• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 20/12/2023 - 08:22h
Gilson Barbosa

Desembargador se despede do Tribunal de Justiça sob forte emoção

Desembargador Gilson Barbosa (ao centro, de pé) bastante emocionado (Foto: TJRN)

Desembargador Gilson Barbosa (ao centro, de pé) bastante emocionado (Foto: TJRN)

A última sessão do ano do Pleno do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), em 2023, marcou oficialmente a despedida do desembargador Gilson Barbosa, que se aposenta compulsoriamente do serviço público ao completar 75 anos. Nesta terça-feira (19/12), o magistrado deixa a Corte de Justiça potiguar após 41 dedicados à magistratura. O nome do magistrado foi escolhido, à unanimidade, pelo Pleno do TJRN, pelo critério de antiguidade.

A posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça potiguar ocorreu em 29 de agosto de 2013.

A sessão foi marcada por homenagens dos demais colegas do Plenário e amigos. Foi exibido um documentário produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TJRN sobre sua trajetória, com depoimentos de magistrados, familiares, auxiliares e amigos do desembargador Gilson Barbosa.

O presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, falou sobre o corregedor-geral de Justiça, cargo no qual ele se despede da magistratura potiguar. “Todos que passam pelo Tribunal deixam a sua marca e contribuição. E o desembargador Gilson é um magistrado que dedicou mais da metade da sua vida ao Judiciário, ele chega aos 75 anos de idade e aos 41 de magistratura. Vossa Excelência foi um grande amigo, partilhamos muitos desafios”, ressaltou Amílcar Maia.

Emoção e perfil

Bastante emocionado, o desembargador Gilson Barbosa, agradeceu todas as homenagens que lhes foram prestadas. “Serei breve como sempre, pois ainda estou bastante emocionado pela partida de minha mãe. Gostaria de agradecer a todos pelas palavras”, disse. Citando o escritor paraibano, e conterrâneo, José Américo de Almeida, o desembargador Gilson encerrou dizendo: “Não tenho medo de morrer, tenho medo de envelhecer. Pois é, envelheci”.

Natural de Pitimbu, na Paraíba, Gilson Barbosa foi diretor do Presídio do Roger, em João Pessoa (PB); diretor da Penitenciária de Mangabeira (PB); diretor da Escola de Estudos Penitenciários – João Pessoa; chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Paraíba; juiz titular das comarcas de Santana do Matos, Upanema, Martins, Mossoró e Natal. E também juiz substituto nas comarcas de Angicos, Lajes, Campo Grande, Janduís, Portalegre, Umarizal, Almino Afonso, Patu e Assú.

O magistrado ocupou o cargo de Vice-Presidente do TJRN – Biênio 2017-2018 e presidente do TRE-RN – no período 2020-2022.

Nota do BCS – Muitos parabéns ao desembargador por trajetória tão bonita. Conheci-o na magistratura em Mossoró, antes de ingressar no TJRN. Missão cumprida. Muitos aplausos, doutor Gilson.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.