• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 24/09/2018 - 13:00h
COLUNA DO HERZOG

Uma nação à espera de bem menos do que dois Messias

Por Carlos Santos

A campanha eleitoral 2018 ganha um ritmo cada dia mais insano, como nunca vi antes. Tem aprofundado divisões pela intolerância, numa contaminação quase generalizada, que altera o humor de muita gente até então cordial.

Está difícil demais, muito difícil, conviver entre contrários.

O país segue e seguirá rachado, dividido. A polarização partidária e de discursos excludentes que PT e PSDB faziam desde 1994, agora ganha outro personagem. É a vez de Jair Bolsonaro (PSL) substituir a plumagem tucana nesse antagonismo, a seu modo.

Com ele no jogo, da mesma forma que o PT, é difícil esperarmos um pais pacificado e uma nação em harmonia em defesa de interesses comuns.

Estamos diante dos extremos, sem que isso necessariamente represente o extremismo sob a ótica partidário-ideológica. Refiro-me ao que essa arenga destila de ódio e paixão, catalizando massas sedentas por confrontos e hostilidades sem precedentes.

Quase nada parece racional. Outra vez, problemas relevantes não são tratados como prioridades, porque sob a tutela do marketing eleitoral e o poder a qualquer preço, a ordem é confundir, deturpar. Na era do “fake news”, versão digital das mentiras de sempre, vale-tudo. Tudo mesmo.

Cada lado tem seu próprio “Messias”. Um, no nome e na condição de candidato; o outro, no cárcere curitibano. De lá dá as cartas pro seu ungido.

O Brasil quer menos. Não precisamos de um ou dois salvadores da pátria.

PRIMEIRA PÁGINA

Duas pesquisas recentes cobrem praticamente uma semana – As pesquisas Intertv Cabugi/Ibope e Fiern/Certus, divulgadas respectivamente na sexta-feira (21) e domingo (23) não cobriram o mesmo período temporal. Muita gente não percebeu, mas na verdade uma é praticamente sequência da outra, não obstante divulgadas sem essa ordem. A Pesquisa Certus de 14 a 17 (divulgada dia 23) e Ibope de 18 a 20 (divulgada dia 21). Portanto são sete dias (uma semana) de campanha em sua reta final. E a mais “atual” não é a Fiern/Certus do domingo, mas sim a pesquisa Intertv Cabugi/Ibope da sexta-feira. Se há discrepância numérica em alguns aspectos, não estranhe. Observe esse importante detalhe que apontamos.

Presidente da Assembleia Legislativa desafia radialista para confronto “na tapa” – Em comício na quinta-feira (20) à noite em Angicos, Sertão Central, o presidente da Assembleia Legislativa do RN e do PSDB, deputado Ezequiel Ferreira, aumentou tom do discurso. Desafiou de público o radialista Gean Carlos (FM Cabugi Central) para briga “na tapa”. A fúria deriva de reprodução que o radialista tem feito na emissora, quanto à apuração da “Operação Canastra Real” (veja AQUI), no âmbito da Assembleia Legislativa. Tem surgido servidores fantasmas ligados a assessores diretos do deputado. “Ele é arrochado na rádio e eu sou arrochado topando com ele. Digam a ele que se arroche para topar a parada comigo não é no microfone não, é na tapa. Se ele for arrochado eu topo a parada com ele, aonde ele quiser, com aquele vagabundo que anda falando de mim”, bramiu Ezequiel (Vídeo do Blog Valderi Tavares). 

Saúde continua com adjunto após saída de titular – A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) continua sem titular. Até esse início de semana, o adjunto Sidney Domingos Ferreira de Souza, bacharel em direito e servidor efetivo, guarda lugar ao próximo indicado. À semana passada, o médico Pedro Cavalcanti Júnior (veja AQUI) pediu exoneração. Ele foi o quarto titular da pasta na gestão Robinson Faria (PSD).

