• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 25/01/2019 - 11:18h
Riacho da Forquilha

Empresa desiste de campos maduros milionários no RN

Negociação foi fechada em novembro do ano passado mas coberta de muitas interrogações e suspeitas

Confirmada a desistência do Polo de Riacho da Forquilha, no Rio Grande do Norte, pela empresa 3R Petroleum. O valor informado da transação à época do arremate (ano passado) e endossado pelo Conselho de Administração da Petrobras no dia 27 de novembro de 2018 (veja AQUI) foi de US$ 453,1 milhões, envolvendo uma área com produção diária de 6 mil barris. Ainda não foi esclarecido o porquê do recuo da arrematante.

O secretário da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Anabal Júnior, confirmou a informação. Quem reitera a notícia ao Blog Carlos Santos é o professor Gutemberg Dias, presidente da Associação Redepetro/RN, entidade que congrega segmento do petróleo e gás no Rio Grande do Norte.

Os campos maduros desse setor estão em produção há mais de 40 anos, com ampla dispersão geográfica. Estão localizados a cerca de 40 km ao sul da cidade de Mossoró-RN. Foram reunidos em um único pacote denominado Polo Riacho da Forquilha.

O valor da negociação à época causou bastante polêmica. Ficou bem acima, quase o dobro do VLP (Valor mínimo de referência) para o lance mínimo nessa área a ser explorada. Também foi questionada a capacidade da própria empresa brasileira 3R Petroleum de assumir negócios de tamanho vulto (veja AQUI).

Segundo o especialista em energia e economista Jean-Paul Prates (PT), hoje senador da República pelo RN, a Petrobras fez negócio com uma empresa “sem qualquer histórico de operações, reativada meses atrás”. Uma microempresa, como denunciou o Sindicato dos Petroleiros (SINDIPETRO/RN).

Segunda colocada

A segunda colocada, a Petrorecôncavo, deverá ser chamada a confirmar proposta. Ela propôs 350 milhões de dólares. Muito alto, por sinal. O polo estaria com um valor mais realista em torno de de 200 milhões de dólares.

Se houver nova desistência, a terceira será chamada, no caso, a Geopark, que apresentou a proposta vista como mais coerente, em torno de 200 milhões de dólares, que fica entre o mínimo do *Bid e o *VPL do campo, em torno de 240 milhões de dólares.

* VLP – O valor presente líquido, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.

BID – Valor mínimo de referência, ou seja, abaixo do lance mínimo, o que leva a Petrobras a não vender o campo.

* Campos Maduros – São aqueles que se encontram naturalmente em queda de produtividade rumo à exaustão de sua reserva recuperável. Todo o campo de petróleo em um determinado tempo de sua vida produtiva tem um declínio de produção, porém continua a ser interessante economicamente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. José Gomes Gonzaga diz:

    Em boa hora valeu as discussões que barraram um negócio que poderia gerar um grande prejuízo para o Estado. Esperamos que a próxima empresa tenha as condições ideais para firmar um Contrato com segurança rentabilidade pro sociedade do RN.

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Seria bom saber o motivo da desistência. A segunda e terceira colocadas ainda estão interessadas na empreitada?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.