• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 14/03/2021 - 12:46h

Lula ou Bolsonaro?

Lula x BolsonaroPor Odemirton Filho 

Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao jogo político. Está no páreo.

Com a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente está elegível, ou seja, poderá ser candidato à Presidência nas eleições de 2022.

Segundo o ministro, o Juízo da 13ª Vara de Curitiba/PR, onde tramitavam os processos contra o ex-presidente no âmbito da Operação Lava-Jato, não tinha competência para julgá-lo.

A decisão foi de natureza meramente processual. O ministro não apreciou o mérito da ação penal, isto é, se Lula cometeu ou não os crimes nos quais foi condenado, se é culpado ou inocente.

Dessa forma, a partir de agora, o processamento e julgamento dos casos caberá a um juiz do Distrito Federal (DF), que poderá ratificar ou não alguns atos praticados pelo ex-juiz Sergio Moro.

Inclusive, diga-se, poderá ser decretada a prescrição dos crimes, a depender dos atos que serão convalidados pelo novo juiz, já que o ex-presidente tem mais de 70 (setenta) anos e a prescrição corre pela metade, nesse caso.

Assim, pelo tempo decorrido, é possível que Lula fique totalmente livre, leve e solto.

E mais. A segunda Turma do STF continuou o julgamento que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos que condenou o ex-presidente Lula. Até o momento o placar se encontra em dois a dois, faltando somente o voto do ministro Nunes Marques.

Se o voto do ministro for pela suspeição, será mais uma fragorosa derrota para a Operação Lava-Jato, pois os atos processuais praticados por Moro serão considerados nulos, iniciando-se, de novo, todo o processo.

É possível uma reviravolta no STF ou uma condenação de Lula pela Justiça Federal do DF e em segunda instância, tornando-o novamente inelegível? Sem dúvida! Neste país, não esqueça, a segurança jurídica não é o forte. Tudo pode acontecer.

Contudo, deixando de lado os aspectos jurídicos, vejamos os desdobramentos políticos da decisão.

É certo que com Lula na disputa o cenário político ganha um novo colorido. A polarização, já existente, deverá aumentar. Os partidários de Lula e Bolsonaro vão inundar as redes sociais com acusações recíprocas, pois ambos precisam um do outro para manter viva a chama da militância.

Aliás, o Editorial do Estadão na última quinta-feira foi esclarecedor:

“Lula da Silva e Jair Bolsonaro nunca desceram do palanque. O petista, nem quando esteve preso; o presidente, nem diante de uma pilha de mortos. Logo, os dois saem em considerável vantagem na disputa eleitoral de 2022, cuja campanha, totalmente fora de hora, começou no exato instante em que saiu o resultado da eleição de 2018”.

Os demais pré-candidatos à Presidência, até agora, não mostraram força eleitoral suficiente para quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro. Moro mergulhou, Huck não decide se será candidato, Ciro estagnou e Doria não decola.

Mandetta tem alguma chance? Surgirá um outsider? Quem sabe.

O fato é que Bolsonaro estava navegando em mar calmo. Os pré-candidatos, até então no jogo, não causavam medo ao capitão. Agora, “a boca da caieira esquentou”, Lula, apesar da rejeição ao seu partido, é um competidor a altura. Bom de briga.

Pesquisas divulgadas após Lula ter ficado elegível indicam que, em um eventual segundo turno entre os dois, a luta será renhida.

Enfim, enquanto cada um defende o seu interesse político-eleitoral, sedentos de poder, continuamos a enfrentar uma grave crise econômica, social e sanitária, sem perspectiva de solução a curto prazo.

Claro que ainda estamos longe das eleições do próximo ano. Há um longo caminho que será percorrido pelos pré-candidatos, uns ficarão pela estrada, outros continuarão a caminhada. Acordos políticos serão celebrados ou rescindidos,

Contudo, desenha-se no horizonte das eleições gerais de 2022, um segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Para os eleitores que não acreditam na inocência de Lula e, muito menos, na capacidade de governar de Bolsonaro, será uma verdadeira sinuca de bico.

O voto nulo, talvez, seja o grande vencedor.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Fotomontagem da revista IstoÉ

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “E voto nulo talvez seja o grande vencedor.”
    GENIAL

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Data Máxima Vênia caro Odemirton, acreditar em linha editorial, a qual está indissolúvel e insofismávelmente vinculada ao golpe político, jurídico e MIDIATICO..realmente dispensa comentários…!

    Todavia, em respeito ao articulista, vou citar apenas alguns episódios que demarcam, a imprensa nacional, de fato, jamais se prestou trazer aos seus leitores/eleitores e cidadãos, a notícia com um mínimo de compromisso com os interesses da maioria.