Indecisos devem ser o foco dos candidatos na reta final – A Pesquisa Fiern/Certus é o mais completo documento científico para análise da campanha atual no Rio Grande do Norte, mesmo não sendo o mais atual, haja vista que sua coleta de dados ocorreu entre os dias 14 e 17 últimos. Mas esse material (veja AQUI a íntegra) oportuniza compreensão melhor quanto ao perfil do eleitor e quais os caminhos à vitória, ou ao segundo turno pelo menos. É nítido, por exemplo, que há forte cristalização de votos entre os principais candidatos, com escassa chance do eleitor mudar de escolha. O foco é mesmo o eleitor indeciso. Nesse universo, Fátima Bezerra (PT) apareceu com maior potencial de captação, com 13,39%. É seguida por Carlos Eduardo (PDT) com 5,36% e Robinson Faria somando 8,93%. Na mesma pesquisa, entre eleitores que indicavam voto em Branco/Nulo ou Nenhum, Fátima voltou a se destacar com 11,27% mudança em seu favor e Carlos Eduardo e Robinson Faria (PSD) com 3,27%.

O bravo esforço da candidata Isolda Dantas – Merece todos os aplausos, votando ou não nela, a vereadora em Mossoró e candidata a deputado estadual Isolda Dantas (PT). Com sua voz esganiçada, jovem militância e um fervor messiânico, praticamente toca sozinha a campanha de Fátima Bezerra (PT) e candidatos ao Senado – Alexandre Motta (PT) e Zenaide Maia (PHS) – no município. Erro crasso da campanha majoritária deixa Mossoró a descoberto, tudo ao deus-dará. O agravante: ao mesmo tempo, Isolda bate de frente com tendências internas no PT que promovem campanhas para outros candidatos, no intuito de esvaziar o seu nome, cristianizando-a. Brava Isolda. Meus aplausos.

Isolda (centro) trabalha num espaço geopolítico importante, que a majoritária pouco investiu até agora (Foto: redes sociais)

Robinson Faria pode se transformar no Robério Paulino do seu adversário – Nitidamente sem fôlego para chegar ao segundo turno da competição estadual 2018, o governador Robinson Faria (PSD) pode terminar sendo útil a quem mais se propôs a combater e alveja em boa parte da atual campanha. Seu capital de intenções de votos em pesquisas recentes não o catapulta para essa nova eleição. Mas pode colaborar de forma considerável para que o adversário Carlos Eduardo Alves (PDT), o “Carlos Alves” como seu marketing adesiva, chegue lá contra Fátima Bezerra (PT). Assim, Robinson vai personificar o que o professor Robério Paulino (PSOL) representou para ele em 2014. Candidato ao governo, Paulino somou inesperados 8,74% (129.616 votos), empurrando a disputa Robinson x Henrique Alves (PMDB) para o confronto decisivo. Até hoje, Robinson deve agradecer muito a Paulino. Carlos talvez faça o mesmo num futuro próximo em relação a Robinson.

Próxima pesquisa do Instituto Consult tem data definida – Vai ser publicada no dia 1º de outubro, a seis dias das eleições, a próxima pesquisa do Instituto Consult no Rio Grande do Norte. Trabalho encomendado pela FM 98.9 do Natal.

Veja perfil dos parlamentares no RN e avalie quem merece seu voto – O Congresso em Foco apresenta o perfil dos parlamentares que disputam algum mandato eletivo em 2018. Na lista, apresentada por estado, você pode saber como cada candidato se posicionou em algumas das votações mais polêmicas dos últimos anos e se ele responde a algum tipo de acusação criminal. Acompanhe a assiduidade do congressista no primeiro semestre e o quanto cada um gastou de verba pública para cobrir despesas atribuídas ao mandato desde fevereiro de 2015, quando começou a atual legislatura. Deputados federais e senadores do RN estão na lista (veja AQUI).

Segundo voto ao Senado fragiliza Capitão Styvenson – O Capitão Styvenson Valentim (REDE), que faz campanha fora dos eventos de rua, basicamente nas redes sociais e em contatos corpo a corpo, segue tendo baixíssimo desempenho no segundo voto ao Senado. Apesar de despontar em dianteira, não é segunda opção forte de eleitor de nenhum outro candidato. Seu comportamento arredio de anticandidato, antipolítico, sem se incluir em qualquer agrupamento, concorre para esse esvaziamento perigoso. Na Estimulada e na Espontânea (veja AQUI) do segundo voto, ele fica bem atrás dos demais concorrentes que estão embolados com ele na disputa de duas vagas ao Senado. É bom tomar cuidado.

