• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 25/06/2014 - 10:52h
Em Mossoró

Disputa à Assembleia Legislativa vai esquentar campanha

De repente, não mais do que de repente… eis que Mossoró passa a ter expectativa de nomes competitivos à Assembleia Legislativa. Quando tudo parecia turvo, os principais grupos viabilizam nomes à disputa.

A principal “novidade” é a garantia de viabilização do seu projeto de reeleição, da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela conseguiu votação favorável (veja AQUI) para sair da condição de inelegibilidade, mesmo que julgamento não esteja concluído.

Francisco: de volta, por cima

O deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) vai à luta por um terceiro mandato consecutivo. Pela primeira vez, não terá na retaguarda a estrutura da Prefeitura de Mossoró e sua mulher, Fafá Rosado (DEM), como prefeita.

Ela concorrerá à  Câmara Federal pela primeira vez.

De volta

O ex-deputado estadual Francisco José (PROS) estará de volta à corrida eleitoral própria. Após se afastar das atividades públicas, o “Irmãozinho” (epíteto com que é conhecido e trata interlocutores) será novamente candidato. A novidade, é que pela primeira vez terá atrás de si o filho Júnior (PSD), como prefeito de Mossoró.

Quem deverá estrear na disputa, com boas possibilidades de ser eleito, é o agrônomo e ex-titular da Agricultura da Prefeitura de Mossoró na gestão da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM), Betinho Segundo (PP).

Filho do deputado federal Betinho Rosado e sobrinho-afim da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ele é uma das prioridades eleitorais da família e do seu grupo político.

A eleição desses quatro nomes é possível. Viável. Há cenário favorável para a disputa e já ocorreu situação – num passado mais remoto, em que Mossoró teve quatro nomes eleitos à Assembleia Legislativa.

O eleitorado local vota majoritariamente nos candidatos originários da cidade. Tem sido assim.

Em 2010, por exemplo, os cinco mais votados foram estes, todos de Mossoró:

– Leonardo Nogueira (DEM) – 20.049 (16,51%);
– Larissa Rosado (PSB) – 19.799 (16,31%);
– Chico da Prefeitura (DEM) – 19.093 (15,73%);
РFrancisco Jos̩ (PMN) Р10.329 (8,51%);
– Genivan Vale (PR) – 6.304 (5,19%).

Desses quatro potenciais candidatos de Mossoró – Larissa, Betinho Segundo, Francisco José “pai” e Leonardo Nogueira, o que tem situação mais complicada para 2014 é o marido de Fafá. Nas eleições de 2010, quando obteve seu segundo mandato, Leonardo ficou como o 13º deputado estadual mais votado no estado, com 41.133 votos. Mesmo assim, foi superado por Larissa Rosado, que galgou o 12º lugar com 41.609.

Leonardo: queda vertiginosa em votação

Em 2006, sua primeira eleição, foi o quinto mais votado no Rio Grande do Norte, com 45.975. Sua principal concorrente na política paroquial, Larissa, empalmou 34.073 votos no estado na mesma disputa, ficando em 15º lugar.

Prefeita-mulher

Em 2006 e 2010, Leonardo foi o mais votado em Mossoró. Na retaguarda, a prefeita-mulher.

Em relação ao pleito de 2006, sua votação caiu de modo considerável em 2010, mesmo com eleitorado tendo crescido bastante em seu município-base.

Em 2006, empalmou 25.166 (21,69%) votos, contra 14.147 (12,19%) de Larissa.

Já em 2010, Leonardo contabilizou 20.049 (16,51) votos, enquanto Larissa obteve 19.799 (16,31%).

De uma eleição para a outra, Leonardo perdeu 5.117 votos só em Mossoró. Uma atrofia significativa, apesar de investimento estratosférico em sua campanha.

Chico da Prefeitura

Em termos percentuais, desabou 5,18% em relação a votos válidos de uma eleição para outra.

Chico da Prefeitura: escanteado

Para 2014,  pelo menos uma notícia “menos ruim” para ele: seu principal concorrente interno no DEM, no âmbito de Mossoró, ex-vereador Chico da Prefeitura, não será candidato.

Leonardo negociou com a cúpula do DEM o veto à postulação do ex-vereador, que em 2010 – com limitada estrutura de campanha, conseguiu 19.093 (15,73%) votos. Novamente candidato, poderia atrapalhá-lo sobremodo.

Fora do páreo e magoado, resta saber como Chico da Prefeitura se comportará e qual o destino da maioria de seus eleitores de 2010, nas eleições de 2014. Não lhe faltam motivos para dar o troco.

Vale sublinhar: Chico da Prefeitura passou a apoiar a administração do prefeito Francisco José Júnior ainda durante o período de interinidade.

