• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 07/10/2013 - 19:41h
Mossoró

Cláudia e Wellington são cassados pela quarta vez

A prefeita e vice cassados de Mossoró, Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), foram cassados pela quarta vez em primeiro grau. A decisão dessa feita, pela terceira vez, foi proclamada pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, José Herval Sampaio Júnior – nesta segunda-feira (7).

À semana passada, dia 1º, os dois tinham sido cassados e afastados pela juíza da 34ª Zona Eleitoral, Ana Clarisse Arruda Pereira (veja AQUI)

Abuso de poder econômico, compra de votos e conduta vedada compõem denúncia desencadeada pela coligação “Frente Popular Mossoró Mais Feliz”, que arrimou a chapa oposicionista à prefeitura, Larissa Rosado (PSB)-Josivan Barbosa (PT). A demanda em questão é uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) N° 417-67.2012.6.20.0033.

A decisão pune os réus com afastamento dos respectivos cargos (efeito imediato), inelegibilidade por oito anos, posse provisória do presidente da Câmara Municipal como prefeito e determina realização de novo pleito municipal.

“Promessas e doações realizadas em prol dos investigados – utilização excessiva de recursos econômicos e políticos com a finalidade de criar situações favoráveis à eleição dos primeiros investigados – corrupção político-eleitoral”, resumem a denúncia.

Veja, abaixo, o que foi narrado nos autos, que levaram o judicante ao convencimento de que Cláudia e Wellington foram favorecidos:

1) Da promessa do empresário Edvaldo Fagundes às duas principais instituições católicas da cidade. Promessa estendida a outras instituições inclusive com indicativo de continuidade na ajuda, para, no caso de vitória da então candidata Cláudia Regina e seu vice (paginas 12/16).

2) Da doação de bicicletas pelo empresário Edvaldo Fagundes. Promessas realizadas anteriormente às eleições e entrega posterior, com presença de filhos da governadora, bem como do filho do deputado Betinho Rosado (paginas 17/19).

3) Da doação de cadeiras de rodas pela filha do empresário Edvaldo Fagundes, conjuntamente a panfletos com propaganda negativa à campanha da então candidata Larissa Rosado, isso, anterior à eleição (paginas 19/20).

4) Da apreensão de camisetas padronizadas no dia da eleição, distribuídas pelos investigados, inexistência de despesas a esse fim na prestação de contas dos primeiros investigados efetuadas (paginas 20/24).

II. Do abuso de poder econômico praticado no contexto da prestação de contas dos investigados.

1) Do emprego de dezenas de Hilux (páginas 24/31).

2) Da utilização de helicóptero na campanha dos investigados, sem, contudo, ser informado na prestação de contas dos investigados e assim, não sendo contabilizados os valores referentes ao mesmo (páginas 31/33).

3) Da irregularidade das doações realizadas pelo Colégio Mater Christi, integrante de grupo educacional recebedor de recursos públicos (páginas 33/35).

4) Das doações relacionadas a atividades que não a atividade econômica da parte doadora e que, também, não apresentam compatibilidade com os valores de mercado dos bens doados (páginas 35/41).

5) Da utilização de veículos em propagada eleitoral, inclusive com registro junto à Justiça Eleitoral, mas, sem contabilização em prestação de contas (páginas 41/42).

6) Das doações efetivadas após o dia 07 de Outubro de 2012 (páginas 42/43).

7) Da alteração de limite de gastos durante a campanha sob pretexto e vinculado a gastos diversos dos que deram ensejo a alteração verificada (páginas 43/45).

8) Da superação do limite de gastos previsto para custeio da campanha dos investigados (páginas 45/47).

IV. Demais aspectos fáticos inerentes ao abuso de poder politico e econômico nas eleições de 2012:

1) Da ilícita propaganda realizada no dia das eleições pela senhora governadora Rosalba Ciarlini em favor dos investigados (páginas 48/50).

2) Do amplo emprego de Torpedos (SMSs) destinados a celulares com veiculação de propagandas negativas à candidata adversária, Larissa Rosado (páginas 50/51).

3) Do emprego de recursos econômicos para doações irregulares em prol da campanha investigada – formas de captação de sufrágio que são mais visíveis como abuso de poder econômico (páginas 51/56).

4) Da utilização da máquina administrativa municipal e doação de bens públicos em período vedado (páginas 56/68).

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. joão Paulo diz:

    A justiça só não consegue explicar a vitória de Cláudia em todas as urnas. Agora a surra vai ser maior!

