• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 23/12/2014 - 09:45h
Joaquim Barbosa

Ex-presidente do STF vê “degradação” em atitude de Dilma

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, revela estar estupefato com os rumos do final e início de governos Dilma Rousseff (PT).

A intenção da presidente em consultar Rodrigo Janot, atual Procurador-geral da República do Brasil, antes de escolher membros do seu Ministério, é considerado por Barbosa como um desatino.

Veja o que ele postou em endereço próprio na rede de microblogs Twitter:

– Que degradação institucional! Nossa presidente vai consultar órgão de persecução criminal antes de nomear um membro do seu governo!!!

– Há sinais claros de que a chefe do Estado brasileiro não dispõe de pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise.

– Onde estão os áulicos tidos como candidatos a uma vaga no STF, que poderiam esclarecer: “Ministério Público não é órgão de assessoria!!!

– Ministério Público é órgão de contenção do poder político. Existe para controlar-lhe os desvios, investigá-lo, não para assessorá-lo. Du jamais vu!

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Um dos poucos “caba macho” desse país.

    Se ele assumisse um dia a presidente da republica, muita “coisa” torta seria “indireitada”. Mas dificilmente ele terá essa oportunidade. Simples! O brasileiro não é chegado as “coisas” serias. O brasileiro gosta mesmo, é de ver tudo bagunçado, ate porque a bagunça generalizada faz parte de todo e qualquer país de terceiro mundo.

    Sou seu fã, viu “caba macho”.

  2. Carlos Andre diz:

    Esse novo desgoverno de Dilmona terminou antes de ter começado, de tanto ladrão amigo do Lula que a cerca a mesma esta buscando um que a ficha esteja limpa, Deus tenha misericordia de nós!

  3. Naerton diz:

    LAMENTÁVEL MESMO A POSTURA DA PRESIDENTE!!!

  4. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O senhor Joaquim Benedito Barbosa, ou diria alguns…Joaquim Silvério dos Reis, àquele, sim àquele mesmo que pediu aposentadoria antecipada, e, saiu pela porta dos fundos do Supremo Tribunal Federal, antes que maneira da sociedade brasileiro, desse conta que o dito Supremo Tribunal Federal tinha, de fato, se transformado num tribunal de exceção à manifesto serviço da CASA GRANDE.

    Porém, antes o simulacro de Juiz, o dito Joaquim Barbosa pintou, bordou, fez e aconteceu com a manifesta cumplicidade da venal e golpista mídia, tendo inclusive majorado penas a seu prazer no intento de condenar de toda e qualquer forma ao arrepio da Constituição da república e mais ainda do Código de Processo Penal, os integrantes do Partido dos Trabalhadores. Isso sem falar na caixa de Pandora, onde o mesmo juiz escondeu, encalacrou inúmeras provas, as quais pertenciam aos réus, podendo inclusive inocentá-los de todas as supostas acusações carreadas aos autos pelo destemperado Xerife travestido de Juiz.

    É esse, o dito juiz aposentado, que de maneira solerte, aparece através das redes sociais, para, mais uma vez, pedantemente desautorizar a fala da Presidente da República, arrotando o seu conhecido sabe tudo com a dita sabedoria autocrática tão conhecida de todos nós.

    Dado o costumeiro, useiro e vezeiro rompante do nosso autocrático JB, cabe alguns indagações “subimes” indagações…???

    Se o Janot se sentiu disposto a vir a público e dizer que a diretoria da Petrobras deveria ser demitida, por que não pode agora auxiliar a presidenta a ser ainda melhor presidenta?

    Se o PIG teve, a tempo e hora todas as informações, muitas, inclusive sem nenhuma prova,mais ainda durante o processo eleitoral, acerca dos supostos envolvidos na operação LAVA JATO e outras, por que a nossa Presidenta DILMA ROUSSEFF, não poderia usar dessas informações através do MP, exatamente para precaver o seu governo e, por conseguinte a sociedade brasileiro, no que tange a nomeação de pessoa insertas em processos criminais…???

    No mais, temos que, este novo desatino de Joaquim Barbosa… silvério dos Reis mostra bem o despreparo de um sujeito que não tem atributos para ser síndico de prédio, quanto mais ministro e presidente do Supremo. Dizem alguns que lhe faltam até condições para viver maritalmente, pois seria dado a violência doméstica. Barbosa é misto de incontinência truculenta, mesquinhez, pequenez, carreirismo e incompetência.