O prefeito terá o pai candidato à Assembleia Legislativa. Portanto…

Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Zenitech diz:

    Teste

    • AVELINO diz:

      Parabéns, só que ainda está muito lenta a conexão, pois demora muito para disponibilizar o Blog… Mas, melhorou muito após a retirada do incremento de segurança!!!

  2. Neto Vale diz:

    Nobre jornalista

    O nosso partido, o PC do B, estará realizando a sua convenção estadual, no próximo dia 29, em Natal, no Centro Cultural da Zona Norte.
    Na ocasião será homologada a coligação majoritária com Robson Faria(PSD),candidato ao governo, e, Fábio Dantas(PC do B), como candidato a Vice-Governador. essa coligação conta com PSD, PC do B, PT, com possibilidades de ser ampliada com a presença do PT do B e do PP.
    Teremos como candidata ao Senado, a Dep Federal Fátima Bezerra.
    Na proporcional: para Federal, a coligação se repete.
    Na proporcional: Estadual, a coligação conta com PT, PC do B e provavelmente PT do B.
    Gostaria de ressaltar que entre as dezenas de nomes colocados para serem homologados como candidatos à Assembléia Legislativa, estará o nosso nome. É nossa intenção fazer uma campanha defendendo algumas bandeiras que achamos importantes para a sociedade: 1ª) O nosso mandato será caracterizado pela interação permanente com a sociedade, através de suas entidades organizadas, para tanto estaremos organizando um evento público com o objetivo de planejar a nossa campanha e definir os temas principais e a estratégia que desenvolvida nesse processo;
    2ª) A valorização da atividade política, o nosso propósito é servir a política e não se servir da política, como temos observado no nosso dia a dia. isso significa que trataremos de abordar temas relevantes para a sociedade e de seu interesse; 3ª) Estímulo a participação social, a ideia é fortalecer os conselhos de políticas públicas: na saúde, educação, segurança, trabalho, juventude, criança e adolescentes, … realizando seminários, cursos de formação, qualificando o conjuntos dos conselheiros para uma intervenção mais qualitativa no interior desses conselhos, beneficiando a sociedade; 4ª) Defesa da UERN, na qualidade de única instituição de ensino superior do Estado, a UERN precisa ser fortalecida para cumprir o importante papel de indutora do nosso desenvolvimento, através do ensino, da pesquisa e da extensão. A UERN pode cumprir um papel muito maior do o que cumpre hoje, vamos defender mais investimentos do Estado e se articular com as suas entidades representativas, entre as quais, a reitoria, para lutarmos pela criação de um fundo de investimentos do governo federal para as instituições pública de ensino superior – não federais; 5ª) Lutar pela valorização do quadro de servidores estaduais; 6ª) defender o fortalecimento do sistema único de saúde, através do fortalecimento dos hospitais regionais, garantindo poder de resolutividade, desafogando os grandes hospitais de Natal e Mossoró, e, defender mais investimento na atenção básica; 7ª) defender mais investimentos na segurança; 8ª) lutar pela valorização do trabalho, colocando o mandato como um instrumento de apoio as ações dos diversos segmentos da sociedade, buscando contribuindo para uma relação mais democrática no interior da sociedade.
    Prezado Carlos Santos, esses são temas que serão abordados na nossa campanha, agradeço se transformar num post/dar um destaque, o que muito nos ajudará, mais uma vez obrigado

    • AVELINO diz:

      Candidato Neto Vale, infelizmente, como sempre há mais de 40 anos, os temas de palanque de todos vocês são exatamente os mesmos… Parece até que nunca vão querer resolvê-los só para não faltar tema para a campanha seguinte, né, não??? Educação, saúde, segurança, trabalho, juventude, criança e adolescentes são comprovadamente as galinhas dos ovos de ouro do político!!! E num é que o povão reacredita, sempre???

      Já se materializa o vício da primeira picaretagem política para 2014 quando o candidato em tela, espertamente, pede: “Prezado Carlos Santos, esses são temas que serão abordados na nossa campanha, agradeço se transformar num post/dar um destaque, o que muito nos ajudará”…

  3. Leitor diz:

    E de fato vai esquentar, caro amigo, Carlos. Sinceramente, meu querido “tremendão(Leonardo)”, dessa vez ele vai dançar, e dançar bonito. Anotem aí!

Trackbacks

  1. […] Em face dessa situação, o prefeito não apoiará mais Leonardo à reeleição, deixando-o praticamente sem “retaguarda” para tentar o terceiro mandato. Nas duas eleições do parlamentar, em 2006 e 2010, ele tinha Fafá como prefeita. Mesmo assim, sua votação teve grande queda de um pleito para outro (veja AQUI). […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.