• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 27/09/2012 - 22:42h
Campus de Mossoró

Alunos fazem protesto contra exame da UnP

Carlos Santos,

Sou Rogério Mesquita, aluno da 6ª série do curso de engenharia civil da Universidade Potiguar (UnP), Campus de Mossoró.

Desde ontem todos os alunos da maioria dos cursos lá existentes estão fazem mobilização contra a maneira que a instituição está aplicando o EXIN (exame integrado) para ter a melhor avaliação do curso.

Nós não somos contra o EXIM e sim a maneira aplicada.

Esse exame nos prepara para o que vamos ter pela frente, em primeiro lugar o reconhecimento do curso pelo MEC, pra isso precisamos tirar média sete, ou seja 70% dos cinco pontos da prova.

O que somos ‘totalmente’ contra é a maneira como ele é aplicado que diretamente coloca 50% ou mais dos alunos em recuperação ou reprovados direto.

O EXIM deve continuar porém sem prejudicar os alunos, podendo ser dado como algo a mais para aqueles que alcançarem o objetivo do exame.

Hoje a noite fizemos uma grande mobilização do sinal da BR 304 até a a instituição e vários vídeos estão sendo disponibilizados como também grande parte da imprensa esteve lá.

Tivemos divulgação no Jornal de fato com Cézar Alves, O Mossoroense e outros. Contamos com sua colaboração e ajuda para conseguirmos o cancelamento dessa nota, e que seja aplicado deixando os 10 pontos somente para nossa prova normal.

Nota do Blog – Meu caro, o espaço está concedido.

Se a UnP quiser se pronunciar, o contraditório está à sua disposição.

Mas, acima de tudo, defendemos que a manifestação seja pacífica e civilizada, baseada em argumentos e não qualquer atitude de hostilidade contra pessoas ou a própria instituição.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação

Comentários

  1. Moises diz:

    A diferença de uma universidade publica para uma privada é essa!

  2. Ana Alice diz:

    Prezado Carlos! É preocupante que os alunos tenham medo de fazer essa prova que irão contar simplesmente com questões semelhantes a do enade e concursos públicos. Por que tanto medo? Que futuro profissional é esse que tá se pelando de medo de uma prova que só vale 5,0 pontos em uma única unidade? Vamos supor que a Universidade cancele essa prova e peça aos professores para que suas provas contenham apenas questões semelhantes a do enade e outros concursos. O que será que vai acontecer? Os alunos tb irão querer cancelar todas as provas de todos os professores? E essas não valerão apenas 5,0 e sim 2 provas valendo 10 com o mesmo tipo de questão, todas as disciplinas, de todos os professores, em todos os semestres. Acho que cada aluno que liderou esse movimento deveria fazer uma reflexão do real motivo dessa manifestação. Foi medo? Falta de conhecimento dos conteúdos? Isso é muito feio para os alunos. Imaginem como o mercado de trabalho vai ver esses alunos que fecham ruas e fazem apitaço no ambiente da universidade por medo de fazerem uma prova e serem reprovados ou ficarem em recuperação. Eu sinceramente não queria um profissional desse na minha empresa porque essa é a maior prova que ele não tem conhecimento e nem coragem de encarar desafios. Lamentável. Sugiro que a UNP cancele a prova e peça para seus docentes elaborarem provas bem fáceis e sem complicações porque boa parte dos seus aluninhos têm medo de prova difícil e não aceitam ficar em recuperação e muito menos reprovados. Triste realidade da nossa educação. Se um aluno da UNP chegar na minha empresa a procura de emprego irei perguntar se ele é um dos que têm medo de prova difícil. Não recue UNP, vocês estão certos. A sociedade mossoroense precisa de bons profissionais. Só passa quem sabe. Nada de passar a mão na cabeça dos alunos que tem medo (ou será preguiça?) de estudar. A contribuição que vocês dão a sociedade é essa, lançar no mercado de trabalho pessoas capacitadas e que não têm medo de desafios. NÃO RECUE UNP…e quem tiver achando ruim é só passar na secretaria e pedir a transferência . Tenho certeza que a universidade dará essa transferência com a maior tranquilidade.