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      João Paulo
      Os fatos cvonseguem.
      E é baseado nestes fatos que os magistrados estão afastando do cargo quem burlou a lei eleitoral.
      Resta agora fazer uma análise apurada da aplicação dos recursos públicos durante os 9 meses e poucos dias da prefeita cassada.
      O Prefeito Francisco José ESTÁ DEMORANDO MUITO em cumprir a Lei de Acesso à Informação e divulgar a FOLHA DE PAGAMENTO.
      Será que desconhece que pode descer do céu para o ionferno sem escala no purgatório?
      Pense nisto, Prefeito.
      Será que o exemplo que está na sua cara para nada está servindo?
      ////
      DIVULGAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO JÁ!
      DISTRIBUIÇÃO DO UNIFORME ESCOLAR JÁ!
      DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO JÁ.
      ZERO AUMENTO DO IPTU EM 2014,

    • Pedro Victor diz:

      É claro que explica. Compra de votos. Leu o texto?

  2. Vladenilson duarte diz:

    Acho que agora vai. Vá com Deus….!

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Que diabo é isto?
    Quem gostava de usar esta expressão era o Braguinha, dono de um barzinho no Mercado Central de Fortaleza aonde eu sempre ia com os colegas nos meus tempos de estudante de Comunicação Social.
    Só falta agora eu ver em Mossoró boi voar.
    Cassar quem já está cassada, eu posso dizer que vi.
    Braguinha era o rei destas expressões bem nordestinas.
    Um dos homens mais corretos que conheci.
    Pai de um vereador, eu e meus colegas só ficamos sabendo disto no dia em que o vereador, o nome no momento me escapa, entrou no bar. Quando perguntamos ao edil o que estava fazendo ali, ele nos respondeu que o Braguinha era o pai dele.
    Quando perguntamos ao Braguinha por que não arranjava uma boquinha com o filho, ele pegando na própria munheca gritou:
    NESTA AQUI NINGUÉM PEGA.
    E abriu mais uma cerveja.
    Conto esta história para mostrar que na pobreza existe DIGNIDADE.
    Como também existe na riqueza.
    Ser correto só depende do sangue que corre nas veias.
    Independe de classe social, mas depende de berço.
    Berço não no sentido de riqueza, mas dos valores morais.
    E um dos mais corretos vereadores de Fortaleza foi o filho do Braguinha.
    Coisa que certamente passou aos seus netos e bisnetos.
    Às vezes, nestas madrugadas insones, eu me lembro do Braguinha e do grande exemplo dado por ele a todos aqueles estudantes que começaram a frequentar seu bar por motivo de liseira, já que o tira gosto era o velho ovo cozido.
    Depois daquele dia passamos a freqüentar o barzinho por admiração ao Braguinha.
    Voltando a Mossoró, agora estamos certos de que por um bom tempo Mossoró terá um Prefeito que realmente irá cuidar da cidade.
    Lendo este tópico, cada vez mais eu me convenço de que em 2016 só compra voto quem não tiver juízo.
    Em 2020 só quem for doido varrido.
    Braguinha se presenciasse alguém comprando votos, gritaria:
    TU TÁ DOIDO, BICHO DOIDO.
    Braguinha, um exemplo de dignidade que marcou profundamente um jovem estudante de Comunicação Social.
    Saudades, Braguinha, muitas saudades.
    ////
    O BURACO EXISTENTE NA JOÃO DA ESCÓSSIA CONTINUA AUMENTANDO.
    MATO DE UM METRO DE ALTURA COBRE A RUA DEOCLECIANO V. PAIXÃO.
    UMA PROFESSORA DE DANÇA DO MAIS EDUCAÇÃO GANHA EM MOSSORÓ 240 REAIS.
    O IPTU AUMENTARÁ EM 2014.

  4. CABECINHA SAMPAIO diz:

    é amigo pra quem acredita que estar a cima de tudo e de todos , lembre-se tudo tem um regulamento e tem que ser cumprido. O candidato quando assina o pedido de registro de candidatura estar concordando com as regras da lei eleitoral vigente , que tem que ser cumprida pelos candidatos que burlaram a lei e a justiça eleitoral ta fazendo justiça. é assim que tem que ser feito,doa a quem doe.

  5. Marc diz:

    Pode fechar o caixão ?

  6. wandecollândia medeiros diz:

    É inacreditável que uma instituição de educação que se intitula a melhor da cidade possa está envolvida nessa tentativa de enganar e participar dessa grande fraude que foi essa campanha. É lamentável…

  7. Ana diz:

    Se depois de uma enxurrada dessa de fatos, essa senhora não for cassada, eu não sei nem o que pensar!!!! Se depois disso tudo ela não ganhasse em todas as urnas, era para enterrar mesmo a carreira política. Mas as mãos são limpas…ABSURDO!!!!

Trackbacks

  1. […] agora, é justamente a sentença de cassação e afastamento mais recente, sacramentada ontem (veja AQUI), na 33ª Zona Eleitoral, pelo juiz titular José Herval Sampaio […]

  2. […] vedada” ou “captação ilícita de sufrágio”. Em sua decisão anterior (veja AQUI) na última segunda-feira (7), ele afirmou que houve caracterização desses crimes, por isso […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.