    Esse contexto, infelizmente se verifica quando de assuntos que, direta ou indiretamente diga respeito a possibilidade de qualquer mudanças, porventura sinalizada no cenário político e que venha de alguma maneira afetar interesses do Status Quo, que esse jornal, assim como 99% por cento da imprensa monopolista defende, sem que no entanto, assuma Juno a opinião pública, esse escrachada posição política.

    Para tanto, basta observarmos nosso processo politico/histórico, veja que durante o acalorado debate quanto a possibilidade da assinatura da Lei áurea ( SÉCULO XIX) os jornalloes da época, faziam editoriais com terrorismo fiscal, econômico e social, apregoando semanalmente, que, caso a Lei Áurea, passasse viger..o Brasil se transformaria no caos.

    Em resumo, essas falsas simetrias e CANTILENAS acerca de uma suposta polarização, tão somente, serve aqueles que fazem de tudo, pra que tudo mude, desde que tudo fique como Dantes no Quartel de Abrantes.

    De fato, a real polarização se confirma decadas após décadas no curso e na construção de uma sociedade..hiper desigual, onde a a base da pirâmide social, na.pratica só vislumbra deveres e a velha, cruel, ignorante, entreguista e golpista Casa Grande, de tudo faz pra que essa minoria politica, jamais tenha acesso as riquezas por todos produzidas.

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318

  3. Pedro Rodrigues diz:

    Nulo jamais!
    Se a disputa for entre Bolsonaro e um tijolo, voto no tijo pra tirar esse irresponsável que não só vai pra frente do exército pedir golpe militar como é o maior responsável pela crise economica e stitária que arrasam o país.

  4. Pedro Rodrigues diz:

    *sanitária

  5. A de Andrade diz:

    Primeiro turno, vou no que apresentar melhor programa. Segundo turno espero escolher entre dois bons, se Bolsonaro estiver lá voto no outro, seja quem for. Essa coisa ruim tem que acabar.

  6. Rocha Neto diz:

    Moro estar pagando pela vaidade desde o momento que fez a ponte aérea São Paulo/Rio/São Paulo, pra ir a casa de Bolsonaro e ali jogar no lixo a toga que usava. Quando a vaidade vence o homem, este se torna incapaz. Entra para o naipe dos equinos (com todo respeito ao meu jumento que dentro de suas limitações me ajudou e muito no meu labor, quando ainda criança).
    Inerente ao artigo do amigo Odemirton, ressalto que o ministro Fachin tirou a bola do centro do campo, cabe ai seu colega Marques Nunes chutar ou devolver a mesma a linha de centro di gramado que servirá de tapete para o jogo político de 2922, que é bem alí.

  7. Rocha Neto diz:

    2022*

  8. João 👺 Claudio diz:

    Não voto em louco e nem tão pouco em corrupto.

    Se só sobrar esses dois seres peçonhentos, prefiro morrer pendurado no primeiro pé de coentro que encontrar pela frente.

    Amorim (👽), conto com você para fazer a contagem regressiva do meu futuro adeus:

    É simples: 1, 2, 3, 3 e meia e JÁ.

    Entendeu?

  9. ROSILENE ROCHA SOARES PINTO diz:

    Voto nulo jamais! #forabolsonaro

  10. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Perfeito João Cláudio Apopletico..fique tranquilo, respeitosa e britânicamente comparecerei ao seu funeral, além, claro, de 100 Carpideiras, contratarei 01 Orquestra Sinfônica, Bufeet de primeiro mundo e a beira caixão/sepultamento, teremos a presença dos Bolsonaristas.. Amado Batista, Zezé Kdoce e Luciano cantando em sua homenagem.

    Fique tranquilo, suas exequias, farão as exequias de Jó Soares parecerem insignificantes..!!!

    AH,. IA ESQUECENDO, O CAIXAO SERA COBERTO COM A BANDEIRA AMERICANA. + 01 UM FUZIL AK 47 E UMA METRALHADORA ISRAELENSE, SENDO QUE HAVERÁ, INCLUSIVE SALVA DE TIROS .!

    Kkkkkkkkkkk

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  11. Fernando diz:

    Voto na capacidade, honestidade e inteligência de Ciro .

  12. Walkei Pessoa diz:

    Como diz Alexandre Garcia: ” Fachin condenou Lula á disputar com Bolsonaro”.

  13. Inácio Augusto de Almeida diz:

    No ae existe mais do que um cheiro de saudade.
    Mais não posso dizer.

  14. Alvany José Barros diz:

    O brasil sempre foi paraiso para corruptos e tudo quanto nao presta.
    Eu não ficaria surpreso se para vice de Lula da Silva fosse anunciado o nobre cidadão Fernandinh Beira Mar.
    No prostíbulo chamado STF, tudo pode acontecer.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.