• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 01/07/2023 - 07:34h
Condenação e "mito"

Bolsonaro e o bolsonarismo seguirão perturbadores

Jair Bolsonaro tem nomes à direita, mas está longe de querer ser apenas cabo eleitoral (Foto: arquivo)

Jair Bolsonaro tem nomes à direita, mas está longe de querer ser apenas cabo eleitoral (Foto: arquivo)

Jair Bolsonaro (PL) está inelegível por oito anos. A decisão – esperada – foi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia passado (veja AQUI). É o fim? Não mesmo. Nem do bolsonarismo nem do próprio Bolsonaro, apesar de tantas comemorações em redes sociais e no mundo real, após o julgamento.

O ex-presidente, que é tratado por seus seguidores como “mito,” pode se transformar nisso: um mártir, vítima, herói. Ainda mais porque existe possibilidade processual de que lá adiante venha a enfrentar prisão, devido ações penais que se movimentam nos escaninhos do Judiciário.

Assim como o atual presidente Lula (PT), que foi imolado com uma prisão de mais de 500 dias, e saiu mais forte, o mesmo poderá acontecer com Bolsonaro. Não duvide nem zombe.

Que papel ele terá daqui para frente, na oposição, como líder de um movimento político de direita que saiu derrotado, em 2022, é uma das indagações do momento. Transferir votos, converter apoio em eleição de outrem, sempre é uma tarefa difícil. Contudo em duas eleições nacionais – 2018 e 2022 – Bolsonaro ensejou a eleição de muitos aliados. O Congresso Nacional é exemplo disso.

Entretanto, muito do que ocorrerá adiante, também dependerá de Lula – o inimigo íntimo de Bolsonaro. Como seu governo vai lidar com a economia, em especial, as suas relações com os outros poderes e a sociedade, vão pesar na formação do cenário de 2026, ano de sucessão presidencial.

Sem Bolsonaro, Lula está com caminho livre à reeleição? A princípio, nominalmente não tem adversário. Porém, nem assim deve se deitar em berço esplêndido. Por tudo que fez e deixou de fazer, o ex-presidente exumou Lula. O inverso poderá acontecer logo à frente. Todavia, Lula não é tão estúpido quanto o seu adversário.

O bolsonarismo e a direita, mesmo sem Bolsonaro elegível, seguem perturbadores. Nomes como dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicano) e Romeu Zema (Novo), governadores de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, estão em ascensão e ocupam espaços importantes. Mas, é claro que Bolsonaro não quer apenas ser um cabo eleitoral e, personalista como é, está longe de aceitar a tarefa simplória de passar o bastão.

Sem nada de novo, alternativo e forte na política brasileira, Lula e Bolsonaro continuarão falando pros seus devotos e mantendo o Brasil imerso no populismo-fanatismo. A razoabilidade seguirá como um dom e atitude para poucos no “país do futuro.”

Acompanhe o Blog Carlos Santos (Canal BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Pedro Jales diz:

    Tudo normal nesse episódio, não fosse os motivos que mobilizaram a “justiça” a tomar essa decisão, bastante adversa dos motivos que levaram Luiz Inácio Lula da Silva à prisão, assim como a sua “exumação” política. Aguardemos os desdobramentos em silêncio, pois em se tratando de brasil, assim mesmo, com “b” minúsculo, não dá para fazer muitas previsões.

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Data máxima vênia, o editor do BCS continua em suas falsas simetrias e seu relativismo pueril, MORMENTE quando faz análises da conjuntura nacional tendo no fundo do palco LULA o maior líder político que o Brasil conhece X o maior Marginal já construído pela direitona golpista brasileira que atende pelo conhecido…BOLSONARO GENOCIDA…!!!

    Em verdade, INFELIZMENTE , o BCS cumpre IPSSIS LITERIS o papel de vassalo informacional incumbido pela mídia corporativa do nosso Brasil .

    A mesma mídia que durante a Ditadura de 1964, deveras se prestou linha auxiliar do regime de exceção, não só desinformando a sociedade brasileira, bem como e inclusive, tendo emprestado veículos para sequestros e prisões de oposicionistas ( SUPOSTOS COMUNISTAS COMEDORES DE CRIANCINHAS).

    Essa mesma impressa que ridiculamente exige auto critica de LULA E DO PT, se nega peremptoriamente exercitar um segundo de auto crítica e de humildade, sobretudo acerca do modus operandi entreguista e da forma anti nacional com que cobre assuntos que versam sobre a economia e política nacionais.

    Todavia, o que esperar do patronato brasileiro em sua visão escravista, anti- nacional e obscurantista; mais ainda, das suas linhas auxiliares e seus conhecidos vassalos e asseclas.. ?!?

  3. Marcos Pinto diz:

    O estudo da dinâmica orgânica da putrefação mostra que não há possibilidade de a CARNIÇA voltar a ser material orgânico consumível. Observação:
    Ressalte-se que na fauna inserida no cardápio natural o Urubu e demais aves de rapina. Atentemos, pois.

  4. Marcos Pinto diz:

    Se o STF efetivar profunda investigação do tal ORÇAMENTO SECRETO, vai restar comprovado que toda esta caterva bolsonarista só
    foi eleita à Câmara dos Deputados e ao Senado graças à opulenta dinheirama do Orçamento SECRETO. Investigue-se, pois.

  5. Marcos Pinto diz:

    É fato. A tal da governabilidade está esfarelando, de forma célere o petismo e os demais partidos de esquerda do Brasil. Quer queira ou não, a esquerda tem que ser contemplada no processo de fatalmente do poder. Ocorre que, passados seis meses da retomada do poder da Esquerda via PT, os demais partidos estão entregues ao completo esquecimento no que consiste ao preenchimento/nomeação dos cargos comissionados federais nos estados. Continuam ocupados por bolsonaristas indicados por bolsonaro ou indicados pelos atuais bolsonaristas que no Congresso votam nos Projetos do Lula. E assim caminha o PT para fragorosa e vergonhosa derrota nas eleições municipais dr 2024, ou seja, no próximo ano. Uma observação: Sou militante e filiado ao PSOL.

  6. Marcos Pinto diz:

    O PT, com esse atroz e contundente esquecimento dos valorosos e históricos companheiros tem que atentar que esta assunção do Cara Lula ao terceiro mandato representa uma BALA DE PRATA. Ou ele faz uma vigorosa reflexão acerca da necessidade de partilhar o poder com os antigos companheiros via acomodação em cargos comissionados ou de confiança, ou levará, irremediavelmente, o PT à uma irremediável derrota politico5-eleitoral nas próximas eleições municipais. Uma observação: Sou aposentado. Não preciso de cargo no governismo. Fui !. Feliz semana.

  7. Marcos Pinto diz:

    Só existe um meio legal para rubricar a autenticidade das eleições dos próceres bolsonaristas TARCÍSIO de Freitas (São Paulo) e demais governadores bolsinaristas : Mediante intensa investigação do TSE via Polícia Federal para apurR a origem da vultosa dinheirama gasta nas suas campanhas eleitorais

  8. Fernando diz:

    Acho que seguirão perturbados.

  9. Sidney diz:

    Pobre Brasil,estamos vendo a olhos nu a queda verdadeira da democracia.Uma vez mito,agora então mãos mito ainda.

  10. Fernando diz:

    A democracia foi salva graças a eleição do grande líder, Luiz Inácio daSilva O povo do nordeste entra nessa história heróica salvando o povo e o Brasil do nazismo em nossas vidas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.