• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 30/07/2023 - 04:08h

Festivais de repentistas também se fortalecem no Cidade Junina

Por Aldaci de França

Festival reuniu artistas populares jovens e de longa atuação (Foto: Walmir Alves)

Festival reuniu artistas populares jovens e de longa atuação (Foto: Walmir Alves)

Na mesma proporção em que se confunde repetidamente o repente com o cordel, nos acresce a responsabilidade em salientar que, entre esses dois formatos da nossa literatura popular, existem semelhanças e grandes diferenças, ou seja, são semelhantes na técnica básica: métrica, rima e conteúdo; e distintos, porque o “cordel” é escrito, lido ou declamado, depois de sua memorização, pelos seus autores e/ou apreciadores com habilidades para tal, enquanto o termo “repente” define bem o profissional da cantoria, em construir momentaneamente estrofes em quaisquer temáticas propostas no ato do desafio poético.

Assim, fica fácil entendermos que todo repentista, quando faz opção para o cordel, não vai encontrar quaisquer dificuldades, o que se explica pela sua habilidade em fazer repentinamente estrofes, nas mais diversas formas poéticas, da poesia popular nordestina, mas nem todo cordelista consegue ser repentista.

Podemos até ser suspeitos, em ter afirmado e continuarmos assegurando, em programas de rádios locais e regionais, como em outros meios de comunicação que levam as informações a confins bem distantes, que “o Festival de Repentistas do Nordeste no Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2023, pode ser considerado como o mais qualitativo Projeto Cultural em se tratando de cultura de raiz”.

Diante do exposto, acrescentamos que a nossa preocupação não é mais justificar a qualidade do referido projeto, que coordenamos há 21 anos no Mossoró Cidade Junina, e não há mais dúvidas quanto a isso, pois já provamos e comprovamos a sua significância como cultura popular expressiva e legitimamente nordestina. Os 21 anos de Festivais falam bem por nós.

Não foram anos fáceis para coordenarmos essa ação cultural em Mossoró, mas nunca nos desestimulamos nem pensamos em desistir dos nossos objetivos, e essa nossa determinação nos tem credenciado a aprovação dos nossos projetos, e a prefeitura, por sua vez, a nos contratar.

E aqui somos justos em afirmar que a Prefeitura Municipal de Mossoró tem fomentado melhor financeiramente as nossas atividades como repentistas, nesses anos de 2022/23. Proporcionou-nos melhores cachês, o que nos têm dado condições de contarmos com boa parte do melhor da nossa cantoria, em nível regional e nacional no Mossoró Cidade Junina.

Respeitamos a todos os estilos musicais, a todos os colegas cordelistas, e a tudo que é considerado como cultura de um povo, mas também somos defensores ferrenhos de uma maior difusão do repente como expressão autêntica e legítima da cultura popular.

Somos gratos a gestão atual por valorizar os nossos festivais, e o nosso próximo passo será a continuidade da luta por uma maior visibilidade do nosso evento, no Mossoró Cidade Junina.

No que tange à qualidade da cantoria, sempre que nos for confiada à coordenação dos festivais de repentistas será mantida.

Nós, cantadores, temos a consciência de que o nosso Festival de Repentistas é comparado positivamente aos melhores eventos que vêm acontecendo no Nordeste e em outras Regiões do país.

Aldaci de França é poeta repentista, escritor e coordenador dos Festivais de Repentistas do Nordeste no Mossoró Cidade Junina

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.