• Banner Lion Brazil Fim de 2019 - 05-12-19
terça-feira - 30/04/2013 - 08:59h
Força política

Centro de Odontologia resiste à interdição com “arranjos”


O Governo Cláudia Regina (DEM) faz acrobacias para camuflar outra “herança maldita” advinda da gestão de sua antecessora, a ex-prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”. Até aqui, Cláudia tem conseguido certa mágica.

Mas ela não deve sustentar por muito tempo o estado calamitoso do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Essa repartição de saúde pública funciona à Rua Alfredo Fernandes, centro, diante da Praça Bento Praxedes, a conhecida “Praça do Codó”.

O Ceo está em escombros. Sustenta-se em gambiarras, improvisos e na boa vontade de boa parte de seus servidores. Graças a manobras e arranjos de bastidores, com uso de influência política, continua aberto.

Recebeu visita da Covisa no ano de 2011 e depois de uma inspeção detalhada a instrução era clara para reparos, ou seria fechado. Continua aberto. Mais recentemente, o Ceo recebeu novo laudo e determinação de fechamento. Segue aberto.

Foram constatados graves problemas no sistema hidráulico (isto inclui os sanitários que estão interditados há muitos anos, as torneira enferrujadas, pias entupidas etc.). O sistema elétrico é uma ameaça à vida. Simples tomadas comprometem uso de equipamentos delicados, como também as condições precárias das paredes, teto, portas e até as divisórias – corroidas pelo cupim inclusive a sala do diretor.

Passados os 2 (dois) anos da pressão da Covisa, nada avançou. A blindagem da proteção política para evitar desgastes administrativos e eleitoreiros mantém o Ceo em desmanche acentuado.

Houve um prazo adicional para que algo fosse feito até setembro do ano passado, em plena campanha eleitoral. Balela. Outra vez a determinação entrou por um ouvido e saiu pelo o outro do governo Fafá Rosado, que manteve o faz-de-conta.

Na sexta-feira (dia 19.04 .2013) a Covisa em sua teimosia e ineficácia deu mais um ultimato. Ameaçou fazer interdição do imóvel. O que aconteceu? Nada.

Humilhação

Um agravante que passa quase despercebido da sociedade, é o convênio “Brasil Sorridente”, programa voltado  para a população carente. Uma lástima, levado com pouco caso pela prefeitura há considerável tempo, penalizando o povo pobre e sofrido.

A garantia de prótese dentária proporciona melhores condições de saúde e até auto-estima. Assegura até prótese dupla para os beneficiados.

O Ceo disponibiliza equipe com dois protesistas concursados, um laboratório equipado e um quadro de funcionários visto como qualificado e satisfatório à demanda. Até aí, tudo bem.

Mas  infelizmente essa estrutura não funciona a contento. Os protesistas estão em outras funções; os protéticos não constumam dar expediente no laboratório (quando fazem algum trabalho, o fazem em casa ou no próprio laboratório particular).

Os beneficiados pelo programa, geralmente pessoas idosas, são maltratadas com incontáveis visitas ao Ceo, na expectativa do tratamento. Há situações absurdas, com mais de um ano para se entregar prótese.

Incrível, é que os recursos do programa ganharam “engorda” federal, mas a agilidade no atendimento a essas pessoas necessitadas teve resultado inversamente proporcional.

Até quando o Ceo vai ficar aberto, sem estar em condições adequadas de atendimento à população, é uma incógnita.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Incrível, é que os recursos do programa ganharam “engorda” federal, mas a agilidade no atendimento a essas pessoas necessitadas teve resultado inversamente proporcional.”
    Mais incrível é um programa do Governo Federal existir desde agosto de 2012 e não ser divulgado em Mossoró.
    Leiam:
    “Governo quer distribuir 400 mil próteses dentárias até o fim do ano
    O programa pretende chegar até 2014 a 1.354.000 próteses, que irão suprir a necessidade da população em extrema pobreza do país.”
    Qual o mossoroense que recebeu uma prótese através deste programa?
    Por que esre programa não funciona em Mossoró?
    Em qual UPA ou UBA está afixado algum cartaz avisando os usuários da SUS da existência deste programa?
    Por que os vereadores não cobram da Prefeita Cláudia Regina a divulgação deste programa?
    Programa que poderia ser divulgado nos programas de rádio que ela mantém com dinheiro do contribuinte.
    QUAL O INTERESSE EM NÃO DIVULGAR ESTE PROGRAMA?
    QUEM ESTÁ GANHANDO COM ISTO?
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 30 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?
    A GOVERNADORA DO MARANHÃO GANHA R$ 15.409,95 por mês.

