• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 23/11/2010 - 19:35h

Carlos Eduardo lidera pesquisa à Prefeitura do Natal


A pesquisa Consult/Nominuto divulgada nesta terça-feira (23) aponta a intenção de voto para prefeito de Natal considerando um cenário com 12 possíveis nomes para 2012. Foi feita a seguinte pergunta aos entrevistados: Caso a eleição para prefeito de Natal fosse hoje, em quais desses candidatos citados, o senhor (a) poderia a vir a dar o voto?

O levantamento mostra o ex-prefeito da capital Carlos Eduardo Alves (PDT) na liderança com 61,8% das intenções de voto dos natalenses.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB), em segundo lugar, tem 40,8% e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), em terceiro, está com 26,6%.

Os deputados federais Rogério Marinho (PSDB) e Felipe Maia aparecem com 16,6% e 12,0%, respectivamente. O vereador eleito deputado estadual Hermano Morais (PMDB) pontuou 9,6 %.

A atual prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) tem apenas 8,8% das intenções de voto dos natalenses, sendo seguida do deputado estadual Wober Júnior (PPS) com 6,5% e do vice-prefeito de Natal Paulinho Freire (PP) com 4,8%.

Os deputados federais Fábio Fária (PMN) e João Maia (PR) estão com 4,1% e 3,9%, respectivamente. O promotor aposentado Joanilson de Paula Rêgo (PSC) tem 1,1%.

Uma porcentagem de 5,0% afirmou que não votaria em nenhum dos 12 nomes apresentados e 3,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3,4%, com confiabilidade de 95%.

O resultado da pesquisa – divulgada logo após o pleito eleitoral deste ano – tem explicação, comentada pelo diretor da Consult, Paulo de Tarso Teixeira. "Ela [a pesquisa] provoca o comportamento de vários partidos em afirmar ou reafirma a candidatura própria ou em se demonstrarem passíveis às alianças políticas", disse.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 11 e 15 de novembro deste ano. O levantamento, realizado em toda a área geográfica de Natal, não requer registro na Justiça Eleitoral, uma vez que não estamos em ano de eleições municipais.

O somatório dos resultados contabiliza uma quantidade maior do que 100% porque as respostas são múltiplas, ou seja, o entrevistado poderia "votar" em dois ou três candidatos na lista.

Nota do Blog – Com um "cabo eleitoral" como Micarla de Sousa, Carlos Eduardo é quase "santo".

O que acontece em Natal é a mistura de deslumbramento, arrogância e incompetência. Nada mais explica o caos e a rejeição estratosférica do governo da "borboleta" Micarla.

Entretanto o cenário mostrado pela pesquisa revela, na escolha de Carlos, muito mais um protesto contra Micarla do que uma louvação ao ex-prefeito.

Até 2012 muitas peças e situações estarão em movimento, determinando outro quadro. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. WILLIAM PEREIRA diz:

    É o grande mal do Brasil, já falam em eleições para prefeitura antes do governo Estadual e Federal assumir. Sou a favor das eleições de cinco em cinco anos para tudo, de conselho comunitário a presidente, tudo de uma só vez , são só dez votos de uma só tacada o povo já sabe votar assim em muitos candidatos. Ver se com essa folga as instituiçoes funcionam plenamente. Agora assumindo Dilma, Rosalba, são para escolher cargos que deêm sutentação para candiadatos a prefeitura. Como é que as instiuições tem estrutura para funcionar se não deixam, eis um dos motivos do caos em várias instituições Federal, Estadual e Municipal aliciando para a corrupção. Deixam a eleição para prefeitos depois, ora bolas.PQP!!

  2. Ariberth Duarte diz:

    Em uma amistosa conversa com a prefeita Fafa Rosado Micarla de Souza emitiu cortejos e simpatia profundamente verde por uma provável candidatura à Prefeitura do Natal lhes sucedendo o todo poderoso Gustavo Rosado, atualmente a mais poderosa caneta de tomadas de decussões…É só acpmpanhar o Jornal do Municiípio

  3. fernando lopes diz:

    Quql foi o critério adotado oara essa pesquisa:100%,200%. Se Carlos tem 61,Vima tem44 e Fátima tem 26, como é feita essa cnta?

  4. Antonio Francisco diz:

    Vou reiterar o comentário, esperando ser contemplado no seu espaço democrático. Pesquisa de inteção de voto feita com antecedência de dois anos da eleição significa exatamente nada. Diz absolutamente coisa nenhuma. No Rio Grande do Norte, existe deformidade crescente na análise política. Observadores desprovidos de argúcia. Lastimável.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.