• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 16/07/2023 - 09:20h

Allyson Bezerra dá xeque-mate ao optar pelo União Brasil

Por João Paulo Jales dos Santosxeque-mate, xadrez, tabuleiro de xadrez

A filiação (veja AQUI) ao União Brasil (UB) é mais um acerto de Allyson Bezerra (UB). Uma adesão ao Partido Social Democrático (PSD) não teria sido uma má escolha, contudo, a decisão pelo UB é uma assertiva cirúrgica que dá boa margem política para os planos de Bezerra. Para além dos robustos, fundo eleitoral e tempo de propaganda na TV e no rádio, que tem o UB, a ida para a legenda garante ao alcaide dois movimentos imediatos, e um a ser vislumbrado daqui a 3 anos.

No União, Bezerra tem um pé na base do governo Lula (PT), com outro firmado longe do petismo estadual, já que não é sequaz da governadora Fátima Bezerra (PT) e o partido não orbita a esfera governamental. Outro movimento imediato é o elevado status com que chega à agremiação, por administrar a maior Prefeitura sobre o controle da legenda.

No horizonte, tem um partido para pavimentar uma possível candidatura ao governo do estado em 2026, perspectiva ventilada nos intramuros do Palácio da Resistencia, sede da municipalidade.

Allyson no União Brasil, é inclusive uma opção saneadora para a aliada Zenaide Maia (PSD). Caso seja preterida no palanque governista em 2026, uma contingência que ronda à reeleição da senadora, numa eventual candidatura governamental de Allyson, Zenaide garante seu palanque senatorial.

E mesmo não estando no PSD, o prefeito é um forte apoio na organização do partido em Mossoró, elemento agregador importante para a senadora, que vem se destacando como uma aliada ilustre do governo federal.

Deverá haver leitor que desaprova a gestão de Allyson Bezerra, no entanto, é inegável que o burgomestre vem acumulando acertos políticos nesses sete meses que iniciam a metade final de seu mandato. No tabuleiro eleitoral, Bezerra vem dando xeques-mate que ao avançar sobre o controle dos meandros do pleito de 2024, vai deixando o oposicionismo encurralado.

A oposição ensaiou uma oxigenação nos últimos meses, no entanto, continua desorganizada, sendo conduzida a reboque dos riscados do Palácio da Resistência. Os embates entre prefeitura e sindicalismo, que pareciam dar ânimo aos anseios oposicionista, não arranharam a imagem do prefeito, que segundo pesquisa do Instituto Agorasei, divulgada na última terça-feira (veja AQUI), mantém popularidade na casa dos 80%, com 81,1% de aprovação.

Mesmo com o rescaldo eleitoral de 2022, em que Bezerra parecia enfrentar seu momento mais delicado à frente do executivo, manteve o domínio dos holofotes, conseguindo inverter os ataques emergentes à sua figura de gestor.

A aprovação, em junho passado, do Projeto de Lei Complementar 17/2023, pela Câmara Municipal de Mossoró, que alterou o Regime dos Servidores e de Fundações Públicas, mostrou mais uma vez o completo domínio narrativo que o alcaide exerce, com sua palavra sendo mais repercutida do que a fala da oposição.

Allyson domina a política em duas frentes cruciais, na visão política, com o traçado da estratégia, das alianças e a operacionalidade de campo, e no que se convencionou a chamar de narrativa, a comunicação do marketing político. A narrativa requer sofisticação pois uma de funções é adentrar no imaginário popular.

E é no imaginário que o prefeito vem conseguindo construir a imagem dum sujeito nascido para ser gestor, o responsável por livrar Mossoró de uma oligarquia arruinada, que conduz Mossoró para uma renovação. Dada as devidas proporções, Allyson vem construindo uma imagem similar à que Rosalba Ciarlini (PP) fez de si durante 2 décadas, da única capaz de administração à cidade com eficiência.

