• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 25/06/2012 - 22:38h
Uern

Governo desmarca reunião para por fim à greve

A reunião dos segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Governo do Estado agendada para hoje, 25, foi desmarcada pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega. O auxiliar alegou compromissos inadiáveis para o cancelamento do encontro.

A reunião havia sido agendada na Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa na última quinta-feira, 21, como uma forma de pôr fim ao impasse da greve dos professores e técnicos administrativos, provocada pelo descumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, firmado com as categorias em setembro do ano passado.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), o adiamento demonstra o descompromisso do Governo do Estado para com a Uern e como a Universidade não é prioridade para a atual administração.

Com informações da Aduern.

Nota do Blog – Cada dia que passa aumenta meu sentimento de compaixão em relação à Uern, a maior obra humana já construída em Mossoró, que serve ao município, ao Rio Grande do Norte e ao país.

Lamentar que o padre Sátiro Dantas, um dos baluartes da estadualização, esteja testemunhando esse massacre, tamanha imolação. Como estariam o ex-prefeito Raimundo Soares de Souza e o professor João Batista Cascudo, se estivessem vivos, vendo esse empreendimento moldado com ousadia e inteligência deles, sendo demolido por uma mossoroense?

Quem diz que a Uern tem “gasto”, não sabe o valor da ignorância, nem o significado da palavra investimento.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação

Comentários

  1. Francisco Alves Filho diz:

    Carlos, o grupo Rosado não tem interesse coletivo, mas apenas interesses particulares. O Governo Rosalba enganou o eleitor, mas os planos dos Rosados estão de pé. Eles falsamente se dividem para perpetuarem no poder.

    • Gilmar Henrique diz:

      É isso mesmo!
      Temos aí uma verdadeira análise psefológica.

    • CALIBRE 50 diz:

      Tudo falácia para enganar a população,tricotomização de resultado!

    • Francy Granjeiro diz:

      Corretíssimo Francisco, os administradores do RN, eles sem exceção de nenhum sempre teve e terão o seus esforços recompensados de seus negócios crescerem e crescemm e se estabilizaram em um patamar cada vez mais alto pra si só. Infezlimente é a realidade do nosso Estado, da nossa cidade
      Muito triste!!

  2. Gilmar Henrique diz:

    É bem verdade também que a
    “Cada dia que passa aumenta meu sentimento de compaixão em relação à Uern, a maior obra humana já construída em Mossoró, que serve ao município, ao Rio Grande do Norte e ao país.
    Quem diz que a Uern tem “gasto”, não sabe (o valor da ignorância, nem) o significado da palavra investimento.”

  3. Eduardo Sidney diz:

    “Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância”, disse Derek Bok, educador, advogado e ex-presidente de Havard. Infelizmente, nossos governantes não tem refletido nessa sentença, e diante do descaso para com a educação, se debruçam em busca de soluções sem fundamentos para a pobreza e marginalização de grande leva da sociedade.

  4. José diz:

    O descaso com a UERN reflete o baixo nível da educação de nossa “elite” política, cujo representante maior atualmente é a governadora Rosalba Ciarlini. Sem uma boa educação, essa “elite” é incapaz de entender o alcance dos benefícios de uma boa educação. Na escuridão, só ver o óbvio e o imediato. Educação é luz e liberdade, mas que sistema educacional essa “elite” produziu? Um sistema que não educa os jovens, mas os adestra, seja em escolas de faz de conta, formando “cidadãos” incapazes de ler um livro ou escrever um texto, seja nas celas das cadeias sob socos e pontapés. E quando desiste de adestrá-lo, simplesmente os mata, pois se tornaram inrecuperáveis.

    Hoje ele forma médicos que não sabem curar, advogados que não sabem escrever, engenheiros que não sabem calcular, e gestores que não sabem administrar. E qual será o nosso futuro? Sem universidades de boa qualidade pararemos no espaço e no tempo, não vamos a lugar algum, seremos sempre um Estado pobre, dependente, violento, doente e com gestores incapazes sendo humilhados pela imprensa nacional.

