• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 29/12/2013 - 09:48h

De Anderson Silva a Spartacus, do Octógno ao Coliseu

Por Carlos Santos

Atrações comuns na TV em botecos, bares, espetinhos etc. da periferia a endereços elegantes, lutas de MMA (artes marciais mistas) viraram uma febre no Brasil. Encantam pela ferocidade dos lutadores.

Pontapés, cotoveladas e bofetes em horário nobre levam milhões de pessoas ao êxtase e delírio, como se estivessem no Coliseu há centenas de anos.

Basquete, futebol e vôlei são trocados por um valor esportivo que é inoculado de forma distorcida na maioria dos jovens. Reflexo: mais violência.

Inversão de valores parecida com o que temos em novelas globais, em horário nobre, com enredos permeados de adultérios, espertezas vis e fragilização da família.

Não promovo o falso moralismo, mas levanto discussão com base científica e vivência empírica.

A violência lá fora é, em parte, resultado do que temos em casa. Ou não temos.

Sou uma raridade na madrugada brasileira: não assisti luta entre o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chris Weidman. Pelo o que li no Twitter, nosso Silva levou outra sova.

Que se recupere. Parece ser um vencedor, mesmo espichado no octógono.

O velho esporte bretão ainda me fascina.

No ringue, opto por Spartacus em Roma. O Gladiador do cinema enche meus olhos.

Dois homens ensanguentados numa ratoeira não me atraem. Mas respeito quem gosta.

Essas diferenças é que nos fazem humanos e únicos.

Debater, sem sopapos, nos torna inteligentes e sábios.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Maria Cândida diz:

    Carlos Santos, diz Schopenhauer filósofo alemão do século XIX que a única alegria que tenho como ovelha insignificante é quando o lobo come a ovelha do lado e não a mim! Comungo da sua idéia em não me interessar pela luta, mas considero como uma das mais estranhas resignifcações de primitiva patologia social, era para termos avançado mais esse degrau romano.

    Bom domingo!! Saúde e paz sempre.

  2. Railda Lopes diz:

    NÃO SEI QUE FASCÍNIO AS PESSOAS TEM POR UMA COISA TÃO BRUTAL. DIZEM QUE É UM ESPORTE. ESPORTE? MAS ESPORTE NÃO É SAÚDE? SOCOS QUE FAZEM SANGRAR, DESMAIAR. ABOMINÁVEL!

  3. THIAGO diz:

    RESPEITO SUA OPINIÃO, MAS VALE DEIXAR CLARO QUE NINGUÉM É FORÇADO A ASSISTIR NEM TÃO POUCO LUTAR CONTRA VONTADE COMO ACONTECIA NAS ARENAS DA ANTIGA ROMA. O ALTOR DO TEXTO FEZ UMA COMPARAÇÃO DE UM EVENTO ONDE SE TEM TODA UMA ESTRUTURA, A UMA CARNIFICINA. EM RESUMO ACREDITO QUE ELE DEVERIA SE EMBASAR UM POUCO MAIS SOBRE OS ASSUNTOS QUE ELE DESEJE ABORDAR.

  4. Hermiro Filho diz:

    A danada da Globo desde o momento da contusão do Anderson até o final do esporte espetacular está transmitindo flesch ao vivo dos Estados Unidos desse acontecido. Esse atleta nos últimos meses vinha se exibindo demais à custa de patrocinadores gananciosos. As televisões mostraram que o Anderson antes da luta tinha uma equipe de 16 pessoas enquanto o Chris Weidman estava acompanhado apenas de uma pessoa que era o treinador.
    A sova no primeiro round foi grande e o reinado desse senhor acabou.

  5. Ieda chaves diz:

    Parabéns Carlos, boa análise, concordo com seus argumentos, também percebo a inversão de valores e a falta de princípios como causas e consequências da violência social.

