• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 23/05/2015 - 12:09h
PMDB

Juiz Herval Sampaio Jr. diz que partido representa fisiologismo

Sem rodeios, numa linguagem simples e direta, além de carregado bom humor, o juiz, palestrante e escritor forense José Herval Sampaio Júnior catalizou as atenções na Câmara Municipal de Areia Branca, nessa sexta-feira (22). Fez palestra sobre “A reforma política”, em encontro do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Herval teve público numeroso, eclético e atento em sua palestra (Foto: Erivan Silva)

O palestrante tratou o tema de forma polêmica, emitindo opiniões e ideias que batem de frente com o que parece se evidenciar na chamada “reforma política”, no Congresso Nacional.

Sem se embaraçar com a presença de diversos políticos de municípios da região da Costa Branca, asseverou que a corrupção eleitoral no Brasil é endêmica e o povo, como gado, não percebe que o maior prejuízo dessa prática recai para ele – cidadão.

Deixando claro que não se intimidava diante de eventuais representações e pressões de qualquer ordem, disse estava ali acima de tudo como um “cidadão”, uma pessoa  preocupada com seu país e interessada na construção de uma nova ordem social, baseada na boa política e em princípios democráticos e republicanos.

O dono do Brasil

Lamentou, apontando o dedo indicador, que nos dias atuais “quem manda no Brasil” é o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foi mais além, identificando o PMDB como “um partido fisiológico”, que bem caracteriza esse quadro de poder distorcido da República do Brasil.

Convidado pela direção estadual do PHS para proferir a palestra, Herval afirmou que via no convite uma importante representação do interesse democrático, da legenda. Agradeceu a oportunidade de falar ao povo e não apenas aos políticos, olhando para uma plateia que superlotou a Câmara Municipal, numa sexta-feira à noite.

Em seguida à palestra, ele respondeu a perguntas da plateia. Versaram sobretudo quanto à reforma política, na questão de hipotéticas mudanças nas eleições a cargos hoje proporcionais, como vereador, deputado estadual e deputado federal. Tomou o tempo com explicações e pontos de vista pessoais e técnicos sobre “Distritão”, distrital e distrital-misto.

Por fim, autografou vários livros de sua autoria – “Abuso do poder nas eleições” e foi insistentemente abordado para poses à fotografia.

O encontro contou ainda com a presença deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, vereador mossoroense Genivan Vale (PROS), presidente local do PHS – Hélio Borges, além de de comitivas de vereadores de Areia Branca, Grossos, Serra do Mel e Porto do Mangue.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Moisés Lucas diz:

    O juiz Herval e o ex-governador Ciro Gomes, assim como seu irmão Cid, dizem verdades sobre a política brasileira. Quem discorda, creio eu, são aqueles a quem serve a carapuça.

  2. ROSANA diz:

    Todo juiz que combate a corrupção, quer distância de políticos, menos este juiz , que faz até palestra para partido político, não sei se recebeu dinheiro para isso, ou foi só uma gentileza do juiz , que também conseguiu vender livros na ocasião. Realmente foi um encontro proveitoso. Quanto ao PMDB, mesmo detestando esse aliado do PT , acho saudável para a democracia, essa divisão de “Donos do Brasil “, seria muito ruim se só um mandasse, um tipo de ditadura, é o sonho do PT.

  3. Junior 100 diz:

    No Brasil, esquerda, direito e centro só existem nos livros de ciência política e olha lá.

  4. Marcos Pinto. diz:

    Assistir a uma palestra do Dr. Herval Júnior constitui um momento ímpar para assimilar todo um processo de conscientização, imprescindível ao pleno exercício dos Direitos e Deveres inerentes ao livre exercício de cidadania. Uma cidadania sem as amarras conceptivas de um processo político arcaico e deturpado. O erudito e desenvolto e digno Magistrado desperta uma empatia homogeneizada no olhar atento dos circunstantes, logo nas primeiras palavras sobre a temática da palestra. Faz-me lembrar o dinamismo e o carisma dos grandes oradores gregos, em que a instigante retórica assume contornos de erupções vulcânicas, derramando sobre as encostas da classe política conservadora atônita algo de circunspecto e ameaçador ao Status Quo estabelecido no tempo do coronelismo rural. Procura-lo-ei para agendarmos uma palestra em minha amada terrinha APODI. Efusivo abraço nobre Amigo e Confrade da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) !.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.