• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 12/11/2012 - 17:30h
Fechando o cerco

Justiça veta “drible” à lei da Ficha Limpa

Do Congresso em Foco

O candidato é barrado pela Lei da Ficha Limpa e vai recorrendo, recorrendo, recorrendo, enquanto a campanha continua.

Na noite do sábado, véspera da eleição, ele é substituído por um parente ou uma pessoa de sua confiança que não tem problemas na Justiça. Na manhã do dia seguinte, os eleitores vão às urnas e encontram ali a foto e o nome do candidato barrado. Votam nele, mas, na verdade, quem vai ser eleito e será prefeito é o seu filho ou o seu “compadre”.

Parece ficção, mas, só em São Paulo, sete casos tiveram esse desfecho. Cinco desses candidatos foram substituídos no sábado, ou seja, um dia antes do primeiro turno das eleições municipais.

Artimanha

Mas esse “drible” na Lei da Ficha Limpa corre o risco de ser anulado. Em decisão inédita, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo invalidou, no último dia 30, a eleição de Camila Lima (PR) como prefeita da cidade de Euclides da Cunha Paulista.

Camila é filha de Maria de Lurdes Teodoro Lima (PMDB), e assumiu a candidatura no lugar da mãe, barrada pela nova lei de inelegibilidade, horas antes da votação. Lurdes teve o registro de candidatura negado por ter sido condenada por improbidade administrativa por mais de um magistrado, em segunda instância.

Inicialmente barrada pelo TRE-SP, Maria de Lurdes recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuou sua campanha enquanto o seu recurso não era examinado.

Porém, às 18h04 de sábado – 14 horas antes do início da votação – ela renunciou à candidatura em favor da filha. Não deu nem tempo de os eleitores tomarem conhecimento da mudança. No dia seguinte, os eleitores foram às urnas achando que votavam em Maria de Lurdes quando, na verdade, estavam votando em Camila.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Francisca Dulcimar dos Santos diz:

    Um absurdo. Em Grossos, numa pequena e pacata cidade do Rio Grande do Norte, tambem ocorreu a mesma situação .Um candidato JOÃO DEHON DA SILVA o “FICHA SUJA” é barrado pela Lei da Ficha Limpa e foi recorrendo, recorrendo, enquanto a campanha continuava, enganando aos seus eleitores. Na noite do sábado, véspera da eleição, ele , na calada da noite decidiu colocar um parente , ou seja, seu irmão, MAURICIO, uma pessoa de sua confiança . So que ,tambem, tem problemas com a JUSTIÇA. Na manhã do dia seguinte, os eleitores vão às urnas e encontram ali a foto e o nome do candidato FICHA SUJA. Ganham a eleição e comemoram como se quem tivesse ganho e sido eleito fosse o candidato barrado pela justiça, o JOÃO DEHON DA SILVA . Hoje ,a situação do candidato eleito MAURICIO é muito complicada pelo fato de tambem, estar esperando JULGAMENTO pelo TRE-RN , (TSE) e…….Nos de Grossos, confiamos que a justiça vai cumprir a LEI DA FICHA LIMPA.

  2. joic diz:

    na minha cidade de valentim gentil este caso é o mesmo liberato rocha caldeira etava recorendo ate a ultima hora e batia nas costa de todo mundo falando que era ele o eleito as 17hras e 53 minuto ele renunciou e colocou sua esposa rosa luchi caldeira e esta na justiça recorendo e fala pra todos os eleitores que votaram nele que é ele que vai adiministrar a profeitura agora o cara vai detonar a cidade se a justiça der a ocupacao pra ela mais eu confio na justiça de deus somente

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.