  6. naide maria rosado de souza diz:

    Acho esse tipo de luta um horror. Há uma atração perversa no público que anseia por ver um homem arrebentando de pancadas outro homem. Um corpo são levando e praticando agressões violentas em outro corpo são. Os espectadores são os mesmos, aqueles mesmos que choram por um ente querido que sofre um AVC. Lastimei demais o que houve com Anderson Silva, embora não tenha assistido a luta. Que ele se recupere!
    Não posso ver essas contendas. Sinto falta de ar. Golpes na cabeça…golpes na cabeça me lembram uma mãe que lutou desesperadamente para salvar o filho que tinha um tumor no cérebro…e outra cujo filho tinha hidrocefalia…

    • Hermiro Filho diz:

      Há poucos instantes o programa Fantástico da rede globo estava exibindo vídeos onde tinham até crianças, uma delas com as luvas, opinando em favor do Anderson e algumas gritando: Vamos lá, você vai se recuperar para derrotar o Chris Weidman.
      Incentivando a violência.

  7. Moisés diz:

    Melhor do que vaquejada!

  8. paulo sergio martins diz:

    Faço minhas as suas palavras, Carlos Santos. Uma por uma.

  9. ramalho costa diz:

    Concordo com sua análise. Mas discordo quanto a apreciar as lutas dos gladiadores.

  10. lair solano vale diz:

    Não sei o q é pior, as lutas “em geral” ou as vaquejadas.

  11. Rui Nascimento diz:

    Em gostando “daquilo” já diz quem somos!
    Sua análise não precisa de reparos. Perfeita!
    O pior é que ainda dizem que somos os únicos seres racionais! Como assim racionais?
    Tenho ideia própria sobre o que é ser racional, mas…
    Deixa pra lá, os “irracionais” não irão ler, pois estarão tentando se proteger dos “racionais”, afinal, eles matam a si próprios e por nada.
    Se tiver outra chance de nascer e puder escolher, prefiro nascer irracional, assim não preciso entender as atitudes dos racionais!

  12. Carlos diz:

    Não acho que MMM seja um esporte, talvez uma forma de extravasar as energias, ira, raiva, frustrações… sei lá… e ainda de quebra, ganhar uns trocados. Eu não optei por este caminho, sou franzino, pacífico e sem aptidão para isso, por isso preferí estudar à levar pancadas. Não sou contra as lutas, pois viver neste país é uma luta diária, e até assisto esporadicamente, só a firmo que quem luta vai de livre e espontânea vontade, portanto, devemos respeitar, assisitr só se quizer !

  13. Iris Maia diz:

    Fico contento que algumas pessoas consideram o MMA como algo brutal. Sempre questiono como as pessoas lutam, cobram dos governos por segurança, reclamam da violência e idolotram esse tipo de luta? ao meu ver aquilo não é esporte. Considero como a decadência da visão esportiva das pessoas e uma inversão entre a paz que se deseja tanto e em apreciar aquelas lutas.

  14. Carlos diz:

    Violência, não é só sinônimo de pancadas, vivemos em um país onde se pratica também a violência moral, desrespeito, humilhação, destrato, desumanidade etc. O mundo sempre foi e sempre será violento em suas diversas formas !!

  15. Carlos diz:

    Violência também não seria em um país dito “DEMOCRÁTICO”, ter que ir as urnas votar ??? Ora, se é democrático, por que a obrigação de votar ???

    ” Estado Violência
    Estado Hipocrisia
    A lei não é minha
    A lei que eu não queria…

    Titãs

  16. Inácio Augusto de Almeida diz:

    NOJO!
    PIOR DO QUE ISTO SÓ FURTAR O DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR, UNIFORME ESCOLAR, MATERIAL DIDÁTICO.
    SOMENTE O FURTO DO QUE É DAS CRIANÇAS PODE CAUSAR CAUSAR MAIS INVERSÃO DE VALORES E DENOTAR MAIS FALTA DE PRINCÍPIOS.
    NOJO!
    ////
    O RIO DA COVARDIA DESAGUA SEMPRE NO MAR DOS FRACASSOS.
    Inácio Augusto de Alçmeida

  17. Jose Aragão diz:

    E o melhor que eu acho é que essa mesma sociedade e mídia que vibram com com dois homens se matando em cima de um octágono, é a mesma sociedade e mídia que querem julgar violência de torcidas organizadas. Isso pra mim não é esporte de luta, é briga mesmo. Sou do tempo em que esporte de luta era judô karatê, boxe, taekwondô, etc.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.