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domingo - 17/07/2022 - 08:20h

Eu sou, porque nós somos…

Por Marcos Araújo

Apesar do atual uso (e abuso!) de palavras como resiliência, sororidade, solidariedade, tolerância, diversidade, e, por razões de saúde pública, distanciamento e isolamento social, opostos que significam – e ressignificam – o comportamento humano, vale a pena trazer à reflexão a reestruturação social que estamos vivenciando no final deste primeiro quartel do século XXI.

Crianças Xhosa mostram o que é ubuntu - eu sou porque nós somos (Reprodução)

Crianças africanas mostram o que é ubuntu – “eu sou, porque nós somos” (Reprodução)

Tudo que é sólido desmancha no ar, escreveu o filósofo  estadunidense Marshall Berman para criticar a modernidade, e ele tem absoluta razão. Nas últimas décadas, só se falou em energia limpa (solar, eólica e hidráulica), e agora, com a guerra da Rússia x Ucrânia, percebemos que a energia “suja” (carvão mineral e vegetal, energia nuclear, petróleo e gás natural) é quem predomina no mundo.

O risco de desabastecimento de combustíveis fósseis obrigou recentemente Joe Biden a se ajoelhar diante do Conselho de Cooperação do Golfo (a união de seis estados do Golfo Pérsico: Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait).

Também em razão da guerra, as nações estão refluindo suas exportações de alimentos e outros bens de primeira necessidade, buscando a autossuficiência. O mundo em breve deixará de ser a “aldeia global”, na expressão do filósofo canadense Marshall McLuhan, pois barreiras nacionalistas estão sendo erguidas rapidamente. Contam-se já aos milhões os refugiados e apátridas…

O pessimismo, a descrença, a depressão e outras patologias psíquicas avassalam a humanidade. Tem muita gente se armando e outro tanto se matando, sem causa aparente. A prática de doomscrolling (o termo se refere à tendência de navegar na internet e redes sociais em busca de más notícias) está disseminada. Um vazio existencial coletivo tomou de “assalto” a alegria e a vida de nossas cidades. Até Paris (e seus bistrôs), que no dizer de Ernest Heminguay era uma festa, ficou sem graça. O Rio deixou de ser lindo, e Roma não pode mais ser chamada “a cidade eterna”.

A regra agora é a desconfiança, prevalecendo a máxima de Paul Léautaud de que “ser inteligente é ser desconfiado, mesmo em relação a si próprio”.  Nem no médico,  que em tempos de outrora segurava sua mão no momento da cirurgia, nem mesmo no Padre, que amparava suas angústias e guardava suas confissões…

Existirá ainda alguma esperança neste mundo cáustico e caótico?  Claro que sim! A experiencia humana ao longo da história tem demonstrado que a sobrevivência da espécie depende da fórmula racional musicada por Tom Jobim na sua canção “wave”: “fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho”. Somos todos interdependentes. Ninguém é capaz de viver sozinho, ainda que se noticie uma proposta idiota de um hotel para mínimos em órbita espacial.

É PRECISO revitalizar o sentido etimológico da palavra “Sociedade”, que em termos mais precisos significaria “sócio na metade”. Somos todos “sócios” uns dos outros. Como afirma Durkheim, a sociedade não deve ser um amontoado de indivíduos, mas um sistema organizado deles, numa unidade cultural, solidária, econômica, política e plural.

O sociólogo francês Edgar Morin insistia que “não só os indivíduos estão na sociedade, mas a sociedade também está nos indivíduos”.  O sentimento de pertença a uma comunidade deve ser o instinto de sobrevivência prevalente. Se eu sou “sócio” na “metade” do outro, essa outra metade pode estar passando fome, desempregada, sem escola, sem perspectiva, doente, sofrendo preconceito…

As pessoas devem saber que o mundo não é uma ilha. Eu sou humano, e a natureza humana implica compaixão, partilha, respeito, empatia. Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade faz parte da essência de Ubuntu, filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras.

Na língua Zulu, Ubuntu significa “Eu sou, porque nós somos”. Aos que se dizem cristãos a filosofia do Ubuntu deve ser um frontispício mental, posto que, como enfatizado pelo Papa Francisco, “No diálogo com Deus não há espaço para o individualismo”.

Marcos Araújo é advogado e professor da Uern

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Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Oda diz:

    Texto lindo! Escrever, com conhecimento e alma, faz toda a diferença!

  2. Carlos Alberto de almeida diz:

    Parabéns colega e professor! O homem precisa voltar as suas Raízes,rencontrar e encarnar novamente os sentimentos mais nobres da humanidade que inclusive foi o lema da revolução francesa: fraternidade, igualdade e liberdade. Enquanto o homem não voltar a olhar para os seus semelhantes e reviver e praticar os princípios de solidariedade; não conseguiremos ressonhar com a felicidade socializada! Lindo texto que o nosso cosmo social precisa refletir!

    • Rocha Neto diz:

      Tomo a liberdade, e faço minhas as palavras do mestre Carlos Alberto Almeida, tudo que desejaria comentar sobre a peça em tela intitulada “Eu sou, porque nós somos…” de autoria do mestre dos mestres Marcos Araújo, Carlos Alberto o fez com maestria… parabéns! Marcos é um amigo e irmão de todos nós. O coração do nosso Marcos, mestre Carlos Alberto, é enorme! E sempre estar à pulsar igualdade, fraternidade e liberdade. Coisas do berço humano e fraternal do grande pai Ari (in memorian) e dona Clotilde sua grande mãe. Que Deus abençoe a todos🙏🙏

  3. Nara Maria Oliveira Marques diz:

    Em total concordância.
    Pena que as divergências serão permanentes enquanto só se valorizar o individualismo no sentido político em detrimento do bem social.

  4. Alcindo Júnior diz:

    Excelente texto … Parabéns Marcos Araújo.

  5. Carlos Alberto de Almeida diz:

    Caro Rocha neto, sou um eterno aprendiz nesse mundo passageiro de nosso Deus; serei sempre um eterno aluno que fui do Ilmo professor mestre Marcos Araujo, mas muito obrigado pela vossa adjetivação: mestre!!!!! Bom dia!!!!!

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