    A “elite” potiguar, alheia ao trabalho intelectual e cientificamente analfabeta, pensa pequeno, perde tempo disputando migalhas. Ela não tem a capacidade de criar soluções e conduzir o Estado para um futuro melhor. Nem mesmo consegue vislumbrar os benefícios de uma boa educação. Fica fascinada quando viaja à lugares onde a educação e a cultura são mesmo que minimamente respeitadas pelos administradores públicos. Lá tudo parece funcionar melhor, e parece ser mais fácil administrar, mas nossa “elite” não entende o porquê.

    Se mais cidadãos norte-rio-grandenses tivessem ido a escolas e universidades de boa qualidade, seríamos um povo mais eficiente na produção de riquezas, na utilização dos nossos recursos, na conservação do patrimônio, na redução da violência e no cuidado com a saúde. Seríamos mais criativos e teríamos uma maior capacidade para resolver problemas. O mundo está cheio de exemplos de que a educação não é um gasto, mas um investimento com retorno garantido. Não fosse assim, não mandaríamos nossos filhos à escola.

    Sem mais investimentos em universidades não haverá solução para a nossa situação de penúria e atraso. Com o desrespeito à UERN, a governadora atrasa o já lento desenvolvimento do oeste potiguar. Infelizmente parece claro que ela não tem a capacidade de entender isso. Resta-nos lamentar que a governadora Rosalba Ciralini não tenha sido uma estudante dedicada, do contrário não teria dúvidas dos benefícios de se investir numa boa universidade. E se não lhe faltasse uma boa educação ela certamente estaria fazendo melhor o seu dever de casa.

    Prof. José Ronaldo (UERN)

  5. Fabiano Rodrigues Maximino diz:

    Triste a maneira como Rosalba trata dos cursos e da Uern como um todo….Triste o descompromisso para com a instituiçao que certamente mais poderia modificar a realidade de milhares de jovens vidas, forjando um destino mais digno e honrado…triste o desrespeito para com os professores que com amor e sem muitos subsidios conseguem verdadeiras facanhas no meio do agreste….Nossa universidade é respeitada por inumeras instituiçoes centenárias mas parece não gozar do mesmo prestigio por parte de seus governantes….A saber…..Medicina na UERN obteve nivel 5 na prova do ENADE realizada pelo MEC estando entre as 28 melhores escolas de medicina do pais num total de mais de 150 escolas , NOTA MAXIMA EM EXCELENCIA DE ENSINO SUPERIOR , mesma nota de conceituadissimas universidades do sul e sudeste do Brasil como USP , UNESP, UNICAMP……..E advinhem qual é a moeda de troca do governo????????
    Professor Fabiano Maximino
    Disciplina de infectologia da Facs- UERN

    • JUNIOR diz:

      Caro colega,

      por mais que eu estude e busque bibliografias, ainda não consegui achar em nenhuma obra literária a lógica de como este governo trata e motiva seus funcionários (servidores para o público), pois no mesmo nível que estes mostram resultados positivos os seus prêmios são inversamente proporcionais. É extremamente absurdo vermos de fato os funcionários darem o sangue pelo povo e a instituição e este mesmo governo joga-lhes aos leões como “peso/gasto para gestão” é um pensamento tipicamente da ideologia neoclássica, porém totalmente desvirtuado aproximando das concepções de Malthus. Contudo, cabe a nós cobrarmos como cidadãos a “gerencia técnica e humana” por ela prometida e como servidores apresentarmos ao público a realidade que vemos nos corredores, no mais esperamos que algo sensato venha deste governo, antes que a própria população não consiga suporta os maus tratos e tome atitudes mais ásperas como ocorreu em Natal e sua “gestora”.