Nem a ideia inicial do petismo, pós resultado presidencial de 2022, de polarizar a disputa municipal entre lulismo e bolsonarismo, tem ancoragem na realidade. Lula teve quase dois terços dos votos em Mossoró, Allyson tem uma aprovação de 8 em cada 10 mossoroenses, há um nítido cruzamento de preferência entre aqueles que votaram em Lula e apoiam o burgomestre.

O que falta ao comandante em chefe do executivo mossoroense são obras de destaque em seu governo, para ter uma vitrine administrativa para chamar de sua. É através do programa “Mossoró Realiza” que se esse vácuo será ocupado. O programa de metas e investimentos tem obras de elevada importância para a cidade, que começarão a ser tocadas com a liberação do empréstimo de 200 milhões de reais junto a Caixa Econômica Federal.

Uma significativa vitrine administrativa é ingrediente imprescindível para fermentar uma candidatura ao governo em 2026. Com uma estampa já benquista na região metropolitana, e uma conjuntura estadual que lhe seja favorável, Allyson terá condições para pleitear a cadeira do Palácio de Lagoa Nova, sede do Governo do Estado.

O tamanho de sua, até aqui, segura reeleição no próximo ano, será um dos predizeres do tamanho da passada que o alcaide terá para trilhar um escritório executivo maior que a Prefeitura de Mossoró.

João Paulo Jales dos Santos é cientista social e graduando em História pela Uern

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Política

Comentários

  1. Marco diz:

    Hum rum! Só falta combinar com russos! Tinha uma pedra no meio do caminho…

  2. Rocha Neto diz:

    Li e refleti alguns parágrafos do artigo em tela, vejo que o cientista político não vislumbra nenhuma surpresa para 2026, já com relação a 2024, até o momento não há o que se duvidar, pois a eleição é em âmbito local e a condução administrativa municipal ora desenvolvida credencia o atual gestor para uma reeleição, inerente as pretensões em 2026 para alçar voos mais altos, só o tempo nos mostrará a realidade.
    Não tenho dúvidas que Allyson Bezerra juntamente com uma boa equipe técnica e cabeças pensantes, saberá traçar seu futuro político, pois no momento ele é prefeito dos mossoroenses, e o seu foco central e atual com certeza é tão somente este.

  3. Roncalli Guimarães diz:

    Um belo texto, Porém , cabe espaço para análise. Essa narrativa exposta, muito bem feita ,trata APENAS de política de bastidores, de acomodações de lideranças e de eleições, mas nada mostra sobre política pública, de resultados práticos na vida de cada um de nós mossoroenses . Falar que prefeito não sofreu um arranhão ao tentar dizimar o servidor público, desculpe, mas é completamente insano. Existe uma política de bastidores que os analistas políticos Não conhecem ou não querem conhecer, que é a aplicação das leis , do funcionamento da máquina pública e esse ambiente político nos servidores somos os especialistas. Não interessa aos analistas colocarem em suas análises , o prejuízo no dinheiro público quando essa gestão esmaga o funcionário da saúde por contar com milhões pagos a uma empresa privada com contrato sem licitação e que corrói os cofres e a qualidade do serviço de saúde de Mossoró.discordo quando o texto romantiza aprovação de mandato num contexto em que o gasto pra propaganda é maior que o impacto dos salários de nos servidores . Esse debate não pode ficar contido somente nos escaninhos do blog , ele precisa ser debatido também com quem tem o poder de fiscalizar o dinheiro público. Aí sim , aí passo a crer em pesquisas , mesmo sendo paga com nosso dinheiro

  4. Maria Paula diz:

    Será sim o futuro governador do estado!

  5. barbosa Gomes diz:

    Não por esse motivo meu nobre cientista e sim, ciclos que se fecham e outros que se abrem. Tudo que tem início, o fim é também uma certeza. O que se precisava era de alguém no lugar certo e na hora certa. Não fosse o atual gestor seria outro. E só.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.