• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 26/12/2011 - 09:57h
Ausência do Estado

Esforço humanitário evita tragédia maior no Tarcísio Maia

Em meio ao caos na saúde em Mossoró, que vive pior momento de sua história, temos também coisas boas para contar, saudando gesto humanitário.

Médicos juntaram-se ontem à noite para atendimento a 16 feridos em acidente de uma van na BR-405 (veja postagem abaixo) e cuidaram das vítimas no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

O Governo do Estado, que não paga médicos e deixa o Tarcísio Maia sem equipe de plantão em boa parte do mês, recebeu mais essa lição.

Policiais, bombeiros e Samu no local do acidente (Passandonahora)

A história

Por volta de 20h, uma van Ducato, Jumper, capotou na BR-405 no município do Apodi. Tinha 16 ocupantes que procediam da praia do Tibau com destino a Pau dos Ferros, origem de todos. O veículo ficou em estado imprestável.

Difícil entender como não tenha ocorrido uma enorme tragédia de maior dimensão.

A partir de mobilização no Twitter e outras redes sociais, alguns médicos aceitaram atender às vítimas no Tarcísio Maia, que estava sem plantonistas.

Os médicos Luiz Gomes, Eider Barreto e Paulo Mendes afluíram ao HRTM, ao lado do anestesiologista Elumar Pereira. O Samu, Polícia Militar e Polícia Rodoviária tinham feito trabalho preliminar de assistência às vítimas, no local do acidente.

O Tarcísio Maia não tinha ortopedista, pediatra, cirurgião e anestesista. O Governo do Estado não paga os médicos. Trabalho escravo? Ora!

O importante é que apesar da gravidade do acidente, apenas uma pessoa se manteve internada, inspirando maiores preocupações.

“Neste processo de mobilização foi fundamental o envolvimento do coordenador estadual do Samu, Luis Roberto”, comenta o jornalista Cézar Alves, que cobre o episódio.

“A única explicação para o domingo atípico no HRTM (sem grandes procedimentos cirúrgicos) é a existência de Deus”, comenta o médico Édson Júnior, conhecido por “Maninho”, através do seu endereço no Twitter.

Nota do Blog – Enquanto o Governo do Estado continuar priorizando propaganda, estádio de futebol e festas, o cidadão estará entregue a Deus e à boa vontade de médicos, enfermeiros etc.

Pobre Mossoró! Pobre RN!

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde

Comentários

  1. Carlos Andre diz:

    Bom dia Carlos Santos!

    A Rosa esta realizando um governo muito parecido com a borboleta de Natal, e os resultados já estão surgindo, agora é ver se a mesma muda suas prioridades de governo ou entrega-se a “queda livre” em aceitação popular.

  2. BRUNO diz:

    Deus Pai, dai a força àquele que passa pela provação, a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
    CÁRITAS

  3. Renato Magalhaes diz:

    Sera que o Governo do Estado vai reconhecer o trabalho desses abnegados profissionais da saude ?

  4. luiz diz:

    ESTAR MAS Q NA HORA DO GOVERNO VER O HOSPITAL TARCISO MAIA COMO REALMENTE UMA REFERENCIA PARA MAIS DE HUM ILHAR DE HABITANTES. AINDA NAO CONSIGO ENTENDER PORQUE O GOVERNO ROSALBA NAO EVOLUI.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.