• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 08/10/2023 - 11:04h
Só Rindo (Folclore Político)

Conversa com padre Huberto Bruening

Padre Huberto Bruening (Reprodução)

Padre Huberto Bruening (Reprodução)

Por Carlos Santos

Espigado, voz tonitruante, sempre metido em sua impecável batina e extremado em suas crenças, o Cura da Catedral de Santa Luzia em Mossoró, monsenhor Hubert Bruening, mantém o hábito de zanzar pela cidade. E aqui e acolá para à calçada de amigos para uma boa prosa.

Um desses endereços fica nos arrabaldes da Capela de São Vicente, onde mora o médico e ex-deputado estadual caraubense Maltez Fernandes e sua família.

Já acomodado em sua cadeira de estimação à boquinha da noite, Maltez convida o longilíneo amigo de quase dois metros de altura para se acomodar também.

– Sente-se, padre Huberto!

Ele, estacado, friccionando as mãos empalmadas à altura do próprio tórax, não se mobiliza a ‘descer’ à cadeira já pronta à sua disposição.

– Não, obrigado. Estou bem aqui! – responde o religioso.

Assim mesmo, os dois entabulam as primeiras conversas a essa distância. Mas o pequeno anfitrião de pouco menos de 1,60 metro resolve insistir na fidalguia:

“Sente-se!”

– Maltez, eu estou bem, já disse – continuou Huberto.

Aí Maltez Fernandes consegue demovê-lo da teimosia com uma boa justificativa, já cansado de repuxar o pescoço para cima:

– Eu sei disso. Quem não está bem sou eu.

Carlos Santos é criador e editor do Blog Carlos Santos (BCS) e autor dos livros “Só Rindo – A política do bom humor do palanque aos bastidores” (I e II)

Compartilhe:
Categoria(s): Só Pra Contrariar

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    O renomado médico de origem Caraubense Dr. Sebastião Maltez Fernandes era casado com uma sobrinha do truculento e invejoso Tilon Gurgel do Amaral. Foi eleito Deputado Estadual a 14 de Outubro de 1934 para compor a ASSEMBLEIA CONSTITUINTE DE 1935. Só retornou à Assembléia Legislativa no ano de 1951, para cumprir o quatriênio 1951-1954. Conta-se que, certo dia, ao receber um paciente amatutado para consulta, foi indagado pelo mesmo nos seguintes termos : Ô Dr. Maltex, È ruim comer carne de porco com catarro ? (O matuto “estava com o peito cheio de catarro”). Espantado com a inusitada pergunta, o Dr. Maltez respondeu de bate-pronto : ” Olha, de poder comer você pode, só que é muito seboso !. o matuto saiu calado e desconfiado com a desconcertante resposta do Dr. Maltez. Sobre o saudoso Padre Huberto conta-se que o mesmo, em suas celebrações de missas era muito exigente quanto a presença de jovens e senhoras vestindo roupas (Blusas e vestidos com decotes acentuados, deixando os ombros à mostra). Durante a preleção o Padre Huberto viu uma jovem vestindo blusa com acentuado decote, tendo fixado o olhar sobre a mesma para exortá-la de forma disfarçada : “…Já avisei várias vezes que não aceito presença de jovens e senhoras vestindo roupas indecorosas, mostrando o suvaco !. Após o término da missa, a dita moça que ele alertou fixando o olhar sobre ela, dirigiu-se para ele, em tom desabrido, exclamando, em alto e bom tom : O senhor é um Padre muito mal educado, que gosta de passar batido nas pessoas durante a missa !. E tem mais Sèo Padre: O nome não é suvaco, é axila. O Padre Huberto ouviu impassível tal arebatamento. Fitou-a firmemente para a seguir exclamar : Vestimenta com decoro cobre as axilas. No seu caso que deixa à mostra é SUVACO MESMO !. e repetiu raivoso : É suvaco, suvaco, suvaco !. A moça saiu rapidamente soltando fumaça pelas “ventas” . Essa foi de lascar. kkkk.

  2. Rocha Neto diz:

    👏👏👏👏para os dois artistas cômicos.
    Carlão e Marcão 👍

  3. Rocha Neto diz:

    Conheci dr Maltez trabalhando na Casa de Saúde Santa Luzia, era amante da profissão, além de um sentimento humanitário exemplar.

    Pe Humberto, foi nosso diretor espiritual no Seminário de Santa Terezinha de Mossoró. Com relação as mulheres com roupas sem as mangas tem muita história, uma das vezes assisti ele jogar água benta nas costas de uma devota de Santa Luzia.
    Imagine ele com este comportamento nos dias atuais…
    Só Deus sabe o que poderia acontecer!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.