  2. Ana Alice diz:

    Carlos Santos, a COVISA não tem autoridade para chegar num canto e fechar não? Se ela não tem essa autoridade, qto de multa a Prefeitura está pagando por permanecer em um imóvel sem condições de funcionamento? Então é assim…a COVISA chega, reclama, divulga laudo mas se a prefeitura não quiser, tudo bem? Com a palavra, a própria prefeitura sobre o caso.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O BICHO ESTÁ PEGANDO
    EX-PREFEITO DE ARACATI IRÁ PERMANECER COM OS BENS BLOQUEADOS.
    Publicado em 30 de abril de 2013 por granjahoje
    O TCM JULGOU IRREGULAR AS CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO DOS EX-GESTOR REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2005.
    Os bens do ex-prefeito de Aracati, Expedito Ferreira da Costa e da ex-secretária de Saúde, Adélia Maria Araújo Bandeira, irão permanecer bloqueados, segundo decisão da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), proferida nesta terça-feira (30). O Tribunal de Contas do Município (TCM) julgou irregular as contas da administração dos ex-gestores referente ao exercício de 2005. Devido a irregularidade, o MP ajuizou ação de improbidade administrativa, com pedido liminar, requerendo o bloqueio das contas de Expedito Ferreira da Costa e de Adélia Maria Araújo Bandeira.
    FONTE: BLOG GRANJA HOJE.
    Observem que se trata de contas relativas a 2005.
    Quem praticou peraltices nos últimos anos e pensa que tudo já caiu no esquecimento, caiu não.
    Como o MP do CE é atuante.
    Eu estou avisando:
    O BICHO ESTÁ PEGANDO.
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 30 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?
    A GOVERNADORA DO MARANHÃO GANHA R$ 15.409,95 POR MÊS.

  4. Helena Leite diz:

    Carlos, o descaso com atendimento na saúde e a precariedade de instalações fisicas, não são “privilégios” do Centro de Odontologia, não… os CAPS estão sem a minima condição de funcionamento.

  5. Ana Maria diz:

    Hum! Isso do CEO é uma piada, tenho uma vizinha que sua mãe foi fazer uma prótese, passou quase um ano na espera depois o diretor ligou chamando, depois de varias viajens e telefonemas, a mesma foi a óbito e não recebeu a prótese. Sem falar do abuso com nosso dinheiro para pagar esse povo que no dia que vão trabalhar chegam de 08:00, 09:00 da manhã e a tarde tbm de 02:00 e saiem de 04:00 isso quem vai trabalhar! Por anda os VEREADORES?????

Trackbacks

  1. [...] postagem foi veiculada no dia 30 de abril deste ano, sob o título Centro de Odontologia resiste à interdição com “arranjos”. Clique nesse link e veja detalhes do que fora [...]

  2. [...] O Blog Carlos Santos denunciou no dia 30 de abril deste ano, que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funcionava ao arrepio da legislação sanitária, com péssimas condições de estrutura físico-material e outros problemas (veja AQUI). [...]

  3. [...] “O Ceo está em escombros. Sustenta-se em gambiarras, improvisos e na boa vontade de boa parte de seus servidores. Graças a manobras e arranjos de bastidores, com uso de influência política, continua aberto”, relatou este Blog em postagem no dia 30 de abril de 2013 (veja AQUI). [...]

  4. [...] “O Ceo está em escombros. Sustenta-se em gambiarras, improvisos e na boa vontade de boa parte de seus servidores. Graças a manobras e arranjos de bastidores, com uso de influência política, continua aberto”, relatou este Blog em postagem no dia 30 de abril de 2013 (VEJA clicando AQUI). [...]

  5. [...] Estava em escombros e este Blog tratou do assunto várias vezes (veja AQUI). [...]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.