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segunda-feira - 25/11/2013 - 07:45h
Eleições

Especialista alerta para bom uso de redes sociais em 2014

Do Blog Panorama Político

As redes sociais serão o diferencial da campanha eleitoral de 2014. E a presidente Dilma Rousseff está atenta. Nesta semana, a presidente lançou a página do Palácio do Planalto no Facebook. Outro exemplo é que, em setembro, Dilma retomou a utilização do seu microblog – esquecido desde dezembro de 2010. “A presidente está usando a principal vantagem de quem está no poder – comunicar seus feitos para a população”, avalia o especialista em marketing, Gabriel Rossi.

O especialista avalia que o Facebook é uma ferramenta chave neste processo por dois motivos.

“Primeiro: cada vez mais internautas estão utilizando esta rede social como uma internet dentro da internet, ou seja, realizam boa parte das atividades virtuais lá dentro. E, em segundo lugar, diferente do Twitter, o Facebook permite uma interação mais aprofundada, de estreitamento de laços e discussão de ideias.”

No entanto, Rossi alerta que há riscos que devem ser considerados. O maior legado das manifestações do meio do ano foi deixar o eleitor ainda mais inquisitivo, cínico e cético em relação à classe política.

“Este perfil demonstra que não basta estar no Facebook. É necessário entender o comportamento do eleitor, manter o diálogo com ele e humanizar esta relação. A grande verdade é que as equipes de marketing dos políticos brasileiros ainda menosprezam as redes sociais e não atuam com profissionalismo.”

Nota do Blog Carlos Santos – Mossoró é um exemplo patente de “como não usar a Web e as redes sociais numa campanha política” e pós-eleição.

Não basta ter uma Ferrari, é preciso saber pilotá-la.

Boa parte de material usado em processos eleitorais, de cassação, foi produzido  por colaboradores, ativistas digitais e cabos eleitorais cibernéticos (pagos ou não).

Na ânsia de mostrarem serviço, de avisarem aos seus “líderes” que estavam trabalhando e que seriam importantes, produziram farto conteúdo de provas para que Ministério Público e adversários agissem, sem necessidade de maior pesquisa ou investigação. Ou seja, o efeito foi contrário.

O sujeito acabava de participar de uma suposta irregularidade e, de imediato, botava na “rede”, documentando o desatino.

Após a campanha, o mau uso continua.

Ocupa-se rede social principalmente para troca de insultos, agressões, achincalhes, leviandades e “twittaços” etc., que não possuem efeito positivo algum.

Quanto desperdício de tempo, neurônios e bits.

Pense nisso.

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Categoria(s): Comunicação / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “O sujeito acabava de participar de uma suposta irregularidade e, de imediato, botava na “rede”, documentando o desatino.”
    Por que isto acontece?
    Porque colocam em cargos importantes na área da comunicação DESPREPARADOS que não sabem diferenciar DESPENSA de DISPENSA.
    Aí termina dando no que deu em Mossoró.
    Amigos a gente paga o salário e manda ficar em casa.
    Sai mais barato.
    Paga do próprio bolso, porque se pagar com dinheiro público pode até não dar em nada, como acontece em muitas cidades do interior, mas o falatório será enorme.
    Uma vez perguntei ao José Américo de Almeida como ele escolhia os seus auxiliares.
    A resposta veio numa só palavra:
    COMPETÊNCIA.
    Emendei a perguntei e perguntei se não nomeava os do seu partido.
    SE TIVEREM COMPETÊNCIA.
    Como sou um cricri sem igual:
    E se o competente só for encontrável entre os seus adversários.
    NOMEIO.
    E mais não perguntei porque o olhar que ele colocou fez com que eu tivesse vontade de me esconder debaixo da cadeira.
    Relato esta passagem para mostrar que os governantes que fizeram história nunca se apegaram a amizades quando da escolha dos seus auxiliares.
    OS GOVERNANTES QUE FIZERAM HISTÓRIA.
    Os que estão no cargo para servir aos parentes e amigos…
    ///
    MOSSORÓ PRECISA DE UM MUTIRÃO ODONTOLÓGICO.
    O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014.
    MANDAREI NOVO E-MAIL AO SUS RELATANDO A FALTA DE BESILATO DE ANLODIPINO EM MOSSORÓ.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O ano chegando ao seu final e o UNIFORME ESCOLAR não foi distribuído em Mossoró. Apenas uma blusa tamanho G para todas as crinaças. Apenas UMA blusa.
    Quanto ao MATERIAL DIDÁTICO nem um mísero cotoco foi distribuído.
    A MERENDA ESCOLAR de baixíssima qualidade continua sendo servida.
    Amanhã teremos em todas as Escolas Municipais o famigerado CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ.
    Por que a Presidenta Dilma Roussef faz isto com as crianças pobres de Mossoró?
    Por que a Presidenta Dilma Roussef mandou para todas as outras cidades verbas suficientes e para Mossoró não?
    Pelo simples fato de Mossoró ter uma prefeita do DEM?
    A senhora, Presidenta Dilma Roussef, é a Presidenta de todos os brasileiros.
    Faça isto não com as criancinhas de Mossoró.
    ///
    MOSSORÓ PRECISA DE UM MUTIRÃO ODONTOLÓGICO.
    O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014.
    ESTE COMENTÁRIO FOI ENVIADO AO FALE COM A PRESIDENTA.

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