• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 12/03/2020 - 21:40h
Operação Godfather

Ex-presidente de clube de futebol é denunciado pelo PMF

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma denúncia contra o empresário inglês Anthony Jon Domingo Armstrong Emery – ex-presidente do Alecrim Futebol Clube – e outros sete envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro promovido no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2012 e 2014, que desviou pelo menos R$ 75 milhões de quase 2 mil investidores. Mais os números podem ser muito maiores, inclusive no exterior.

Anthony: chefão (Foto: TN)

A denúncia é fruto da chamada Operação Godfather, deflagrada em 2014,

Através do chamado Grupo Ecohouse, o empresário junto de sua enteada e principal sócia, Gabriela Medeiros de Oliveira, prometia aos investidores ganhos de 20% por ano. A rentabilidade viria da construção e venda de moradias populares dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Rio Grande do Norte. No entanto, as obras não eram concluídas ou sequer foram iniciadas; o grupo não possuía convênio com o programa federal (embora divulgasse que era a única empresa inglesa a deter tal privilégio); e o dinheiro dos investidores nunca foi devolvido.

Caixa

Além dos dois, a ação penal – de autoria do procurador da República Renan Paes Felix – inclui entre os denunciados um funcionário da Caixa Econômica Federal – Jônatas Aragão Ramos – que atestou ilegalmente e com base em informações mentirosas que a construtora de Anthony Armstrong possuía contrato com o “Minha casa”. O banco esclareceu que não costuma emitir esse tipo de documentação e que o funcionário não tinha o direito de fazê-lo.

O MPF também requer a prisão preventiva do empresário e sua enteada. O pedido chegou a ser feito no curso da investigação, por parte da Polícia Federal, porém a Justiça entendeu na época que seriam suficientes a apreensão dos passaportes e a proibição de os dois saírem do país.

Porém, mesmo assim eles fugiram do Brasil e, depois de passar pelo Principado de Mônaco e pelos Emirados Árabes Unidos, hoje se encontram em local desconhecido, “provavelmente usufruindo dos recursos que amealharam criminosamente”, lamenta o MPF.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Mas que história horrível!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Observem que o golpe só foi possível porque contou com o envolvimento de um funcionário da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
    Quase todos os dias estamos nos deparando com este tipo de notícia.
    O Senador Álvaro Dias clama por uma CPI na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
    Por que esta CPI não acontece?
    Vocês sabiam que a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL cobra uma TAXA DE OPERAÇÃO no valor de R$25,00 do mutuário ao debitar em sua conta corrente o valor da prestação do contrato imobiliário?
    Em que país do mundo uma instituição financeira cobrar do cliente uma TAXA DE OPERAÇÃO por estar uma dívida sendo paga?
    O mais incrível é que perguntei ao gerente da Agência Coronel Gurgel, JULIERME TORRES, o porquê da cobrança desta TAXA DE OPERAÇÃO e ele me respondeu que NÃO SABIA, mas que iria se informar e depois me daria uma resposta. Passados mais de 4 meses aguardo esta resposta.
    E A CAIXA ECONÔMICA AINDA SE DIZ UM BANCO SOCIAL.

  3. Paulo Roberto Nogueira da Costa diz:

    E as Empresas da terra, com endereço fixo e gente responsável fica apenas com as migalhas. A Caixa Economica e a Petrobrás são conhecidas como empresas que falem as suas prestadoras com requinte de crueldade financeira.

  4. François Silvestre diz:

    Enquanto isso Ronaldinho não consegue sair do Paraguai. Que país é de fato o Paraguai neste hemisfério?

  5. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Os BURRO NARIANOS, paladinos da moralidade e do combate á corrupção dos outros, como sempre, tecendo ásperas e, muitas vezes, infundadas críticas ao entes públicos/administrativos, e, indiretamente fazendo loas aos conhecidos e ditos empresários picaretas, tipo o Antony e sua maviosa enteada: GABRIELA MEDEIROS DE OLIVEIRA.

    Ora se a própria Caixa Econômica Federal, deveras já se pronunciou sobre o fado, dirimindo, inclusive, quaisquer dúvidas sobre a não participação da participação da Autarquia Federal no triste e criminoso episódio, mais ainda
    há estrita explicação de que o funcionário Da caixa é que houve por prevaricar e cometer crimes .

    Então senhores, por qual razão a tchurma de BURRO NARIANOS, ADEPTOS DO SUPOSTO COMBATE À CORRUPÇÃO, NÃO TIRA O NOME DA INSTITUIÇÃO DO BICO…!!!???

    Em vários dos seus premiados e vendidos livro( A TOLICE DA INTELIGÊNCIA BRASILEIRA, A ELITE DO ATRASO, A RALÉ, A CLASSE MÉDIA NO ESPELHO, A RADIOGRAFIA DO GOLPE, A CONSTRUÇÃO DA SUB-CIDADANIA, OS BATALHADORES, A INVISIBILIDADE DENTRE OUTROS) , o sociólogo e professor JESSÉ SOUSA (EX-PRESIDENTE DO IPEIA), nos dá uma luz. Para tanto, basta querermos, para através de uma leitura fácil e profícua acerca das nossas raízes econômicas, sociais, politicas e, sobretudo da nossa construção sócio-cultural pautada no escravismo, para entendermos definitivamente esse processo histórico que nos legou aversão à res pública. Por conseguinte, termos ciência do quanto e do porquê a coisa pública e o pobre no Brasil é deveras criminalizado e aviltado em todos os sentidos, sobretudo através do monopólio, todo ele, privado da dita comunicação social em terras tupinquins, aqui mais conhecido como IMPRENSA….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.