• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 29/03/2023 - 15:44h
Tomba Faria aponta

Aumento de ICMS vai atingir de combustível à alimentação no RN

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias (PSDB), fez duras críticas à decisão da governadora Fátima Bezerra (PT) de aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e de Comunicação (ICMS), a partir do próximo dia 1º de Abril. Ele lembrou na sessão desta quarta-feira (29), que situação impactará diretamente nos preços de combustível, alimentação, energia, entre outros itens que onera o contribuinte.

Tomba mostra que lei previa revogação, mas Fátima manteve aumento (Foto: AL)

Tomba mostra que lei previa revogação, mas Fátima manteve aumento (Foto: AL)

O percentual do ICMS subirá de 18% para 20%. Ou seja, o contribuinte norte-rio-grandense passará a pagar 2% a mais de imposto.

Tomba Farias, no final de 2022, votou contra o aumento de ICMS, mas a matéria foi aprovada com o apoio da bancada governista. O vice-presidente da Assembleia lembrou que naquela ocasião (veja AQUI), 21 de dezembro de 2022, a lei do aumento assinalava que se houvesse compensação do governo federal pela queda da arrecadação, essa majoração poderia ser revogada.

Aumento, apesar de socorro federal

No entanto, a compensação deverá entrar nos cofres públicos nas próximas semanas.  O secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier (Cadu Xavier), que também é presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (COMSEFAZ), admitiu em entrevista à semana passada, que o Governo Federal deverá repassar ao RN cerca de R$ 250 milhões. Mesmo assim, com essa garantia, a governadora manteve aumento.

Tomba Farias deixou claro que o comércio de bens, produtos e serviços vive uma situação econômica crítica, com a baixa demanda de consumo. “O que se vê nos shoppings e avenidas que concentram o comércio de Natal são lojas sem clientes ou com as portas fechadas”, lamentou o parlamentar.

Leia também: Fátima aumenta imposto; Paraíba baixa e estimula economia.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. marcelo silva diz:

    Eu queria saber do nobre deputado como faz para conseguir recursos para ter que pagar aos servidores da educação e da saúde que querem aumento, dentre outras categorias, gostaria que o deputado tomba respondesse ao povo do RN e indicasse a fórmula mágica!

  2. marcelo silva diz:

    Um estado em que a governadora encontrou na mais alta calamidade e está tentando equilibrar as contas aos trancos e barrancos, ai é fácil vir um deputado falar da governadora sem trazer uma solução plausível.

  3. Lair Solano Vale diz:

    Sr Marcelo, foi sua Governadora que disse ao povo do Rn que com sua eleição e a de Lula tudo seria fácil e que já tinha certeza de um bilhão sobrando nos cofres.
    No passado Fátima nunca mostrou solução, apenas criticava. Nota 10 para Tomba, que nem conheço pessoalmente.

  4. Genido diz:

    Esqueceram de cita que vários produtos da cesta básica os mas consumidos vai sair de 18% para 7%, a verdade é essa mas os intereses esquece.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.