• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 29/10/2011 - 11:27h
Hoje

Exames detectam câncer de laringe em ex-presidente Lula

Do G1, em Brasília

O Hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.

Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele “encontra-se bem” e fará tratamento ambulatorial.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.

O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    São duas pregas de tecido musculoso situadas na laringe denominadas CORDAS VOCAIS.

  2. FRANCISCO SILVEIRA diz:

    Tratamento no HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS ???? E o S U S ???? ahhhh, esqueci…….. é só para quem tem o BOLSA FAMILIA !!!!

  3. Carlos Andre diz:

    Boa tarde Carlos Santos.

    Vejam só qual foi o hospital onde o Lula foi atendido, não foi ele que em sua primeira gestão na presidencia, disse que o SUS era perfeito, por que então o Lula não o usufrui do mesmo, caso fosse um cidadão comum, o medico já teria recomendado a fazer as despedidas!

    Esse Lula é um papagaio de pirata mesmo!!!!

  4. FRANCISCO SILVEIRA diz:

    06 (seis) médicos do melhor Hospital da América Latina, todos pagos com recursos do Governo Federal (Leia-se nosso dinheiro), afinal ele é ex-presidente !!! E quem tá se tratando da mesma doença no SUS (milhares de brasileiros), quantos médicos tem ? ? ?

  5. itamar de sousa diz:

    apos ler alguns comentarios da imprensa do sul maravilha,chego a conclusao,que eles ainda nao aceitam,que um pau de arara,sem formaçao academica,lingua presa,pobre,tenha chegado a presidencia do pais.
    pelo o que sinto,eles nao serao solidário nem no cançer.
    PiG, juízo.
    Respeite a dor do Lula.

  6. karly Robson de Sousa pereira diz:

    Em 1995, o grande Florestan Fernandes, gravemente doente, recusou a sugestão feita a ele pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso para que fizesse tratamento especializado nos Estados Unidos, a que teria direito em virtude de um título oficial com que fora agraciado pelo Presidente (Itamar Franco). Florestan sugeriu a FHC que investisse no SUS, para assegurar a todos os brasileiros o direito à saúde de modo igualitário e com qualidade, dispensando-se a necessidade de tratamentos no exterior concedidos apenas a alguns cidadãos “diferenciados”.Florestan morreu lutando para que o SUS providenciasse saúde adequada para ele e para toda a população. O ato foi heróico: assumiu risco em tese maior de morrer, por coerência com suas convicções socialistas e a serviço da luta pelo direito à saúde.Não podemos, no entanto, exigir heroísmo das pessoas, ainda que possamos e eventualmente devamos aplaudi-lo. Do contrário, seria como acusar de covarde quem era contra a ditadura, mas não se dispôs a arriscar a vida para lutar contra ela (tendo preferido o exílio, por exemplo). Devemos, sim, homenagear quem demonstrou tal coragem e desprendimento, mas não condenar quem não chegou a esse ponto – fazer isso seria culpar a vítima pelo ato do carrasco.É preciso, sim, entender e combater os problemas estruturais – o sucateamento do SUS, a falta de financiamento, etc-, e não exigir heroísmo das pessoas. Triste do país que precisa de heróis, dizia Brecht.Por outro lado, constatar que exigir que Lula se trate no SUS seria exigir um ato de “heroísmo” por parte dele também deve nos pôr a refletir. Exigimos da esmagadora maioria do povo brasileiro, então, que aja de modo heróico? Lembro-me de um voto antológico em que Victor Nunes Leal, Ministro do STF, afirmou que a lei não poderia “exigir do operário que ele seja herói ou soldado a serviço do patronato”Lula teve méritos para ser tratado aonde será tratado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.