segunda-feira - 20/08/2018 - 16:00h
COLUNA DO HERZOG

A campanha ainda vai começar


Por Carlos Santos

Vamos ser claros: a candidata petista Fátima Bezerra não tem motivos para euforia nessa fase primária da campanha, devido pesquisas que lhe dão boa vantagem sobre os adversários. É recomendável que tenha pés no chão.

Na mais recente sondagem do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), sob encomenda da Inter TV Cabugi, ela impôs 19 pontos à frente de Carlos Eduardo Alves (PDT) e 26% em relação a Robinson Faria (PSD) – veja AQUI.

Podemos afirmar que Fátima Bezerra possui realmente “boa vantagem”, mas não detém gordura para se apresentar como “governadora em férias”, mesmo que até a vitória em primeiro turno possa ser cogitada (veja AQUI).

Utilizemo-nos de dois lugares-comuns para explicarmos o que o Ibope atestou: pesquisa é momento, é como uma fotografia.

Num comparativo com o cenário do vizinho Ceará, por exemplo, fica fácil reiterarmos essa análise. O atual governador Camilo Santana (PT) alcança impressionante percentual de 64% de preferência, contra miseráveis 4% do seu mais próximo adversário, General Theóphilo (PSDB) – veja AQUI.

O petista cearense está praticamente nomeado. Fátima, não.

A campanha é curtíssima. São apenas 45 dias. A fase tida sempre como determinante para alcance de uma vitória é do horário eleitoral em rádio e televisão. Começará dia 31 de agosto (37 dias antes das eleições), com término no dia 4 de outubro. O período foi reduzido de 45 para 35 dias.

Com 40% na Estimulada e 63% na Espontânea de eleitores indefinidos, é mais do que óbvio que nada está resolvido. A etapa decisiva da campanha ainda vai começar.

PRIMEIRA PÁGINA

Campanha confusa indica governador no 2º turno, apesar de campeão de rejeição – A campanha estadual no Rio Grande do Sul mostra um cenário confuso. Por lá, nunca um governador conseguiu se reeleger, desde a chamada “redemocratização”. Na mais recente pesquisa divulgada semana passada (veja AQUI), o governador José Ivo Sartori (MDB) apareceu com 19% das intenções de votos, seguido por Miguel Rossetto (PT), 8%; e Eduardo Leite (PSDB), 8%, bem como Jairo Jorge (PDT), 6%. Entretanto, Sartori tem 44% de rejeição. O mais rejeitado depois dele é Miguel Rosseto com 12%. Outro detalhe impactante: na pesquisa Espontânea do Ibope da semana passada, 63% não têm qualquer candidato até agora. Mesmo assim, as projeções indicam o governador no segundo turno.

Nina Souza conta com apoios importantes em Mossoró - Candidata a deputada estadual, a vereadora natalense licenciada e advogada Nina Souza (PDT) espera ter boa parcela de votos em Mossoró, como contrapartida de apoio que oferece na capital. O grupo governista municipal é o esteio dessa sua confiança eleitoral. Entendi, entendi. Captei.

Nina Souza trabalha para ter espaço generoso em Mossoró (Foto: divulgação)

Smartphones de denunciados guardam segredos bombásticos – O Ministério Público tentou colher depoimento quinta (16) e sexta-feira (17), dos presos na Operação Tubérculo (veja AQUI). Ninguém quis falar, o que é um direito. Sem problema. Uma peça importante nessa engrenagem, é a abertura das mídias (dados de smartphones) dos presos, principalmente o lobista Edvaldo Pessoa de Farias, o “Bola”. Ele, a propósito, já está solto pois venceu o prazo de cinco dias de sua prisão temporária. Emendas parlamentares podem associá-lo a muitos políticos graúdos do estado (veja AQUI).

Interino providencia auditoria para poder se situar – Prefeito interino de Caicó, em face do afastamento e prisão do titular Robson Araújo (PSDB), o “Batata”, o vice-prefeito Marcos José de Araújo (PP), o “Marcos do Manhoso, determinou providências para realizar uma auditoria nas contas municipais. Quer se situar para dar radiografia real do erário e administração.

Notícias oficiais sobre tônico capilar e estimulante sexual – Impressiona a quantidade de releases (matérias oficiais) de candidatos de variados matizes partidários, com conteúdo muito parecido. Todos estão “crescendo”. Às vezes chego a pensar que são propagandas de tônico capilar ou estimulante sexual.

Como explicar a queda continuada de Zenaide Maia? – Muitos webleitores perguntam como explicar a queda da deputada federal Zenaide Maia (PHS) nas pesquisas ao Senado (veja AQUI). O mais consistente argumento é o próprio aparecimento de um nome mais representativo daquilo que Zenaide tentou e tenta vender, mas não é verossímil. Surgiu o Capitão Styvenson (REDE). Ele entrou na faixa de eleitores que Zenaide procurou encarnar, com pregação de ser algo novo, diferente, alternativo. Zenaide Maia (que agora em campanha tirou o próprio sobrenome da propaganda) não é nada disso. Nem é de esquerda também. Estrategicamente, adotou uma postura com foco político-eleitoral na Câmara Federal, ao enxergar um vácuo que soube ocupar. Tudo ia muito bem, até que surgiu o Capitão Styvenson. Eis a questão. Nem tudo está perdido, que se diga. Mas deixou de ser uma “barbada”, como gente próximo à ela cantava. Leia também: Quem com Zenaide fere, com o Capitão será ferido.

Zenaide Maia vive momento de apreensão no início de campanha (Foto: autoria não identificada)

Movimentações populares de candidatos são sofríveis – É, não tem sido fácil. Os principais candidatos ao governo estadual procuram realizar programações em espaços mais reduzidos e até fechados, nesse início de campanha. Fotógrafos e cinegrafistas que se virem em busca de bons ângulos, pois não está fácil juntar gente.

