• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 28/10/2007 - 01:18h

Entrevista com Marcos Ferreira (escritor)

O escritor mossoroense Marcos Ferreira resolveu cutucar o vespeiro – e não saiu correndo depois. Com a publicação do ‘romance-folhetim’ (como ele mesmo classifica) "Acerto de Contas", que chega à segunda parte na edição nº 44 da revista Papangu, Ferreira tece um retrato ácido e a conta-gotas da sociedade mossoroense, por meio de um narrador angustiado, “um poço até aqui de mágoas”.

A obra, ainda nos primeiros capítulos, nasce rodeada de polêmica.

Natural de Mossoró, Marcos Ferreira de Sousa, 37, é autodidata, ou o que os empolados chamariam de self-made man.

Trabalhou de sapateiro, na juventude, até envolver-se com o jornalismo, tendo atuado na imprensa local como revisor, copidesque, repórter e editor de cultura. Teve uma passagem também pela Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Atualmente, trabalha com prestador de serviços, na revisão, organização e edição de livros, jornais e revistas literários em Mossoró. Ele vem chamando a atenção com sua produção em prosa e verso.

Participando de concursos literários, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Literário Cidade de Manaus – 2006, com o livro A Hora Azul do Silêncio. A obra, inclusive, deve ser publicada pela editora da Universidade Federal do Amazonas, com prefácio do potiguar Vicente Serejo e orelhas do poeta amazonense Élson Farias, presidente da Academia de Letras de lá.

Conquistou também os concursos Professor Vingt-un Rosado (2001) e o do Sesc/RN em parceria com o jornal cultural . Em 2005, foi finalista do ‘Prêmio Sesc de Literatura’, com o livro de contos inédito "Grosso Calibre." Além de menções e seleções em diferentes prêmios no Estado e fora dele.

Em entrevista ao portal de notícias Nominuto, ouvido pelo jornalista Alex de Souza, Marcos mostra porque é um polemista inveterado, falando sobre política e cultura, especialmente, na "terra da liberdade." 

Clique AQUI e aproveite.

Compartilhe:
Categoria(s): Entrevista/Conversando com...

Comentários

  1. FRANKLIN JORGE diz:

    Muito oportuna a transcrição da entrevista do Marcos Ferreira, cujo talento literário engrandece Mossoró. Ao mesmo tempo, solidarizo-me com ele, que vem sendo ferozmente perseguido por delito de opinião, uma prática muito comum sob as ditaduras e os regimes discricionários.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.