• Expofruit - Teaser - 20-07-18 a 21-08-18 - Topo
domingo - 10/12/2017 - 04:00h
Coluna do Herzog

Um delicado fato político em família


Por Carlos Santos

Causa redemoinho na política e espalha-se de forma viral nas redes sociais, a celeuma em torno da saída abrupta e estranha da primeira-dama Julianne Faria (PSD) do governo do estado, pasta da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS).

Mas paralelamente a isso, é corrosivo o disse-me-disse que fomenta uma crise além do limites do governismo. Muita gente desloca a polêmica para o ambiente familiar e matrimonial de Julianne e do marido-governador Robinson Faria (PSD), por quatro motivos: vindita, politicagem sórdida, recalque ou má-fé mesmo.

A decisão da primeira-dama de fazer sua despedida do governo pela Internet e numa madrugada (veja AQUI) foi antecedida de muito estresse. A crise política mexeu com a vida conjugal e não o inverso. Desaguou no governo. Há dias, Julianne sequer andava em sua sala na Sethas.

Foi ejetada da secretaria, do poder e do protagonismo político por fazer concessões em demasia e delegar tarefas estratégicas a gente incapaz, causando mais estragos à combalida gestão. Nada mais do que isso. Esse não é um caso de família, mas um delicado fato político em família.

PRIMEIRA PÁGINA

Outdoor com cartaz de Jair Bolsonaro é iniciativa de simpatizantes de Mossoró à sua postulação presidencial (Foto: cedida)

Simpatizantes em Mossoró da postulação à Presidência da República do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) afixaram no no final de semana, com muito zelo, outdoor com propaganda dele. “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!” – diz o slogan contido no cartaz.

O engenheiro agrônomo Caramuru Paiva (PT) é o nome preferencial da senadora Fátima Bezerra (PT), para concorrer a uma vaga à Câmara Federal no próximo ano. Há tempos que ele já se movimenta com esse fim.

O PSDB do Rio Grande do Norte resolveu esticar a corda e alongar mais a aposta no fragilizado Governo Robinson Faria. Por enquanto, não desembarca da nau à deriva. Mas ninguém pode garantir que estarão juntos até o pleito de 2018. É cedo para rompimentos, digamos.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT), após terminar seu ciclo de palestras no RN na terça-feira (5), em Mossoró, após passagem por Caraúbas, aportou no “Seu Marza”, petiscaria no Nova Betânia. A conversa avançou pela madrugada, com assessores e algumas companhias locais. Ele dormiu na cidade, zarpando cedo para Fortaleza-CE.

Souza e Marconi: reforço de peso (Foto: divulgação)

Nessa segunda-feira (11), às 17h, o prefeito de Ceará-Mirim, empresário Marconi Barreto, vai se filiar oficialmente ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) em evento na Câmara Municipal. Migra do PSDB para essa nova sigla, reforçando também o nome à reeleição à Assembleia Legislativa do deputado estadual Manoel Cunha Neto, o “Souza“.

Nome pronto para ser candidata a deputado estadual no próximo ano, pelo PT, a vereadora mossoroense Isolda Dantas enfrenta resistência de tendências orgânicas da sigla, no petismo local. São rusgas que vêm da disputa municipal do ano passado e eleições internas. Pode ser “cristianizada” por elas.

Os bispos da Igreja Católica do RN que assinaram e publicado dia 5 último (veja AQUI) um documento em defesa dos servidores públicos estaduais, aposentados-pensionistas e da Universidade do Estado do RN (UERN), aguardam até hoje um sinal do governador Robinson Faria (PSD). Pediram-lhe uma audiência e nem nem. Que coisa!

Puxando prosa terça-feira (5) em Caraúbas com um assessor do empresário Luiz Roberto Barcelos (Agrícola Famosa), nome potencial à disputa de um cargo eletivo no próximo ano no RN, o prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) especulou: “Ele vai ser candidato a deputado federal?” Ouviu de supetão do interlocutor: “Não! Acho que vai ser candidato a senador”.  O prefeito saiu de mansinho, com telefone à  mão, a ligar sabe-se lá para quem.

TÚLIO RATTO – JANELA INDISCRETA

EM PAUTA

Difusora – Nessa segunda-feira (11), novamente vamos desembarcar na Rádio Difusora de Mossoró, programa “Cidade em Debate”, apresentado por Carlos Cavalcante, a partir das 7 horas da manhã. Política à mesa. Sintonize a 1.170 Khz ou ao vivo pela Internet clicando AQUI.

