• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 26/11/2007 - 12:39h

“Fórum de Debates” reforça imagem democrática do Blog

O que passo a narrar tem coisa aí de dez ou 12 anos, não recordo bem. Digamos que sejam 12.

Na redação da Gazeta do Oeste, um jovem aprendiz de jornalismo, "foca", no jargão do nosso meio, me fuzila com uma indagação: "O que é preciso para ser um grande jornalista?" Até surpreso com a abordagem feita a mim, procuro evitar gongorismos e também ser direto:

– Amigo, grande eu não sei lhe dizer. Para não ser medíocre é fazer com paixão.

Impossível ser razoável no jornalismo ou em qualquer outro ofício humano, se houver uma entrega total. Até as dores das ingratidões, perfídias e insucessos são menores. Digo isso, quase no formato "nariz de cera" (abertura prolongada e cansativa de matérias, sem ir ao ponto direto da notícia), para prestar um agradecimento público. Outro.

Sem que estimulasse por qualquer meio direto ou indireto, este Blog se transformou num "Fórum de Debates" em torno de temas como as prerrogativas do advogado, a inviolabilidade do operador do Direito, a legitimidade do Mandado de Segurança, o papel de instituições como OAB, Judiciário e Ministério Público, além de outras questões agregadas.

Juízes, promotores, advogados, entidades da Magistratura e do MP se pronunciaram a partir de sábado (24). Réplica, tréplica, opiniões distintas, conflitantes, endossantes etc. Mesmo assim, em sua maioria, antípodas em duelo edificante. Enriquecedor. Que continua em comentários abaixo de cada matéria. Vá conferindo hora a hora. Está excelente.

À semana passada disse em entrevista à TV Cabo Mossoró (TCM) que meu Blog era feito a partir observações próprias, sugestões e críticas dos webleitores. Muito do formato dele até aqui nasceu "de fora para dentro." Eis mais uma prova.

A escolha do meu endereço eletrônico para uma discussão desse nível, é estímulo para que eu continue empenhado em não ser medíocre.

Obrigado.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog

Comentários

  1. Olavo Hamilton Ayres Freire de Andrade diz:

    Caro Jornalista Carlos Santos, só para que se tenha idéia dos desrespeitos às prerrogativas profissionais dos advogados e de como a OAB deve reagir prontamente, segue NOTA DE REPÚDIO da OAB/ES acerca de situação grave ocorrida com advogado inscrito naquela seccional. Segue a nota:

    URGENTE Colegas : A Diretoria e o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Espírito Santo vêm trazer ao conhecimento de todos os advogados e da sociedade civil NOTA DE REPÚDIO à agressão sofrida pelo advogado Geraldo Gomes de Paula, quando no exercício de sua atividade profissional. Este colega, ao tentar se entrevistar com um cliente, que acabara de ser detido, teve suas prerrogativas desrespeitadas, em dependência policial de Vitória, na última quinta feira (dia 22/11/07), por volta das 19:15 horas, sendo agredido por policiais militares, do que resultou seu internamento em estado grave. Estando em coma por dois dias, foi submetido a duas intervenções cirúrgicas, que não tiveram êxito, lamentavelmente, vindo a falecer no final da manhã de hoje (domingo – 25/11/07). Estaremos realizando protesto público por ocasião de seu enterro, amanhã, segunda feira, às 11:00 horas, que contará com a presença do Presidente da OAB Federal, Dr. Cezar Britto, e do Presidente da Seccional do Rio de Janeiro, Dr.Wadih Damous Filho, e de representantes de todos os segmentos da advocacia de todo o Estado. Nesta hora de profunda tristeza e extrema gravidade, somente a união de todos os colegas em defesa das prerrogativas e da incolumidade física dos advogados poderá assegurar condições mínimas de trabalho para a categoria. Convocamos todos os colegas e a sociedade civil em geral a se manifestarem contra esse ato de violência, exigindo a apuração isenta e completa dos fatos e a punição aos que o cometeram. O Tribunal de Justiça do Estado, o Tribunal Regional do Trabalho e a Seção Judiciária Federal, entendendo a comoção dos profissionais da advocacia capixaba, suspenderam todos os prazos e atos processuais, inclusive audiências, nesta segunda feira, na Grande Vitória. SUA PRESENÇA É IMPORTANTE PARA MANIFESTAR A INCONFORMIDADE COM A VIOLÊNCIA E EVITAR A IMPUNIDADE, pois a defesa das prerrogativas é uma bandeira de que não podemos abrir mão, sob pena de abdicarmos da própria cidadania, inseparável da advocacia. Saudações, Antonio Augusto Genelhu Junior Presidente da OAB/ES Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Espírito Santo Telefone : (27) 3232-5600 Fax : (27) 3232-5629

  2. Conrado diz:

    A nota de repúdio acima reportada em nada se iguala com o tema discutido. Veja que ainda não foi aclarado pela OAB, até onde defende prerrogativa de advogado filiado e até onde vai a defesa de pessoa que é advogado, porém, servidor público que sofre reflexos de ordem investigativa. Uma e outra situação tem que ser definida para a sociedade.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.