    Barbosa instilou na sociedade desrespeito generalizado às autoridades, uma visão de mundo baderneira calcada na indisciplina e na autocracia manifesta: se Barbosa, o presidente do STF, faz o que faz, dá o (mau) exemplo, por que não fazer como ele? Barbosa ensinou práticas baderneiras com a ajuda, inestimável ajuda da midiatização de seus chiliques com os quais atacou tudo e todos (políticos, poderes, jornalistas, advogados, colegas ministros, só poupou procuradores).

    A esse respeito, oportuno transcrever artigo do Blog Conversa Afiada, sendo que este reproduz artigo de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:

    Joaquim Barbosa é o “du jamais vu” da grosseria arrogante

    O Doutor Joaquim Barbosa – autor da “tuitada” abaixo – certamente sabe que, na Constituição, o princípio da autonomia dos poderes vem “colado” a outro: o da harmonia entre eles.

    O Ministério Público, que não é um poder mas a este se assemelha, em razão da autonomia, também não deve seguir o mesmo preceito?

    Ou seja, no que não lhe interfira na autonomia, não pode dialogar com o Presidente da República, com o Presidente do Congresso ou com o Presidente do Supremo?

    Não apenas pode como deve. Como estes entre si.

    Certamente não falta ao Dr. Barbosa a compreensão de que há uma suposição gravíssima pairando sobre os parlamentares e políticos brasileiros: a de que estejam envolvidos como co-autores ou beneficiários da ladroagem de Paulo Roberto Costa.

    Ninguém, a começar de Dilma Rousseff, disse que ia se pedir a violação do segredo de Justiça em que correm as investigações sobre o caso.

    Embora, fica claro na leitura da lei, este sigilo se prenda aos termos do acordo de delação e à eventual proteção do delator frente à organização criminosa e não às imputações que este faz, que sequer têm a presunção da verdade ( ““nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador”, diz a lei), não é possível em falar em que não possa haver consultas informais sobre a extensão do que estas contêm.

    Até porque listas e listas, supostamente vazadas pelo próprio Ministério Público, pululam nos jornais, sites e televisões, sem que isso provoque qualquer indignação nem em Joaquim Barbosa nem entre os procuradores.

    A nomeação de um ministro é prerrogativa de quem ocupa a Presidência e isso não está em questão. Mas é dever de qualquer presidente democrático promover consultas a quem ele desejar. E às pessoas consultadas o direito de dar opinião ou de não dar.

    Se quiser e puder dizer, diga. Se não quiser ou puder, não diga.

    É a chamada eloquência do silêncio.

    Parece incrível que um ex-chefe de Poder, como Barbosa, falte esta mínima capacidade de convívio dentro das responsabilidades de cada um.

    Só deixa de ser incrível porque uma mídia que endeusa personagens destemperados como ele capaz de apontar-lhe outras “faltas que lhe abundam”.

    A de educação, a de compostura, a de decoro de quem ocupou o cargo de presidente da mais alta corte brasileira.

    Uma longa galeria onde Barbosa se porta como “du jamais vu”.

    Pra quem não lembra, Du jamais vu significa “inédito”

    Como diria o nosso François Silvestre…

    INTÉ…!!!

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Carlos Andre diz:

      Doutor o pior cego é aquele que não quer ver, o senhor se perde em vossa eloquencia, talvez seja o cacoete de advogado, o que tenho certeza.

      O senhor tem procuração para defender o desgoverno do PT ate neste espaço virtual?

      Pois acho incrivel o seu contorcionismo argumentativo, só sendo pago ou alienado pelo PT.

  5. Plinio Marcos Moreira da Rocha diz:

    Apresento o documento “Quem “Apenou” Sem Competência Pode, e Deve, Ser Considerado”, //pt.scribd.com/doc/250898079/Quem-Apenou-Sem-Competencia-Pod… , onde estamos contestando a opinião de joaquim barbosa quanto a preocupação de Dilam Rousseff em obter do Procurador-Geral da República informações sobre possíveis investigações do Ministério Público dos indicados a Ministros de Estado.

  6. Hermiro Filho diz:

    Carlos Santos,
    Essa maracutaia só será resolvida construindo presídios federais igualzinho a o instalado em Mossoró-RN pra comportar essa cambada.
    Por enquanto, impossível.

  7. João Claudio diz:

    Todo e qualquer petralha$ de carteirinha, odeia Joaquim Barbosa, porque Joaquim Barbosa não valoriza ladrões, assim como as pessoas honestas e portadoras de MENTES NÃO DOENTIAS, também não valorizam.

    Quem está certo? Joaquim Barbosa, ou os petralha$? rs rs rs

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.