• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 28/05/2009 - 10:20h

Jornal Central, patrimônio de uma região

Dizem que os jornais impressos vão desaparecer em cinco ou dez anos. Balela. Não existe nenhuma prova científica ou bola de cristal garantido isso.

O que está ocorrendo é o redimensionamento dos jornais e a necessidade de adaptação à realidade. Estamos refluindo para a era dos jornais regionais e mesmo os de alcance mais fechado, como numa cidade ou bairro.

Tudo tem a ver com custo e o advento da Internet, que chegou para se fundir aos impressos e não destruí-los. Precisa ser melhor aproveitada.

Nesse cenário, o Jornal Central encaixa-se como uma luva. Ã‰ o que melhor representa a identidade regional. Enquadra-se em outros exemplos que temos por aí, no RN.

Os impressos de Natal não conseguem mais ser jornais estaduais. São, no máximo, da Grande Natal. Os de Mossoró cobrem da região salineira ao Vale do Açu e Oeste. Porém não têm fôlego próprio para amplificação desse espaço geopolítico. 

O genial Charles Chaplin dizia há várias décadas o seguinte: “A vida é um fato local.” O escritor russo Tolstói afirmava: “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia,”

O Jornal Central tem sido isso e tem feito isso. 

Há anos que este periódico é feito com heroísmo por Aclecivam Soares. Sei o preço da ousadia. Conheço jornal como empregado, patrão, parceiro, leitor, anunciante e agente publicitário. Posso falar sobre o tema.

Valorize esse patrimônio.

Nota do Blog – Sinto-me muito honrado por ser colaborador-colunista do Jornal Central.

E tenho que agradecer ainda a paciência de Aclecivam, com meus atrasos à entrega da Coluna do Herzog.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes

Comentários

  1. Aclecivam Soares diz:

    Primeiro, fico super agradecido por essa postagem, meu caro Carlos Santos. Segundo, lhe informar o que você sabe muito bem: ainda tem, e como tem, gente que não sabe valorizar este patrimônio.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.