• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 08/04/2020 - 08:38h
Covid-19

Governo apresenta projeção de óbitos que assusta o RN

Segundo estimativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), divulgada nessa terça-feria (7), até sexta-feira (10), pelo menos 38 pacientes com Covid-19 deverão estar curados. Mas também tem estudo da mesma fonte, que aponta para tragédia estelar.

Projeções do médico Ricardo Volpe, do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública, apontam que 1.275.318 de pessoas podem ser infectadas até o dia 15 de maio, se as estratégias de contenção da Covid-19 não avançarem.

O cenário ainda prevê 38.674 pacientes recuperados e 10.586 óbitos. Isso mesmo: 10.586 óbitos. 

Leitos

Os números da Sesap também saíram de estimativas para fato concreto. O secretário da Sesap, médico Cipriano Vasconcelos Maia, assegurou que no RN 9.495 leitos hospitalares estão disponíveis na atualidade para servirem a pacientes com Covid-19.

O governo trabalha para ter mais 1.108 leitos nas próximas semanas, mas reconhecendo que o quantitativo é insuficiente mesmo assim para cobrir o que vem por aí.

Além disso, há limitações também quanto à mão de obra especializada. A carência de pessoal e deficiência de leitos e outros equipamentos só podem ser atenuadas com a população colaborando no isolamento social – disse ele.

Nota do Blog – Creio que o governo estadual foi imprudente em apontar estimativas de óbitos em tamanha dimensão. É provável que erre feio, por muito mesmo. Pelo que temos acompanhado no país e mundo, a letalidade da Covid-19 é muito baixa.

A grande preocupação das autoridades sanitárias é apostar que, com o confinamento, não ocorra estrangulamento das estruturas de saúde. Claro que cada um tem que fazer sua parte, além das ações do poder público.

Se algum órgão de imprensa apresentasse números apocalípticos como esses, mesmo que apresentado por algum especialista, com certeza que o próprio governo apresentasse uma Nota de Repúdio e classificasse a a notícia de terrorista, irresponsável e absurda.

Vindo de autoridades do Governo do Estado, tudo é ainda mais grave.

Outro ponto é que em vez de dar números concretos sobre “curados”, a mesma Sesap conjectura, tenta adivinhar. No vizinho Ceará é diferente: fala-se concretamente (veja AQUI). São 39 até ontem. Todos identificados.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Elzo diz:

    Meus deus

  2. François Silvestre diz:

    Tudo chute. A situação é preocupante, mas os batedores do pânico masturbam-se nesse sadismo não científico. Se é que há sadismo científico. Esse tipo de noticia deveria ser evitada, não ajuda em nada. Pelo contrário, estimula o pânico e a ansiedade.

  3. Akio diz:

    Tem que morrer 280 por dia pra bater essa conta…
    Se não, não justifica e nem bate a conta do “hospital da” campanha
    Meus Deus, que conta é essa?!

  4. Roberto Mitre diz:

    Parabéns para o blog, foi o único veículo de comunicação que fez uma análise crítica aos números do governo.
    Podemos dizer que quem fez essas projeções, é um estatístico do caos, do terror e da desesperança. Vá de retro satanás.

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Mais pânico, mais recursos financeiros…
    O que mais pode explicar tamanho absurdo?
    Falar em absurdo:
    A DENGUE FOI ERRADICADA?
    Não morre mais ninguém por conta deste vírus?
    CADÊ O CARRO FUMACÊ?
    Não veio dinheiro para combater DENGUE?

  6. Evans Araújo diz:

    O governo estadual anda perdido em sua própria incompetência. Estes números apenas refletem a incapacidade dos gestores. Erros primários são cometidos por quem deveria ser exemplo. Esta semana os secretários concederam entrevista sem o espaçamento necessário entre eles, sem utilizarem material de higienização e proteção, além de dividirem o mesmo microfone.
    Hospitais de campanha serão (será mesmo?) erguidos em Natal e Parnamirim, dois municípios vizinhos. Enquanto Mossoró, (que tem a metade dos casos de Natal) sequer foi contemplada. Imaginar que os novos leitos do Tarcísio Maia e uma reforma no Hospital da Polícia Militar suprirão a “demanda”, é entregar o povo a própria sorte/destino.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.