    • Deniz. Ferreira diz:

      Infelizmente esse relato não foi expresso da forma correta. Vale lembrar que tal protesto foi realizado com intuito maior da universidade escutar o aluno, debater e propor soluções para seus inúmeros problemas atuantes na instituição, como falta de professores, laboratórios, especialização de professores e didática aplicada. Vale salientar que essa avaliação ( EXIM ), não é de assunto acumativo e é aplicada no inicio do período, então sub-entende-se uma forma inadequada de avaliação, pois a prova é realizada apenas com assunto de um mês de aula, sem cobraça de nenhum assunto diferente deste aplicado nesse intervalo de tempo.
      Parabenizo, os alunos que se empenharam com esse intuito, pois em universidade privada quem faz a greve em prol de melhorias não é o professor, mas sim o aluno.

      Grato

    • Marcos David Alves de Oliveira diz:

      É uma pena você ter esse pensamento tão pequeno, eu passei mais de um mês sem contar com três professores
      em um semestre de quatro disciplinas, esse exame a unica coisa que pode trazer com um valor tão alto assim, é mais dinheiro a universidade, porquê nosso conhecimento a muito tempo foi deixado de lado, e quando o professor se esforça para nos preparar, a UNP vem com uma dessa. Todos os meus professores foram ótimos e nenhum, NENHUM, deles tiveram a sua mentalidade, me desculpe, mas nem tudo que se mastigar a gente pode engolir.

    • Carlos Henrique diz:

      Cara Ana Alice, Nenhum aluno está com medo de prova não, agora não cabe esse “exim” praticamente avaliar todo desempenho do aluno existindo outros métodos, quantos concursos públicos você tem nas costas, deve ter muitos, porque obter uma nota máxima em todos os concursos que participa, o que faz um bom profissional não e a Universidade não, bons e ruins exitem em todos os cantos, ate mesmo doutorados ou não, alguns bons profissionais nunca pisaram em uma Universidade, como aluno Unp estagiei no Maracanã no Rio de Janeiro, juntos com vários outros alunos de Universidades Federais de todo o Brasil, e posso te garantir que em nada eles se sobre saíram a minha pessoa, muito pelo contrario, fui convidado ate para estagiar novamente em obras em Dubai, Angola ou Peru.. interessante, um “aluno Unp” que alguém como você não contrataria.

    • Mara diz:

      Acho que não é questão de medo de fazer uma prova, muito pelo contrário, somos totalmente a favor da prova, nos prepara pra o ENADE de verdade, a forma como é aplicado também nos prepara para futuros concursos, além de ser uma forma de avaliar parcialmente o curso. O problema está na forma em que ele é imposto, se é pra avaliar o desempenho no semestre da turma, por que ele é aplicado início do semestre, com pouca matéria dada? Tendo por base o EXIM do último período, que valia 3,0 pontos, e a média do curso foi 1,0 ponto, como você acha que seriam as notas com essa pontuação aumentando pra 5,0 pontos? Se baseando nesse primeiro desempenho, a média não passaria de 2,0 pontos, eu tenho absoluta certeza! Isso implicaria que o aluno teria que obter nota máxima na prova aplicada pra completar os 10 pontos que fecham a primeira unidade, PRA FICAR NA MÉDIA! Mas por que os alunos obtém uma nota tão baixa? Eles são burros? Eles querem moleza por se tratar de uma universidade particular? Não! A Universidade não prepara o aluno pra obter boas notas, usa o resultado da prova pra todas as disciplinas, e uma disciplina acaba servindo de avaliação pra outra, e não se trata de um interdisciplinar, vale salientar. No último EXIM na minha turma em particular, teve questão com assuntos que só tivemos conhecimento pra resolvê-la no semestre seguinte. Sem mencionar questões com cálculos enormes que são impossíveis de responder sem calculadora dentro do tempo estipulado de prova. Turmas no 6º período faltando 3 professores durante um mês e meio. Laboratórios sem funcionar. 1 dos 4 teodolitos que a universidade possui quebrado. Professores que não sabem passar conteúdo e cobram coisas não passadas em sala. Disciplinas que antes eram pagas em semestres diferentes sendo transformadas em uma única disciplina, fazendo com que o professor corra com o assunto pra cumprir a ementa sem se importar se o aluno vai ou não aprender. Mas tudo bem, deve ser porque o aluno é mesmo burro, com todo o amparo que a Universidade dá.. E também os alunos não estão no direito de cobrar melhoras, não é como se eles estivessem pagando R$ 1.000 por mês para isso, não é mesmo?

