• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 02/10/2023 - 21:44h
Operação Sal Grosso

Izabel Montenegro tem condenação que passa de 31 anos de prisão

Marido e um dos filhos da ex-vereadora também acabam sendo alcançados por sentença judicial
A ré Izabel da Caixa foi denunciada pelo MPRN e ex-assessores confirmaram denúncias (Foto: Edilberto Barros/Arquivo/26-06-2019)

A ré Izabel da Caixa foi denunciada e ex-assessores confirmaram denúncias (Foto: Edilberto Barros/Arquivo/26-06-2019)

A ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró Maria Izabel Araújo Montenegro (MDB) foi sentenciada em mais um dos processos relativos à Operação Sal Grosso, deflagrada em 14 de novembro de 2007 (veja AQUI), pela 11ª Promotoria de Justiça. O cumulativo de pena imposto à ela em regime fechado, mas com direito a recorrer da decisão, em liberdade, chega a “30 (trinta) anos e 1 (um) mês de reclusão e 370 (trezentos e setenta) dias-multa.”

Na mesma sentença, o magistrado Ricardo Antônio Menezes Cabral Fagundes, da 3ª Vara Penal da Comarca de Mossoró, também condenou marido e um dos filhos de Izabel Montenegro. José Nicodemus Holanda Montenegro, o marido, teve pena definitiva em 4 (quatro) anos e 8 (oito) meses de reclusão 75 (setenta e cinco) dias-multa. O filho Paulo Henrique Araújo Holanda Montenegro teve pena definitiva em 4 (quatro) anos e 8 (oito) meses de reclusão 75 (setenta e cinco) dias-multa.

A decisão do juiz foi em relação à Ação Penal do MPRN sob o número 0121290-69.2013.8.20.0106, considerando culpada a ré Izabel Montenegro (“Izabel da Caixa,” seu nome político à época), em crimes de corrupção passiva e peculato.

Segundo os autos, Izabel Montenegro embolsava dinheiro de empréstimos contratados à Caixa Econômica Federal (CEF) por três assessores, além de empalmar remunerações de uma funcionária “fantasma,” lotada em seu gabinete. No período, ela integrava o legislativo mossoroense, presidido por Júnior da Escóssia (in memoriam).

Ficou comprovado ainda que a então parlamentar foi beneficiada pelo fato dos empréstimos terem sido cobertos pela própria Câmara Municipal de Mossoró, em vez dos assessores.

Os assessores e a funcionária fantasma tiveram sentenças favoráveis. Desvencilharam-se de qualquer pena, porque colaboraram com as investigações. Confirmaram em juízo as denúncias do MPRN.

Leia também: Justiça condena ex-vereadora a oito anos de prisão.

Veja íntegra da sentença AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Maria Paula diz:

    Será que a soberba dela agora diminui? Aqui em Mossoró observo como esse povo possui um padrão de vida surreal.. Agora entendo que existe outras funções ilícitas. Se for realmente comprovada a sua culpa, que pague cada centavo pela farra feita com o dinheiro público!

  2. Amorim diz:

    E dai?
    Fernando Collor de Melo foi condenado pelo SUPREMO; tá preso?
    A grande mídia fala alguma coisa?
    Ora pois!
    Bom dia.

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Ora pois, não é do PT, então continuam cidadãs e cidadãos de bem…!!

    Mesmo , pra nossa ” incorruptível , prova honesta mídia e judiciário, irmãos siameses na busca da manutenção do Status Quo a QUALQUER preço, foi da direitona GOLPISTA, sempre se dá um jeito..

    E quanto a dita opinião pública, ou seria opinião publicada…

    Os mui cidadãos e cidadãs de bem, classe idade média e outras similutudes interpreto as tão peculiares aos heróis sem caráter ( Macunaíma) , eles não são corruptos e ladrões do dinheiro público..
    Pois tão somente de defenderam..!!!

    CAPITCHE.. ?!?

    Kkkkkkkkklkkk

  4. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    E ainda cabe mais um recurso ? A Justiça Brasileira só é eficaz para os pobres que não podem pagar um advogado caríssimo.

  5. Jarleide diz:

    Infelizmente não dar em nada!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.