• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 20/10/2014 - 08:08h
Segundo turno

Empate técnico acontece em 7 disputas estaduais

Por Fernando Rodrigues (UOL)

A eleição apertada deste ano para presidente da República, com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em empate técnico há 2 semanas nas pesquisas, se repete na disputa ao governo de 7 das 14 unidades da Federação que também realizam segundo turno no domingo (26.out.2014).

Os levantamentos mais recentes mostram um eleitorado divido ao meio no Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pará e Roraima. Nesses 7 Estados, os dois candidatos que disputam a chefia do Executivo estão em empate técnico.

No RN

A margem estreita de espaço entre os candidatos aumenta a chance de ocorrerem viradas, quando o segundo colocado no primeiro turno vence o pleito.

Hoje há apenas 1 virada consolidada para o segundo turno, no Rio Grande do Norte, onde Robinson Faria (PSD) ultrapassou Henrique Eduardo Alves (PMDB) e lidera fora da margem de erro. Nos 7 Estados hoje em empate técnico, a eleição será decidida no “ajuste fino” com os eleitores indecisos.

Em 6 Estados, a tendência é o candidato que ficou na frente no primeiro turno confirmar a vitória. É o panorama para Amapá, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima (tabela abaixo).

Políticos que vencem eleições disputadas palmo a palmo têm um desafio adicional no começo de governo. Além de montarem suas equipes, é necessário conclamar um “espírito de união” entre as forças políticas para viabilizar o início da gestão. Essa tônica deverá estar presente no primeiro discurso de Dilma ou Aécio após as eleições de domingo, a depender de quem sairá vitorioso nas urnas.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    Robinson Faria, quanto a “montar a sua equipe de governo”, não terá problema algum em montá-la por meritocracia – forma de governo baseada no mérito – conforme vem prometendo, pois o mesmo chega ao governo do RN “SEM ESTAR COMPROMETIDO COM NENHUMA ALIANÇA”, nem com nenhum acordão, ao contrário do candidato Henrique, todo comprometido com 18 partidecos que foram negociado$ o apoio e, lógico, “depois querem o pedaço deles”…

    Robinson Faria não tem acordão nem comprometimento com ninguém para depois de eleito fatiar o seu governo, nomeará quem ele achar que tem “competência e mérito” para ajudá-lo a tirar o estado desse caos deixado oficialmente por Henrique (e a sua família ALVES que apoiaram em eleger Rosalba em 2010), seus secretários indicados e nomeados, juntos e misturados com a ex-governadora Rosalba Ciarlini… Agora é o voto 100: 55 pra cá + 45 pra lá…

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      Jura sob à Bíblia, Avelino???

      O “inocente” comentarista não sabe quantos partidos apoia Robinson??? Não sabe porque Robério chamava essa coligação de “acordim” ? Pois eu digo: 9. Fora o Lula. E a governadora, por debaixo do pano!!!

      Que você não vote em Henrique, tudo bem, o jogo é democrático!!!

      Agora querer transformar Robinson, em estadista, meu caro. É complicado!!! Que você queira ou não, Robinson É o VICE de Rosalba!

      Robinson, é o SECRETÁRIO de um POÇO SÓ!!

      Sua SALINA “AMARRA A NEGA”, destruiu 2.400 hectares de mangues em GOIANINHA, por conta disso responde a processo do IDEMA, onde protela o pagamento de R$ 120.000.000,00.

      Ser VICE da ROSA, custou aos cofres públicos R$ 10.000.000,00, ao erário estadual, pois o inocente candidato, ROMPEU, mas, não deixou de receber seu salário de VICE!!!

      E devolveu mais de seiscentos milhões aos cofres federais, apenas e simplesmente, por não ter projetos de COMBATE À SECA, em TRÊS ANOS de SECA NO ESTADO!!!

      É MOLE , OU QUER MAIS!!!

      Quem conhece Robinson: meu caro Avelino, NÃO VOTA NÊLE!!!

  2. tomaz diz:

    Que eu saiba Betinho Rosado é sobrinho de Rosalba e está apoiando Robinson.É por isto que o povo diz que Robinson é a continuação de Rosalba e ,caso Aécio seja eleito vai ficar ruim para Robinson,pois quem vai mandar no RN é Rogério Marinho e José Agripino,ambos adversários de Robinson.SERÁ O SEGUNDO CAOS ADMINISTRATIVO(primeiro foi Rosalba)NO GOVERNO DO NOSSO ESTADO.Pensem com a cabeça,não com a paixão e ignorância.

  3. luis claudio diz:

    ROBSON FARIA FAKE DESPREPARADO EM TROCA DE VOTOS DA SUA GOVERNADORA ROSA AGORA FOI CALADO.
    O MESMO ACONTECEU CO A DEPUTADA FÁTIMA TRAIDORA DOS PROFESSORE SQUE EM TROCA DOS VOTOS DA GOVERNADORA ROSA ~CALOU A VOZ QUE SATANIZAVA E QUE TANTO A DEPUTADA TEM ÓDIO;

    A DEPUTADA FÁTIMA ´´E A RESPONSÁVEL PELA DEBANDADA DE VOTOS QUE AÉCIO ESTÁ RECEBENDO. FOI ATRÁS DE LULA PARA ELE APOIAR ROBSON FAKE. O POVO ESTÁ DEIXANDO DE APOAIR A PRESIDENTA DILMA.
    AGORA É AÉECIO 45.
    O VOTO DO CABRESTO É SÓ EM MOSSORÓ. SEGUNDO COMENTÁRIOS EM TODOS MUNICÍPIOS AS MÁQUINAS ESTÃO AZEITADAS EM MOSSORÓ PRÓ ROBSON FAKE.
    SEGUNDO SE COMENTA AJUSTIÇA JÁ ESTÁ DE OLHO NO PREFEITINHO SILVEIRINHA E NA GOVERNADORA ROSA.
    É AGUARDAR

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.