    • Rogério Mesquita diz:

      Você precisa conhecer a realidade antes de ser favorável e interesses financeiros do que aqueles voltados a EDUCAÇÃO. O EXIN é elaborado ao aluno do 7º período com todas as disciplinas vistas até ali, no entanto já são 3,5 anos acumulados de assuntos, já a prova é dada somente dos assuntos do semestre em questão, ou foi tão difícil você entender isso antes? o direito de um acaba quando começa o do outro, pra que possamos dar uma ideia ou fazer crítica é primordial se ter uma visão holística da situação, e pelo visto a Sra não tem, ou está fazendo pra fazer média.

    • Paloma diz:

      O maior erro da humanidade é saber ler, mas não interpretar ou saber ler, mais não praticar, julgar é o meio mais fácil!
      Minha cara Ana Alice, você procurou saber os fatos, por meio de algum aluno que estava a frente do movimento? Procurou a fundo os motivos desse protesto? Ou apenas soube por terceiros?
      Se esses Alunos estivessem com medo do que o mercado tem para oferecer a eles, a esse exato momento você não estaria julgando-os de forma individual, pois estariam calados e aceitando de forma ridícula, o que boa parte considera errado! Temos que avaliar a situação com um ângulo de 360º. Saber as duas versões da história e não apenas ler notícias, em meios de comunicação e criar um conceito distorcido dela. Respeito ao máximo a sua opinião, assim como creio que você deveria respeitar os estudantes, pois, devemos nos alegrar, que ainda existem alunos com essa garra de protestar algo. Se não tivesse ocorrido o movimento DIRETAS JÁ, estávamos em uma ditadura a nível impensável, se os estudantes que lutaram pelo Impeachment de Collor, não tivessem agido e tido a garra que tiveram, imagina o nível do presidente que tínhamos! Eu sei que comparar fatos a nível nacional com esse, é fraqueza, ou talvez não! No início, falei que devemos ter uma visão ampla da situação, será que esses estudantes do movimento “CARAS PINTADAS” tiveram tanto prestígio, na época em que realizaram esse protesto? Com certeza eles foram repudiados por alguma classe, classe essa, que com certeza se sentiu ameaçada. Ah! Tenho outro pensamento sobre os manifestantes “CARAS PINTADAS”, será que todos as pessoas acham HOJE, esses estudantes heróis, só porque eles tiveram a coragem de expressar, o que muitas pessoas não tiveram?! Talvez seja por isso que o Brasil anda tão desajeitado, por falta de alunos desse porte, Alunos pensantes, lembre-se! Esses alunos são frutos da UnP, querendo ou não, eles estão carregando no peito e na cabeça, o conhecimento já adquirido, pela instituição e especificamente por seus DOCENTES, que aliás, boa parte, são preparadíssimos. Não sei se você leu, mas eles não estão fugindo da prova, ao contrário, eles querem SIM esse exame, mas a forma em que ele esta sendo aplicado, é que esta injusta. Achei o protesto LINDO, me orgulho disso sim! Pois, sem questionamento, não existe mudança e afinal, viver de rotina, é um tédio e faz mal a saúde!

      Abraço bem apertado!

  3. Monaliza Trigueiro diz:

    Na UnP, uma simples prova subjetiva faz os alunos ameaçarem o professor. Acostumados a se graduarem sem qualquer esforço.
    Quando o professor realiza uma avaliação que precise escrever uma linha e dificulta a cola, os alunos se revoltam e vão a luta por uma “grande” causa. Fui aluna e sei como é, pois eu mesma, fazia isto.

