• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 29/03/2009 - 09:58h

Bajulações graciosas, poder simbólico, juridiquês e…

Falando do escrever praticado no mundo jurídico, duas questões sempre me incomodaram bastante: as expressões subservientes com que muitos profissionais jurídicos se reportam aos magistrados e a utilização de um juridiquês que, não raro, é muito mais farofa do que charque.

Já tentei recorrer ao autor de “A economia das trocas simbólicas” e de “O poder simbólico”, o sociólogo francês Pierre Bourdieu, para compreender o motivo de não raramente ler em petições expressões como “venho à augusta presença de Vossa Excelência requerer…”, “venho, mui respeitosamente…”, “o suplicante pleiteia…”, “data venia, a honorável decisão merece reparo porque…”, “excelentíssimo senhor doutor juiz…”, e por aí vão-se os parnasianismos acriticamente repetidos pelas facilidades do ctrl+c/ctrl=v.

Data venia, peço eu, o respeito pela instituição não está nessas expressões bajulatórias, nos elogios graciosos e gratuitos – que particularmente a mim sempre causaram grande ojeriza –, mas na boa-fé objetiva da parte, na ética e na lealdade processual do profissional que atua no processo.

O respeito não está em um terno que se insiste em ser trajado em rincões tupiniquins que atingem os 40º, ou mesmo nas becas que lembram as mortalhas do carnaval de Olinda, o respeito está no compromisso dos atores judiciais para a rápida, transparente o objetiva solução do problema do cidadão.

A verdade é que essas expressões subservientes, as roupas bem enfronhadas, as colunas romanas, o mármore, o granito, “as ametistas e os florões e as pratas” dos superlativos dos egrégios tribunais, que vez por outra freqüentam as manchetes com escândalos de corrupção, não passam de um simbolismo dominatório, milenar, arraigado, silencioso e cruel, que nos ajuda a reproduzir e manter um statu quo que em nada espelha um pretenso Estado, muito menos democrático, muito menos de Direito.

Abaixo as quinquilharias gratuitamente lisonjeiras, o simbolismo que perpetua uma subserviência atentatória ao Estado Democrático de Direito e que alimenta uma magistratura alienada, vetusta e decadente. A boa notícia é que, nos últimos tempos, os magistrados cada vez mais entendem que são meros servidores públicos, com mister específico, assim como todo bom ou mau brasileiro.

Portanto, vale sempre lembrar o padre Vieira, que em lição ainda atual que já orientava a postura a ser tomada pelo postulante perante o magistrado: “Não hei de pedir pedindo, senão protestando e argumentando; pois essa é a licença e liberdade de quem não pede favor, senão justiça”.

A outra pulga que sempre me incomodou nas letras jurídicas foi o “malafamado”, por assim dizer, juridiquês. Ora, uma coisa é a utilização de expressões técnicas que integram um ramo específico da Ciência e que, nem sempre, pode ser apreendido em sua totalidade para quem desconhece esse ou aquele ramo do conhecimento, o que é normal; outra coisa é pinçar as brotuejas das costas do velho Aurélio, à busca do “cunho vernáculo de um vocábulo” que ninguém utiliza mais, que não comunica, que não ajuda a se comunicar e a se fazer entender.

É certo que a água embaçada não faz o poço ficar profundo, como parecem esquecer alguns nobres, augustos, colendos, eméritos e atilados colegas. Escrever bem não é escrever difícil, basta ler Rubem Braga, que fazia troça do “Enriqueça seu vocabulário”, das Seleções Reader´s Digest, e nos desafiava a encher de significado as palavras que já conhecíamos, ao invés de aprender qual o nome do som produzido por uma lhama.

Da mesma forma, escrever bem, na área jurídica, não é procurar sinônimos obsoletos ou latinórios inespecíficos, escrever bem, o que digo sem nenhuma pretensão professoral, claro, é se fazer entender com o material do cotidiano, da padaria, da praça, do futebol. 

É possível, sem precisar recorrer ao completo léxico camoniano, mas utilizando o mero vocabulário do tão querido homem-médio, construir textos argumentativamente densos, plasticamente belos, que comuniquem e que, por isso, atinjam sua função: se fazer entender. Como fazer isso?

A resposta é a mesma dada pelo poeta espanhol ao seu discípulo, quando indagado sobre a forma de ele fazer seus versos: “Hay que poner talento!” – dizia o poeta. 

De mais a mais, a suplica que fica é para nos façamos entender, com a venia dos que querem entender e com a dignidade de quem protesta pela aplicação do consenso formal e transitório que chamamos de lei sem necessitar curvar-se com medo da augusta vara de um preboste.

Carlos Henrique Harper Cox, defensor público do Estado do Pará

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. Gomes Sobrinho diz:

    Amigo, voce está certíssimo.
    Isso sem falar nas infindáveis ditas petições iniciais, sem eira nem beira, na maioria das vezes capturadas nos velhos ctrl+c.

  2. Anônimo diz:

    Amigo, parabéns pelo texto…
    Abraços
    David Leite
    david.leite@uol.com.br

  3. Alcimar Antonio de Souza diz:

    Mandou bem, Carlos Henrique Haper Cox. O seu texto está nota dez.
    Alcimar.

  4. Pedro Carlos Fernandes diz:

    Harper Cox fez um texto que a ele não se aplica. Não tem advogado para escrever com maior rebusque e parafraseado do que ele próprio. Olhe esse artigo e vejam quantas citações ele fez de outros escritores, finalizando com um “preboste”. O que será mesmo “preboste”? Bom, estamos cheios de “fariseus”…

  5. Nunes Fernandes diz:

    Pedro Carlos Fernandes, acho que você não entendeu o contexto dos “rebusques e parafraseados” os quais foram utilizados por Carlos Henrique. Em primeiro lugar, as palavras difíceis utilizadas por ele são justificáveis em virtude de estar em um tom de ironia. De qualquer forma não te culpo, já que a ironia fina é difícil de ser percebida… realmente necessita de uma certa perspicácia. Em segundo lugar, as citações utilizadas por ele não foram em qualquer lugar condenadas no texto e nem é considerado algo ruim por ninguém. Aliás, essa é sim uma forma legítima de se mostar erudição, já que a mera reprodução de “juridiquês” ou mesmo de “bajulações graciosas” não merecem respeito em um estado democrático. Uma coisa é reconhecer o extato o papel do juiz, que tem sua importância, e outra coisa é a bajulação, colocando-o em um papel de protagonista. Coisa completamente diferente, também, é a citação de autores conhecidos para reforçar sua idéia, algo que não implica em qualquer bajulação ou uso descabido de vernáculo. Fico, então, com o comentário de Alcimar, o texto é nota dez!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.