Fiern precisa ter pesquisa com menor lapso temporal – É preciso que a Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN) atente para o detalhe da distância entre a coleta de dados e a divulgação, quanto às pesquisas que têm contratado ao Instituto Certus. Inadmissível e injustificável, que em plena campanha as entrevistas terminem dia 17 e os números sejam publicizados apenas dia 23.  São absurdos seis dias entre a última prospecção de dados e a divulgação. Numa campanha que começa a ganhar velocidade, esse espaçamento é uma eternidade.

EM PAUTA

AMOL – No dia 25 de setembro de 1988 foi fundada a Academia Mossoroense de Letras (AMOL). Portanto a entidade fará 30 anos nessa terça-feira (25), como uma das mais importantes entidades do gênero no estado.

Bráulio Bessa – O poeta Bráulio Bessa (atração permanente do programa Fátima Bernardes da Rede Globo de Televisão) vai se apresentar no próximo dia 29 em São Miguel (RN), dentro da festa de São Miguel Arcanjo.

Lucas Vinícius – Lucas Vinícius, filho do casal Ribamar Freitas-Naeide do Oba Restaurante em Mossoró, é a continuidade certa dos negócios da família.  Ele cursa Gastronomia na Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM) com nítida empolgação. Bom demais.

Samba – O Boulevard da Maria Lacerda (Parnamirim) vai receber no dia 2 de outubro (véspera de feriado estadual) o projeto “Grande Encontro do Samba”. Entre as atrações, Preto no Branco, Mesa Doze, Péricles e Jorge Aragão.

Dreammusic – A jornalista mossoroense Solange Santos (TV Terra do Sal de Mossoró) e a apresentadora do programa “Tamo Junto”, Isabelle Fernandes, ambas dos quadros da TV Terra do Sal de Mossoró, foram selecionadas para o projeto Festival de Música Gospel Dreamusic. O evento de âmbito nacional tem etapas preliminares e vencedores poderão gravar em várias plataformas digitais. Parabéns.

Toca-fita de Corcel – A banda mossoroense Toca-fita de Corcel, que explora o gênero indie rock brasileiro, depois de 5 anos de produção autoral e de história musical na cidade e estado, resolve seguir jornada rumo ao Sudeste do Brasil. Desembarca em São Paulo para dar sequência à carreira, após uma excursão exitosa que realizou em terras paulistas no mês de março. Sucesso. Mandem notícias. Na torcida.

TFC: aposta no sucesso (Foto: cedida)

SÓ PRA CONTRARIAR

Tudo pode dar certo ao final de uma campanha, mas é difícil que isso ocorra, com tudo sendo feito errado desde o começo.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Gostei do “Gutto 91”, restaurante-bar, pizzaria e burgueria à Rua João da Escóssia, Nova Betânia em Mossoró, quase em frente ao Estádio Nogueirão.

Obrigado à leitura do Nosso Blog Joniston Abreu (Mossoró),  Carlos Alberto Barbosa (Natal) e  Luciano Oliveira (Areia Branca).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (17/09) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Sem comentários. Explanação perfeita sobre as pesquisas e procedimento de candidatos. O homem não gosta muito de elogios, mas não se pode deixar de fazê-los.

  2. Elves Alves diz:

    Por que razão todo político corrupto de profissão torna-se um sujeito abusado, hein?
    Seriam eles beneficiários da impunidade decorrente de algum tipo de nepotismo cruzado?
    Oh, dúvida cruel! Terei mesmo de recorrer aos ‘universitários’?

  3. François Silvestre diz:

    Exatamente. Não há extremismo ideológico nem radicalismo filosófico, que configura a luta de ideias. O que há é extremismo da estupidez. Disputa entre correntes ideologicamente ignorantes, sem rumo e sem programa doutrinário. Só há um fim a ser alcançado, que é abiscoitar o poder. E desfrutá-lo como se desfruta o biscoito. A massa, que se julga povo, fica de longe a lamber os beiços, vendo a saciedade dos seus “ídolos” de massapê.

  4. Marcos Pinto. diz:

    Taí um sugestivo título para um artigo supimpa, evocando os antigos e os atuais “idolos de Massapê”. De sorte que se salva, ainda, o personagem “SILVA DE MASSAPÊ (Aqui o personagem tem referencial toponímico) do saudoso cearense Chico Anísio. Já os ídolos evocados, porém não nominados, pelo notável e perspicaz primo Francois, acredito mesmo serem feitos do barro Massapê. Aja e haja massapê !.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.