  4. rogerio diz:

    cara ana alice,seu comentario foi totalmente infeliz, uma universidade que impoe de qualquer forma que seus alunos sejam 100% otimos com apenas 2 avaliacoes,esse enadinho so veio pra deixar o que estava ruim pra pior!!!
    no caso a instituicao deveria melhorar em 100%,pois, falta professores e os poucos a maioria totalmente descapacitado,se duvidar de qualquer argumento meu faco uma pesquisa de satizfacao na universidade e voce ira ver!!!existem vaaaarriios problemas que so nos alunos sabemos

  5. Ezequiel Candido diz:

    Exin SIM, imposição NÃO!!!
    A UNP deveria se preocupar mais com sua qualidade de ensino e estrutura do que ficar impondo aos alunos provões com pontuação alta que só servem para comprometer as notas. Cadê os professores de algumas disciplinas? Como podem avaliar algo que não ensinam? Como uma disciplina pode avaliar outra? Cadê as oportunidades de estágio? Cadê os equipamentos de alguns laboratórios? Exemplos: Física, Topografia, Solos, entre outros. Qual é realmente o verdadeiro intuito da instituição: ensinar(aprendizado) ou reprovar(status, lucro)? Vamos fazer o “Exin” SIM, mas por incentivo aos alunos em testarem os conhecimentos adquiridos durante o semestre, NÃO por imposição da instituição. Grato pelo espaço concedido.

  6. Joel Neto diz:

    Sou aluno do curso de fisioterapia do 2º período da UNP. Nossa intenção não é denegrir a imagem da nossa universidade, nem abolir o Exame Integrado, aliás é um ótimo método avaliativo para o ENADE. Protestei, não por ter tirado notas baixas, afinal quando fiz no 1º período a maior média da turma foi a minha (2.9 – que valia 3.0)… Estou indignado! Por que o EXIN não é democrático? Os alunos de TODOS os cursos deveriam fazer desde o 1º período, até mesmo os da UNP – Natal, o que não é visto. Não concordo com o 5.0, pois a nota da Unidade ficará toda degradada, pois além desse exame, temos estudos de caso, seminários, provas e aulas práticas avaliativas.

  7. Marciano diz:

    Engraçado uma simples manifestação por nosso direitos gerar tanta polêmica, molho no olho do outro é colírio, antes de falar bobagens apure os fatos. Não estamos lutando pelo o cancelamento da prova mas sim pelo o direito de resposta, assim como os servidores de instituições federais fazem greve e são ouvidos.
    Os alunos tentaram de todas as formas entrar em um comum acordo com vários coordenadores de curso e eles sempre não davam oportunidade. Sou 100% de acordo com o movimento.

  8. Lucya Praxedes diz:

    Gente acabei de ler esse absurdo que essa Ana Lice escreveu, Ninguém esta com medo de fazer um EXIM a questão são muitas ontem houve a prova, muitos fizeram e amanha segunda feira, minha turma estará fazendo outra prova da mesma disciplina que foi feita ontem Química pra que outra prova? Se o Exim já nos avaliou, sem nescesidade nos temos um pre projeto para entregar e outros trabalhos enquanto isso esta todo mundo estudando pra mesma prova que já fizemos. São essas questões e muitas outras que estamos brigando e não por medo de fazer um exame de avaliação. O oitavo período esta estagiando o estagio começa de 7 da manha e vai até 14 como e que um aluno estagiando dar conta de estudar 8 períodos para uma prova? Fora relatório que tem pra entregar . Então minha cara Ana Alice não fale aquilo que voce não sabe e nem conhece, porque se voce conhecesse a realidade voce jamais estaria falando tanta besteira como esta agora, só podemos falar aquilo que temos a certeza e conhecimento.

  9. Emanuela Fernandes diz:

    Sinceramente, naõ sei como em 2012 ainda existam pessoas que julgam um aluno por ele fazer uma Universidade particular, e julgam ofendendo, dizendo até que não contratariam pessoas assim, porque de tudo isso, nós, onde me incluo ja que sou aluna da UNP, queremos é lutar por direitos, assim como tantos outros alunos universitários fazem, e que apoiamos ao contrario destes, para falar algo é preciso primeiro saber dos fatos e não vir aqui colocar claramente um preconceito em comentarios, é vergonhoso ver como algumas pessoas se aproveitam de certos momentos para ofender, aqui todo mundo se esforça muito para se graduar, não é facil assim não, dificil pra mim é ter que escutar pessoas que se acham melhores por cursarem universidades A ou B, jovens que para serem melhores deveriam primeiro ter conceitos e não PREconceitos, esses jovens sim que devem ser julgados como profissionais. Por fim não temos medo não, fazemos sim, se for de forma a melhorar cada vez mais o nosso nivel como aluno, assim tambem como futuros profissionais.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.