• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 27/08/2013 - 10:52h
Drama

Governo deixa de pagar quase R$ 1 milhão contra câncer

O médico Cure de Medeiros esteve ontem reunido com o vereadores que compõem a bancada de oposição à gestão municipal na Câmara, composta pelos vereadores Lahyrinho Rosado (PSB), Genivan Vale (PR), Vingt-Un Neto (PSB),  Soldado Jadson (PT do B), Luiz Carlos (PT), Tomaz Neto (PDT)  Jório Nogueira (PSD).

Cure (de vermelho) e vereadores conversaram sobre problema

O encontro serviu para ele explicar a real situação relativa aos projetos que prestam serviço à população com câncer em Mossoró e região. Sua luta é por apoio da população e classe política.

Cure relatou que a Prefeitura de Mossoró renovou todos os contratos existentes com os demais hospitais e clínicas em Mossoró e a única exceção foi o Centro de Oncologia de Mossoró (COHM), que realiza as cirurgias oncológicas. Além de não ter feito a renovação dos contratos do “plus” (adicional financeiro), o médico apresentou documentos que mostram que a Prefeitura mantêm em atraso dois meses de produção deste hospital, gerando um déficit de aproximadamente 800 mil reais.

Doações

E esse não é o único débito: Um repasse de 125 mil reais – que deveria ter sido pago ao Hospital do Câncer (Hospital da Solidariedade), pelo executivo, em cinco parcelas de 25 mil – desde o dia primeiro de setembro do ano passado, quando venceu a primeira parcela do acordo, não teve qualquer pagamento.

Quase 1 milhão de reais que afetam diretamente milhares de pessoas, correligionárias ou não da prefeita Cláudia Regina (DEM).

“Esta situação vem comprometendo seriamente os serviços aos pacientes de câncer e tem levado o Hospital da Solidariedade a depender ainda mais das doações da população”, ressalta Genivan Vale.

Inconformado com o que foi exposto e com o descaso com a saúde no município, diariamente denunciada pela população, o vereador Genivan Vale dedicou sua fala a expor essa realidade em plenário durante o pequeno expediente da sessão desta terça-feira (27).  “O câncer não pode esperar”, alertou ele.

Nenhum vereador governista pronunciou-se durante intervenção do vereador.

À semana passada, o vice-prefeito Wellington Filho (PMDB) falou sobre o assunto (veja AQUI).

Veja mais detalhes e documentos oficiais clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde

Comentários

  1. Francy Granjeiro diz:

    O interesse da prefeitura em continuar parceira do Hospital do Câncer [palavras do vice Wellington], tenha vergonha na cara, mentindo também num programa de tv?? É ser cara de pau!

  2. Francy Granjeiro diz:

    Dr Cure deveria ir a imprensa nas redes sociais e pedir $$$$$$$ para serem descontados na conta de luz ou água,carnê, 5 10 15 20 tem pessoas que pode doarem 50 100, num dão ao Baraúna, ao Dízimo?Se nao engano a APAE faz isso.A Diocese de Mossoró,tem projeto busca ajuda para a formação dos novos seminaristas,acho que é em Campina Grande.Eu ja ajudei,uns 5 anos atraz vinha decontado na conta da Cosern,as redes sociais costumam reunir uma motivação comum e fazer isso.
    Se depender desse governo descendo a ladeira ficando cada dia mais pobre…….e se contar com essa prefeita que também nao dar ouvidos que se faz de cega e surda,que nao quer ouvir,e que gasta $$$$$ com sua propagandas enganosas. Dr Cure só vai piorar,não podemos chegar a esse ponto, Mossoró e outras cidades vizinhas precisa desse Hospital.
    Botar nas redes sociais Facebook Twitter Blogs Orkut FlickR………..

  3. Maria Cândida diz:

    Meu Deus!! quanta irresponsabilidade senhora prefeita com a vida das pessoas, não pense a senhora que está prejudicando pessoalmente Dr. Cure, mas sendo co-responsável pela MORTE de milhares de pessoas. O importante é a sociedade se unir, em prol dessa questão humanitária.

    PS: Não esqueça senhora Cláudia Regina o poder é passageiro e seu tempo em tal situação será marcado pelo descaso aos pacientes que sofrem de tão cruel doença. É assim que a senhora será lembrada por milhares de pessoas!!!

  4. João Duarte diz:

    Isso é um absurdo.
    Todos nós estamos sujeitos a passar por situações de saúde como o câncer.
    Só quem já teve algum parente com câncer sabe o quão difícil é.
    A família “vai se acabando” junto com a pessoa, pelo sofrimento diário que não cessa…
    Imagino essas pessoas, tão humildes, tendo que voltar a se deslocar para Natal e Fortaleza para realizar procedimentos por simples jogo político da prefeita de Mossoró.
    Será se a mesma está honrando os votos que recebeu?
    Porque certo hospital é tão beneficiado, em detrimento de outros?
    Tentam atingir Dr. Cure, mas acabam atingindo a população. LAMENTÁVEL!
    Mossoró para todos?

  5. Raimundo diz:

    O mesmo aconteceu com a APAE que se calou durante 6 meses e que perdeu o repasse do ano passado inteiro pois não houve repasse so gastos com a campanha

  6. Sebastião Almeida diz:

    Prezado Raimundo:
    A APAE, perdeu realmente, os recursos do convênio com a Prefeitura de Mossoró – No exercício de 2012, num montante de R$ 60.000,00(Sessenta Mil Reais). A subtração pela prefeitura destes recursos, para uma entidade como a APAE, que não cobra nada da clientela pelos serviços que realiza, causou grande preocupação aos dirigentes voluntários da instituição.
    Não calamos um só instante em relação a cobrança. Acho até que cobramos demais. Os que estavam lá, é que não quiseram pagar. Pode acreditar, que não faltou um documento e não havia nenhuma irregularidade na APAE, que impedisse o devido pagamento.
    Na atual gestão, o convênio foi renovado e as parcelas já estão sendo pagas.
    O poder público precisa olhar com bons olhos o trabalho que as APAEs realizam no Brasil. Já somos 2.186 unidades no Brasil, atendendo gratuitamente quase meio de milhão de pessoas com necessidades especiais. Somos a maior rede de apoio às pessoas com necessidades especiais no Brasil e uma das maiores do mundo.
    O poder público tem ajudado. Mas, ajudado muito pouco. As APAEs no Brasil ainda não fecharam, porque a sociedade não deixa. É através de contribuições voluntárias de pessoas anônimas, que estas instituições insistem funcionando.
    Somos muito agradecidos a tudo e a todos. É assim que vamos vivendo cada dia do nosso trabalho. Temos a APAE como uma obra de Deus, que deve continuar sempre.
    Muito obrigado pelo seu comentário e eu convido você a conhecer a APAE e o trabalho que ela realiza. Funcionamos de segunda a sexta o dia todo.
    Um abraço,
    Sebastião Almeida – Presidente Voluntário da APAE Mossoró.

Trackbacks

  1. […] também aprovou por unanimidade apoio e solidariedade ao médico Cure de Medeiros (veja postagem AQUI), que administra Hospital da Solidariedade e Centro de Oncologia de Mossoró (COHM). A […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.