• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 29/07/2014 - 14:43h
Congresso Nacional

Agripino e Henrique estão entre políticos mais influentes

Por Leonardo Dantas (Portal Noar)

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o senador José Agripino Maia (DEM) foram os únicos parlamentares do Rio Grande do Norte citados na lista dos “cabeças” do Congresso Nacional 2014. A lista é uma iniciativa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que atual na representação da classe trabalhadora.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, entre fevereiro e junho de 2014. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato não faz parte da publicação. Por isto, não constam os nomes dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tomou posse como ministro de Estado do Esporte, Jilmar Tatto (PT-SP), que assumiu a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, Ricardo Berzoni (PT-SP), ministro de Estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e a senadora nomeada ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy (PT-SP).

De acordo com o relatório divulgado pelo Diap, “os ‘Cabeças’ do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades (…). Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, (…), e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”.

A pesquisa apontou ainda os dois partidos mais influentes, o PT da presidente da República e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PCdoB, que é o quinto entre os “Cabeças” e o décimo segundo entre as bancadas da Câmara.

Veja lista AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A Sra. Naide Maria Rosado de Souza, motivo de saúde, estará ausente do blog por alguns dias.
    Felizmente nada que cause maiores preocupações. Apenas uma fratura no tornozelo. Acredito que dentro de cinco ou seis dias a Sra. Naide estará de volta com seus brilhantes comentários.
    Que Carlos Santos tenha paciência e aguarde o retorno da grande guerreira. Por sinal a única a me apoiar na luta pela água filtrada nas escolas municipais.
    Que Deus permita uma rápida recuperação a esta senhora que tem Mossoró dentro do coração.
    ////
    O BRASIL PRECISA INICIAR URGENTEMENTE UMA CAMPANHA DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO.
    MOSSORÓ PODERIA DAR O PONTA PÉ INICIAL.
    MAS COMO SOU EU QUE ESTOU A SUGERIR…

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      Faço minhas suas palavras Inácio. D. Naide é gente do bem, e, mesmo distante, continua amando sua Mossoró, e seu estado. Tal qual, seu pai! O “Serra Grande”!

      Torço (e rezo), pelo seu rápido restabelecimento! Caricemos de seus ( sempre) inteligentes comentários.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Quando eu mostrar como é simples erradicar o analfabetismo, os GÊNIOS me chamarão de Conselheiro Acácio.
    Tudo é simples e do conhecimento de todos.
    SÓ QUE NINGUÉM FAZ!

  3. AVELINO diz:

    É verdade!!! Zégripino (DEM) é influente por não ter permitido, de jeito nenhum, outro festival de incompetências “reprotagonizado” por Rosalba Ciarlini (DEM) no governo… E Henrique (PMDB) é influente por já estar abrindo vaga (espertamente) pra deputada Bezerra (PT) se achegar ao seu lado, se precavendo, dessa forma, para o caso de Wilma Maia ser mesmo barrada por improbidade, indiciamentos na PF & MP e peculato, onde deverá ficar só com o título de “a mãe de Lalauro Maia”…

  4. FRANCY GRANJEIRO diz:

    ESPERTOS ELES SÃO…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Antonio Augusto de Sousa diz:

    (…). Entre os atributos que caracterizam um PROTAGONISTA do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir DEBATES, NEGOCIAÇÕES, votações, articulações e formulações, (…), e, principalmente, facilidades por conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o
    centro do debate, LIDERANDO sua repercussão e TOMADA de decisão.

    Só acompanhando esse conceituado blog, que prima pela IMPARCIALIDADE, da prá ver que a CÂMARA, com Henrique, na sua presidência, mudou prá melhor. Só não ver isso, quem não quer!

    Por isso vou de Henrique prá Governador!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.