• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 05/04/2024 - 11:26h
Poder

Governo avalia mudança na Petrobras, mas Jean-Paul Prates ironiza

Do Canal Meio e outras fontes

Jean-Paul esteve com Lula no QG petista durante apuração de votos (Foto: redes sociais)

Jean-Paul e Lula no QG petista durante apuração de votos em eleições de 2022 (Foto: redes sociais)

A Petrobras pode ter um novo presidente em breve. Criticado publicamente por membros do governo, o presidente da estatal, Jean-Paul Prates, pediu uma audiência com o presidente Lula para discutir os ataques que vem recebendo, conta Mônica Bergamo. Os dois devem se reunir na próxima semana. Inconformado, Prates pretende dar um basta na situação. E cogita inclusive sair do comando da estatal.

Segundo a coluna, Prates quer que o presidente da República manifeste apoio a sua permanência. O imbróglio mais recente envolveu a distribuição de dividendos extraordinários, que opôs Prates aos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, e a consequente queda no valor de mercado da estatal de quase R$ 55 bilhões.

Silveira reconheceu em entrevista à Folha que há um conflito entre seu papel e o do presidente da Petrobras. Para os apoiadores de Prates, a saída do executivo seria traumática para a companhia e o governo, gerando uma crise desnecessária. (Folha)

Se Prates deixar mesmo o cargo, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, deve assumir a Petrobras. Vera Rosa conta que Lula  já até conversou ao telefone com Mercadante, que teria aceitado substituir o Prates, caso ele deixe a estatal. Mercadante, aliás, tem sido um dos nomes aventados para o cargo desde a transição. Segundo o Estadão, o diretor de Planejamento do BNDES, Nelson Barbosa, assumiria o banco de fomento. (Estadão)

Prates, no entanto, fez piada sobre sua possível demissão. No X, compartilhou uma mensagem em que perguntam se ele deixará o comando da Petrobras. “Jean Paul vai sair da Petrobras? Acho que após as 20h02. Vai para a casa jantar… E amanhã às 7h09 ele estará de volta na empresa, pois sempre tem agenda cheia”. (Poder360)

Postagem de Jean-Paul na redes social X, antigo Twitter, dia passado.

Postagem de Jean-Paul na redes social X, antigo Twitter, dia passado.

Em reunião na quarta-feira, Silveira, Costa e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concordaram com o pagamento dos dividendos extraordinários da Petrobras, que somam quase R$ 44 bilhões, conta Malu Gaspar. Prates, que defendia o pagamento de metade do valor, já foi comunicado da decisão, que será levada para chancela final de Lula. É uma vitória de Haddad sobre Costa e Silveira, que queriam segurar os recursos para sustentar o plano de investimentos da petroleira. (Globo)

Antes de decidir sobre os dividendos, Lula quer receber os cálculos exatos de quanto a estatal pode distribuir aos acionistas sem comprometer a execução do plano de investimentos. Só com esses números em mãos, relata a Coluna do Estadão, vai chancelar ou não o pagamento. Os técnicos da empresa já começaram a fazer as contas e uma reunião de integrantes do conselho está prevista para hoje. (Estadão)

E os rumores envolvendo a petroleira acabam tendo impacto direto em suas ações, que fecharam em queda de 1,41%. A Comissão de Valores Mobiliários abriu ontem um processo administrativo para investigar divulgações de notícias sobre a estatal, mas não disse quais informações são alvo do processo. (Metrópoles)

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.