Desistência de candidato pode gerar apoios a outros nomes – Acabou não surpreendendo a desistência de candidatura do médico Tiago Almeida (PSDB) – veja AQUI, na corrida à Assembleia Legislativa. Havia temor pessoal e em seu grupo de que numa eventual eleição, terminasse tendo problemas com demanda judicial que levasse à sua cassação. Na pré-campanha, já enfrentara questionamentos. O presidente do PSDB, Ezequiel Ferreira, costura para que apoios e colégios eleitorais dele possam atender a outros candidatos, reforçando a nominata do “chapão”, que os tucanos comandam com oito atuais deputados estaduais.

Operação Sal Grosso está nas mãos do desembargador-revisor – Está com o desembargador-revisor Glauber Rêgo desde o dia 1º deste mês, o pronunciamento da Procuradoria Geral de Justiça quanto a um dos processos da chamada “Operação Sal Grosso”. Envolve vereadores e ex-vereadores de Mossoró em caso de corrupção. A Apelação Criminal sob o número 2017.014286-7 teve parecer “pelo desprovimento dos recursos dos apenados”, pedindo ainda a condenação dos envolvidos “também pela formação de quadrilha e ordenação de despesa não autorizada”. A situação mais delicada é dos vereadores Izabel Montenegro (MDB) e Manoel Bezerra de Maria (PRTB), pois implica ainda em perda de mandato. Essa novela se arrasta há quase onze anos.

Prefeito de São Gonçalo aposta em horário nobre para propaganda – O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emílio (PR), que tem sua mulher Terezinha Maia (PR) como candidata a deputado estadual, investe pesado em propaganda institucional. Entre os espaços de grande visibilidade e de monta, desembarcou no concorrido intervalo do programa “Fantástico” da Rede Globo de Televisão.

EM PAUTA

Quadrinhos – A 8ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal vai acontecer entre 31 deste mês e 4 de setembro em Natal. Estará ambientada no Arena das Dunas.

Vinho e jantar – O Restaurante e Pizzaria Água na Boca de Pau dos Ferros promoverá à noite dos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o evento denominado de Jantar Enogastronômico, com a participação do especialista em vinhos Gilvan Passos.

Princesa FM – A partir desta segunda-feira (20), passa a estar no ar a Rádio 90,9 Princesa FM, operando inicialmente com 1 KW de potência e cobrindo toda região do Vale do Açu. A Rádio 90,9 Princesa FM faz parte do Sistema Oeste de Comunicação que opera o Grupo TCM (TV Cabo Mossoró). Com 37 anos de história, a Rádio Princesa do Vale chega a novo estágio com essa migração para Frequência Modulada. Sucesso, mais sucesso, gente.

Bianca Costa – Ex-integrante da equipe da TV Cabo Mossoró (TCM), Bianca Costa estreou programa matinal na TV Terra do Sal (Canal 173 no sistema cabo Brisanet e canal aberto 14). É o “Cheguei chegando”, às 9 horas. Sucesso.

Livros – A Academia Apodiense de Letras (AAL), em parceria com o Governo do Estado, instalou nesse final de semana o Museu do Livro de Apodi, localizado na sede da Casa de Cultura Popular de Apodi. Nova referência para os amantes da literatura na cidade e região.

Juvino – A 3ª Mostra Fotográfica Mães do Juvino está em exposição no Praia Shopping em Natal. Começou nesse final de semana e vai até 17 de dezembro, entre 10 e 22 horas. São 30 quadros do repórter fotográfico Elias Medeiros, em que ele mostra o cotidiano do Instituto Juvino Barreto em Natal, que há 76 anos acolhe idosos.

SÓ PRA CONTRARIAR

A pesquisa certa não é a eleição. Eleição não é pesquisa. É eleição.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Conheci o novo Donna Salada no bairro Nova Betânia em Mossoró. Excelente espaço, com cardápio já conhecido e o preço cabe no orçamento de um liso estável como o editor desta coluna

Obrigado à leitura do Nosso BlogErnane Lima (Pau dos Ferros), Suerda Medeiros (Caicó) e Aldenilson Teodósio (Mossoró).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (13/08) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Está com o desembargador-revisor Glauber Rêgo desde o dia 1º deste mês, o pronunciamento da Procuradoria Geral de Justiça quanto a um dos processos da chamada “Operação Sal Grosso”. Envolve vereadores e ex-vereadores de Mossoró em caso de corrupção. A Apelação Criminal sob o número 2017.014286-7 teve parecer “pelo desprovimento dos recursos dos apenados”, pedindo ainda a condenação dos envolvidos “também pela formação de quadrilha e ordenação de despesa não autorizada”. A situação mais delicada é dos vereadores Izabel Montenegro (MDB) e Manoel Bezerra de Maria (PRTB), pois implica ainda em perda de mandato. Essa novela se arrasta há quase onze anos.”
    O QUE AINDA FALTA PARA ESTES RECURSOS SEREM JULGADOS?
    ///
    CORRUPTO NÃO TEM FAMÍLIA. CORRUPTO TEM CÚMPLICES.

  2. Alcimar de Almeida Silva diz:

    Leitor assíduo, tenho encontrado aqui a melhor análise do pleito eleitoral no Rio Grande do Norte.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Muito obrigado, professor.

      Já lhe pedi autorização para publicar artigos seus.

      Aguardo o “sim”.

      Todos os domingos temos espaço para articulistas do seu nível, para atendermos aos nossos webleitores exigentes.

      Abraços.

  3. Elves Alves diz:

    “Quem com Zenaide fere, com o Capitão será ferido”… A “Galega do Alecrim” deve estar rolando no chão de tanto rir.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.