Josivan – Neste domingo (10), quem estreia como articulista do Blog Carlos Santos é o professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Josivan Barbosa. Seja bem-vindo. Nossos webleitores agradecem o reforço dominical.

Safadão e Aviões – A noite do dia 12 (próxima terça-feira) promete no Espaço VilaOeste em Mossoró, com o encontro de dois campeões de público no país: Wesley Safadão e Aviões. Deve ser uma das maiores festas de todos os tempos no interior do RN, evento da Gondim & Garcia Produções. Sucesso.

Fabiano – O professor do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade do Estado do RN (UERN), Fabiano Morais, realiza pesquisa preliminar para doutorado com foco na Igreja de Santo Antônio do Porto (tem 105 anos) e seu entorno em Passagem de Pedras, comunidade rural mossoroense ribeirinha do rio Mossoró, que foi entreposto comercial efervescente há muitas décadas.

Fabiano Morais e a história em resgate (Foto: redes sociais)

Chega Mais – Impressionou-me (não conhecia) o restaurante e barraca “Chega Mais” em Canoa Quebrada (Aracati-CE). Estrutura nova e com vários ambientes à beira-mar, ótimo atendimento, excelentes preços, qualidade nos produtos e agilidade entre pedido e entrega. Ah, Tibau… como gostaria que você fosse assim.

Café – A empresa 3Corações apresentará na próxima terça-feira (12 de dezembro), às 8h, no Restaurante Tenda em Mossoró, linha de cafés especiais lançados com a marca Santa Clara. A degustação é dirigida a um público formador de opinião e apreciador do produto.

Partage – O Partage Shopping de Mossoró desfia projeto para montar uma nova frente de fluxo de veículos (entrada e saída) em seu estacionamento. Deverá ser construído com abertura para desafogar o acesso existente na Avenida João da Escóssia.

Vuco Vuco – O multifacetado Ricardo Lopes promove novamente hoje (domingo, 10), como o fez ontem e à semana passada, a sua “Feira Vuco Vuco”. Acontecerá entre 16 e 21 horas no Armazém Chaplin, à Avenida João da Escóssia, 1288, Nova Betânia (Mossoró). Decoração, gastronomia, antiguidades, música ao vivo, obras de arte e espaço para a criançada brincar vai ter por lá.

Verão Sunset – Encontro marcado com o “Verão Sunset” em Tibau, no Villa Beach, no dia 6 de janeiro de 2018 (um sábado). As atrações são Márcia Felipe, Dorgival Dantas e Núzio Medeiros. Mais informações no Cândidus Restaurante e este número: (84) 98108-4800

Obrigado – À leitura de Nosso Blog ao jornalista Saulo Vale, ao cantor Horlando Perez e à advogada e vó militante Naide Rosado.

SÓ PRA CONTRARIAR

Afinal de contas, quantas cirurgias eletivas foram realizadas em Mossoró no mês de novembro? Chegaram às 400 anunciadas pela propaganda oficial, antecipadamente?

GERAIS… GERAIS… GERAIS

Um grande negócio imobiliário está sendo costurado, em Tibau, envolvendo empresa da região Sul do país. Milhões em jogo.

Pátria da boemia natalense, o “Beco da Lama” promove paralelamente ao Carnatal, o seu “Carnabeco”.

Coquetel às 17 horas de terça-feira (12) vai apresentar à imprensa a Pousada Recanto Alto da Serra, em Portalegre-RN. Sucesso.

Depois de um tempão sem se avistarem, os amigos Jânio Rêgo e Honório de Medeiros se reencontraram aos pés da padroeira de Pau dos Ferros, Nossa Senhora da Conceição. Procissão de fé, que se diga.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Charge de Túlio Ratto / Coluna do Herzog

Comentários

  1. anderson diz:

    Bolsonaro tem tanto voto aqui em Mossoró que consegue até lotar um fiat 147

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Sim, avó militante! Eis o que sou…e ainda tenho um blog…”Nosso Blog” !

  3. naide maria rosado de souza diz:

    Para que a política não traga embaraços a um casal participativo, o marido ou a mulher precisa ser estátua ou limitar-se a programas sociais que são de grande valia.
    Há riscos de a estrela de um brilhar mais do que a do outro.
    Há riscos de alcançarem Sistemas diferentes.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.