• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 13/05/2020 - 10:00h
Covid-19

Juiz determina fluxo de quase meio milhão para Apamim

Orlan Donato: prioridade máxima à saúde (Foto: arquivo)

O Juiz Federal Orlan Donato Rocha, titular da 8ª Vara Federal de Mossoró, determinou a transferência de R$ 488.055,50 para a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM). Os valores são referentes a bloqueios/depósitos em ações de saúde que não foram reivindicados pelos entes políticos.

Na decisão, o magistrado chamou atenção para precariedade da rede pública de saúde no Rio Grande do Norte, que se agravou com a pandemia da Covid-19.

“As condições do Sistema Único de Saúde no estado do RN, que já não eram adequadas e suficientes para atender à população do Município de Mossoró e região, tendem a piorar bastante e até mesmo entrar em colapso, sendo incapaz de atender a todos que dele necessitem em uma proporção muito maior do que vemos de vez em quando em nosso estado, caso as medidas necessárias de aparelhamentos não sejam tomadas”, escreveu o Juiz Federal Orlan Donato.

TAC

Ele lembrou que os valores destinados à Apamim serão de grande valia para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado recentemente.

“Destaque-se, ademais, que esses valores serão um auxílio significativo na consecução mais ágil do recente Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o Ministério Público Estadual, o Ministério Público do Trabalho, o Município de Mossoró, o Governo do Estado do RN e a Apamim, no sentido de promover o incremento de leitos hospitalares destinados ao enfrentamento do COVID-19 no município de Mossoró, por meio da implantação de até 100 novos leitos sob a gestão da Apamim”, completou.

A APAMIM deverá prestar contas, no prazo de 30 dias, diretamente ao Judiciário Federal sobre o emprego do recurso. Essa instituição gestora do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) está sob intervenção federal desde setembro de 2014, passando por uma revolução em termos de administração, estrutura e qualidade de serviços para pacientes e corpo funcional.

Nota do Blog – Decisão oportuna do doutor Orlan Donato, um magistrado que tem feito pela saúde pública de Mossoró muito mais do que muitos políticos que alardeiam feitos, inverídicos, em propagandas enganosas. Bravo, doutor.

Mossoró e região serão eternamente gratos por seus esforços e vigor judicante e humanista.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde

Comentários

  1. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    COMO SEMPRE O MAGISTRADO ORLAN DONATO, ATUANDO NOS ESTRITOS LIMITES DO QUE DETERMINA A LEI CONJUGADA AOS PRINCÍPIOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL.

    FATO, ALIÁS, BASTANTE RARO EM NOSSA MAGISTRATURA, QUE INFELIZMENTE, NO MAIS DAS VEZES JULGA EM FAVOR DE GRUPOS E DE INDIVÍDUOS QUE DESDE SEMPRE TOMARAM DE ASSALTO A ESTRUTURA BÁSICA DA SAÚDE PÚBLICA EM NOSSO PAÍS, MAIS CONHECIDA COMO O SUS EM SUA ETERNA TENTATIVA DE IMPLEMENTAÇÃO.

    SALVE, SALVE DOUTO MAGISTRADO ORLAN DONATO, QUE VOSSA SENHORIA, MAIS E MAIS TENHA FORÇA, ENERGIA E CADA DIA MAIS CONVICÇÃO NO ENFRENTAMENTO DESSAS VERDADEIRAS QUADRILHAS QUE DESDE 1964, ROUBAM PILHAM, SAQUEIAM E ENTREGAM AS RIQUEZAS DO NOSSO O PAÍS, AOS QUINTA COLUNAS E GRINGOS DAQUI E DE ALHURES, DEIXANDO GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA À MERCÊ DOS INFORTÚNIOS DE UM QUADRO SOCIAL, ECONÔMICO E POLÍTICO, ESPECIALMENTE COMO O QUE ESTAMOS À ENFRENTAR….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Roncalli guimaraes diz:

    Penso a mesma coisa, esse magistrado se tornou um protetor da nossa saúde. Ainda há quem não goste das interferências da justiça nos outros poderes.

  3. Lair solano vale diz:

    Dr Orlan continua fazendo um bom trabalho . A equipe que administra a Apamim é , até agora , competente.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.