela constatou que mesmo nas escolas públicas municipais e estaduais não existe a mínima acessibilidade para as crianças cadeirantes, nem se quer o mobiliário é adaptado a esta situação, o que faz com que muitos pais desistam de alfabetizar seus filhos com deficiência física.

Mas, não precisamos ir muito longe: ir ao supermercado, só de carro, porque carrinho de compras nenhum é capaz de transpor as calçadas da rua, mesmo morando a um quarteirão do supermercado.

Precisamos cobrar de nossos políticos o cumprimento da Norma Brasileira 9.050 e da Lei Federal 10.098, que está em vigor há nove anos.

Um forte abraço,

Graça Sabino – Webleitora, residente em Natal

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Maíra Aires diz:

    Caros Carlos e Graça Sabino, sou mossoroense e moro em Jampa há 15 anos. Realmente, João Pessoa respeita as necessidades das pessoas com deficiencia. Se vocês visitarem a Estação Ciência, na barreira do Cabo Branco, constatarão que, no “mirante” há elevações adequadas aos cadeirantes no sentido de propiciar a estes uma visão fenomenal da belíssima orla e da cidade. O calçadão possui piso tátil para os deficientes visuais. Temos transportes coletivos adaptados. Recentemente foi definida uma ciclovia que percorre toda a orla urbana. Sem falar que a av. das praias de Tambaú e de Cabo Branco ficam interditadas, todos os dias, até as 8 horas da manhã para que possamos fazer caminhada sem o perigo de sermos atropelados pelos automóveis. Realmente, João Pessoa proporciona uma qualidade de vida a seus munícipes como nenhuma outra capital. Amo esta cidade.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.