  6. William Pereira diz:

    Não seria hora de mudar o discurso e incitar a todos a uma desobediência civil e ainda começar a ensinar conteúdos revolucionários. Mudar isso tudo ai somente com reclamações ninguém vai conseguir, pelo voto pior ainda. Quem quer mudança muda…

  7. chagas diz:

    Parece que voces meus leitores ainda não entende de falsas profecias, os alves e maias são e serão os grupos dominantes do nosso estado, sempre, Wilma os derrotou, mas eles se uniram, como água e óleo e derrotaram a mesma, fizeram acusações de todos os níveis,factóides , os variados para todos os gostos, mentiram, enganaram e nós como bobos, acreditamos, coloquemos uma rosa carnívora e selvagem para desmanchar o que tínhamos conquistado; a expansão da UERN (que é prejuízo para esse governo), uns programas sociais belissímos , valorização do servidor, um grande pragrama de saneamento básico para o estado, investimento pesado no espaço cultural, entre outros, porém esses grupos oligarquicos detém de quase toda os meios de comunicação do estado, ofereceram um gerenciamento que defende o capital selvagem em detrimento do socialismo. Investimento no social é prejuízo na visão do capitalismo, aí está o nosso erro, de não QUERER aprender separar o jóio do trigo. Olhem o orçamento do estado para 2012, veja quanto foi o da saúde , educação, segurança e propaganda, portanto fomos nós que aceitamos esse desastre administrativo e seremos nós, por obrigação expulsar esses insenvíveis do poder.

  8. FERNANDO fF diz:

    Só a educação liberta o povo, os Rosados sabem disso.A melhor maneira de dominar um povo é com a ygnorancia,o analfabetismo e o clientelismo.

  9. rai diz:

    Enquanto isso a nova propaganda na televisão do governo enaltecendo suas “benfeitorias”……..mas…
    os retardados sabem como está a saúde, a segurança , a educação, oh desculpe senhora rosado….a senhoora não tem nada a ver com pato afinal quem governa não es tú
    vadre reto

  10. Teodósio diz:

    Carlos, há alguns dias atrás, ouvi um rapaz no Café Bagdá dizer que uma pessoa de muitíssima influência no governo de Rosalba, teria dito o seguinte; “Não tem pra que Mossoró ter duas universidades publicas, bastaria uma, a UFERSA”. De início, achei e continuo achando que seja boato, todavia, a sequência dos fatos vem me fazendo acreditar que tal afirmação tem um pouquinho de verdade, senão vejamos: 1º) O governo no ano passado somente depois de mais de 100 dias de greve é que negociou um acordo com os professores; 2º) propositadamente não cumpriu o acordo celebrado no ano passado; 3º) o governo está tratando a atual greve dos professores e funcionários com total INDIFERENÇA, como se nada esteja acontecendo; 4º) O governo já negociou com todas as categorias, que entraram em greve ou ameaçaram entrar, menos com os grevistas da UERN; 5º) Na audiência publica realizada pela Assembleia Legistalativa, o secretario Alber Nobrega representante do governo, segundo me disse um professor que participou da audiência, não levou qualquer proposta e disse que a “solução é a federalização da UERN; 6º) O secretário sem motivo plausível, cancelou a reunião que teria com o comando de greve. Ao que tudo indica parece que há mesmo uma clara intenção em deixar a UERN “sangrar” para que no futuro se possa justificar um possível encampamento da UERN pela UFERSA, o que será desastroso para os professores e servidores, visto que legalmente será muito complicada essa transição. É uma questão de visão, pois quem enxerga os gastos com a UERN como despesa e não investimento, de tudo se pode esperar.É preciso que Mossoró se levante e lute para salvar o seu maior patrimonio, responsável maior pelo nosso crescimento e desenvolvimento.

  11. Ana diz:

    Parece-me que o DEM só quer conversa com construtora. Se Mossoró eleger Cláudia Regina daqui a 4 anos teremos uma prefeita pedindo voto para Rosalba novamente. Deveremos refletir sobre isso.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.