• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 09/07/2022 - 15:30h
Análise

Avalanche de pesquisas mostra Fátima Bezerra próxima da reeleição

Em nenhum estado federado do Brasil temos na atualidade tanta pesquisa eleitoral sendo publicada. Passeio por endereços de mídia em vários deles, do Nordeste ao Sudeste, mas não vejo nada minimamente parecido com o RN. Pesquisa em escala industrial. Duas ou três num único dia já tivemos.

Fátima tem condições de vencer ainda no primeiro turno, apontam pesquisas (Foto: arquivo/29/05/2022)

Fátima tem condições de vencer ainda no primeiro turno, apontam pesquisas (Foto: arquivo/29/05/2022)

Nem todas publicamos nesta página e demais plataformas digitais que temos. Algumas em vez de contribuírem ao debate e à informação, apenas deturpam e servem a esse ou aquele grupo, além de fomentarem mais cliques e seguidores a quem as propaga.

Porém, filtrando o possível e tentando juntar o que os números mostram com nosso empirismo, o componente observacional, temos algumas conclusões (de momento).

Em termos de disputa ao Governo do Estado, é nítido que dificilmente a governadora Fátima Bezerra (PT) perderá essa contenda e pode arrastar a conquista no primeiro turno. Sobra em relação ao adversário mais ‘forte’, o anêmico ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) e também mantém distância do que é e não é pré-candidato, senador Styvenson Valentim (Podemos).

Todas as pesquisas, absolutamente todas as pesquisas veiculadas até esta data, dão Fátima Bezerra em primeiro lugar e com boa distância de quem está atrás.

Esse quadro pode mudar? Pode. É possível? É possível?

Mas, como?

O principal seria ter um bom candidato de oposição, catalizador de massas, gregário, de boa biografia, tudo que Fábio Dantas não é. Além de não ser novidade alguma no tabuleiro político potiguar.

Há quem queira compará-lo ao prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) e ao contexto de 2020, quando o então deputado nascido no Sítio Chafariz, em Mossoró, destronou a prefeita (quatro vezes) Rosalba Ciarlini (PT). É equivocado qualquer tipo de alinhamento entre uma realidade e outra.

Fábio Dantas é o melhor adversário que Fátima poderia “escolher”. E assim o fez, indiretamente, quando cooptou quem era realmente uma ameaça, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), para ser o seu nome ao Senado.

Sobrou ou restou Fábio, que topou ser, ainda mais após o presidente da Assembleia Legislativa do RN – Ezequiel Ferreira (PSDB) – decidir o óbvio: não ir à disputa contra Fátima, de quem é e continuará aliado.

Daqui a pouco vai começar oficialmente a campanha. Se nenhum fato novo retumbante mexer com essa tendência, nada mudará.

A campanha tem um ritmo próprio e diferente da pré-campanha e reviravoltas podem acontecer. Entretanto, se não cometer erros bobos, Fátima será reeleita, numa marcha parecida como 2018, quando em nenhum momento sofreu maior ameaça.

Ah, mas não custa lembrar, a melhor definição que existe sobre pesquisa: “É como uma fotografia – o retrato de um momento.”

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Ronaldo diz:

    Vai dar Fátima-13 aqui e LULA-13 lá de novo.

  2. Ronaldo diz:

    Ela cá e ele lá, de novo!

  3. OSORIO BEZERRA SAMPAIO JUNIOR diz:

    ACHO QUE COM O APOIO DO PREFEITO A FABIO DANTAS, AGORA VIRE O JOGO. PESAR DESDE PREFEITO TER O RABO PRESO, POIS NÃO CONSEGUE TIRA NEM LIXO DAS CALÇADAS, COMO EM FRENTE AO MERCADO DO ALTO DA CONCEIÇÃO OU AS SUCATA QUE OCUPAM AS CALÇADAS EM MOSSORO. UM PROPRIETARIO ME DISSE QUE NÃO TINHA HOMEM QUE TIRASSE.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.