• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 06/05/2024 - 23:48h
Brasília

Fátima apresenta projeto do Porto-Indústria Verde a vice-presidente

Fátima e o vice-presidente/ministro conversaram em Brasília (Foto: divulgação)

Fátima e o vice-presidente/ministro conversaram em Brasília (Foto: divulgação)

Nesta segunda-feira (06), a governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu com Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para tratar da parceria público-privada (PPP) para o Porto-Indústria Verde a ser instalado no Rio Grande do Norte. No encontro, que se deu em Brasília (DF), os detalhes do projeto do porto foram apresentados ao ministro.

“Já havíamos conversado sobre isso, o projeto está andando, e queríamos muito apresentá-lo, pelo papel que Geraldo Alckmin está desempenhando na condição de ministro, coordenando todo o debate do plano nacional de industrialização”, explica a governadora, acompanhada do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

O Porto-Indústria Verde, que recebe a qualificação de “verde” por lidar com produção de energia limpa, é uma estrutura voltada para energia eólica offshore (no mar) e para a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, como o hidrogênio verde (H2V) – podendo dar suporte também aos setores da mineração, do petróleo e gás, da fruticultura, do sal e da pesca. O porto, que já possui um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, realizado em parceria com a UFRN, está orçado em R$ 5,6 bilhões.

Os estudos apontaram o município de Caiçara do Norte, litoral Norte do estado, como a região que melhor responde aos critérios de área para a instalação desse equipamento no Rio Grande do Norte.

O ministro Geraldo Alckmin destacou a importância do projeto do Porto Indústria Verde pois vem ao encontro do Nova Indústria Brasil (NIB), um plano de ações e investimentos sustentáveis para a neoindustrialização do país para os próximos dez anos, lançado pelo Governo Federal.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. Chagas Nascimento diz:

    De promessas, estou cheio… Vi propagandas na TV que o RN é um canteiro de obras; só não sei onde estão as ditas; só acredito vendo.

  2. Guilherme Victor diz:

    O RN está precisando que prospere um projeto como esse. Em Mossoró, não tivemos mais notícias, desde 2021, de um amplamente divulgado polo cloroquímico que, ou está andando de forma muito discreta ou não passava de um balão de ensaio, mas que aparentava ser um grande impulso na economia local.

    • Guilherme Victor diz:

      Quanto ao polo cloroquímico, à época, dada a obscuridade do grupo Koyo e da escassez de notícias do seu presidente Joaquim Franco, que andou até assinando protocolo com o prefeito Allyson, me pareceu que estávamos vendo repetir-se o conto do ex-prefeito Silveirinha e o desconhecido empresário pernambucano que doaria o santuário de Santa Luzia. Parece que não me enganei. Sucupira é aqui. A governadora Fátima e o ministro Alckmin merecem mais credibilidade, mas mesmo assim, são projetos que a gente só acredita depois de pronto.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.