• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/08/2012 - 20:37h
Em Mossoró

Cálculos e ventos para as últimas semanas de campanha

Até o momento, não batem os cálculos feitos pelas coordenações das principais campanhas a prefeito de Mossoró. Erram e criam imagens distorcidas quanto ao próprio pleito. Fabricam atmosferas que confundem seus partidários.

No  governismo, o estrago é maior ou capaz de gerar mais dificuldades à motivação de sua própria militância.

Desde o final das convenções, dia 29 de junho, que as reuniões com seguidores da candidata a prefeito Cláudia Regina (DEM) apostaram num crescimento frenético de seu nome, num plano inversamente proporcional à adversária Larissa Rosado (PSB).

Falou-se antes da primeira pesquisa ser divulgada, no dia 9 de julho, que a diferença pró-Larissa seria de “apenas” 10 pontos percentuais. Mentiram sem pudor. Em seguida, a expectativa vendida era de que estaria em no máximo 4 pontos percentuais.

Com o passar das semanas, seis pesquisas e o ambiente das ruas, não se confirmou a estimativa de que até o final de julho os números estariam empatados ou Cláudia com alguma dianteira. Angústia ampliada entre seus partidários.

Chegamos a agosto, setembro bate à porta. Não há mais tempo a perder e não é prudente manter a mesma ladainha de faz-de-conta.

Na oposição, a “onda” apontava para se ultrapassar os 20 pontos percentuais por volta do dia 21 de agosto, início do programa eleitoral em rádio e TV. As pesquisas não indicaram isso.

Mesmo assim, Larissa não tem do que reclamar. Mantém boa dianteira da contendora e vende imagem de solidez de sua candidatura.

Seria precipitado uma afirmação de que ela tem eleição certa, faltando um pouco mais de 40 dias para as eleições. Contudo, não é exagero a repetição do que foi proclamado lá atrás: é favorita.

Desde o fim das convenções até este momento, praticamente nada aconteceu a mudar o quadro.

Larissa ostenta uma média de intenções de votos que oscila entre 10 e 14 pontos percentuais. Além disso, não tem sido dilapidada em seu patrimônio, ou seja, manifestação de voto a seu favor.

Ela faz uma campanha de manutenção.

Cláudia é obrigada a ousar e ir pro ataque. Mais do que nunca o peso de Rosalba Ciarlini (DEM) e força das máquinas do Estado e da Prefeitura vão ser testadas.

É vencer ou vencer. Com um detalhe: não pode errar mais.

Há tempo e meios à mudança de rumo? Há. Só que o tempo e o rumo não mudam como biruta de aeroporto, ou seja, ao sabor do vento. É preciso muito mais do que uma lufada de ar para mexer com o que está posto.

A sorte continua lançada.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Até biruta de aeroporto precisa de alguma coisa para mudar. No caso, o vento.
    Mas tem gente que parece desconhecer isto.
    Tem gente que pensa que as mudanças acontecem por obra do acaso.
    Este tipo de gente acha que a proteção que recebe é suficiente para tudo resolver, que nada precisa fazer, já que as fadas-madrinhas, com sua varinhas de condão,tornarão o sonho em realidade.
    E para fugir ainda mais da realidade passa a acreditar no que sabe ser uma mentira.
    E assim vai levando a vida até que chega o dia da verdade se fazer presente, quando então o sonho se transforma em pesadelo.
    E por estar despreparado para viver a realidade, o que poderia servir de lição de vida torna-se motivo para uma profunda depressão, depressão quase sempre de consequências desastrosas.
    Mas assim é a vida.
    Uns acreditando na determinação, no trabalho.
    Outros acreditando que foram os escolhidos e que tudo lhes será concedido sem que nada precisem fazer.
    Mas no fundo todos sabem que sempre chega o dia da realidade se fazer presente.
    E como ninguém consegue fugir deste dia…

  2. Zé Paula diz:

    Anotem,pelo amor de Deus,anotem:

    A deputada Larissa,perde de novo.
    Quem viver,verá!

    • FRANCISCO diz:

      Nem precisa anotar………. quem tá vivo já está vendo !!! Larissa vai perder e feio !!!!

    • Aparecida Castro. diz:

      Será???? seu Francisco???? eu acho que o senhor se engana,viu!….Só dá 40 40 40 é o mundo todo numa boca só, dessa vez não vai ter macumba que vá da jeito,Mossoró, já se conscientizou, \o/\o/\o/

  3. Melissa Oliveira diz:

    Acredito que todos tenham o mesmo percentual. 50 % de ganhar e 50% de perder. Já se foi provado em vários outros anos que pesquisa não garante vitória. O que é mais intrigante é o favoritismo expresso de quem escreve esse blog por Larissa e a grande inveja descrita em quase todas as matérias sobre a Governadora Rosalba Ciarlini.

  4. Serenidade diz:

    A campanha do DEM de Fafá segue desanimadam, essa desmotivação da militância faz as coisas ficarem mornas. até as reuniões da segunda feira Rosalba não vai mais

  5. Aparecida Castro. diz:

    A candidata desse governo que só trouxe foi muitos espinhos para o R/N governo insensível,que botou no olho da rua 1.500 mães e pais de famílias,Além do desemprego nada de pagar os direitos trabalhistas,A governadora não reconhece o nosso trabalho,nega os nossos direitos e nos trata como indigentes. O nosso órgão Movimento de integração e orientação social(MEIOS) existia desde 1979 quando a governadora assumiu excluiu.Quem fez parte desse órgão não vota em candidata(o) desse governo espinhoso…estamos com o 40 Mossoró merece respeito. #Vamos Lá \o/

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.