• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 26/06/2020 - 12:08h
Saúde pública

Marco do Saneamento Básico e a necessidade do bom debate

As redes sociais estão inundadas de “especialistas” que são a favor ou contra a aprovação no Senado do novo Marco Legal do Saneamento Básico (PL 4.162/2019) do país. O projeto é de iniciativa do Governo Federal.

Depois de passar por Câmara Federal e crivo dos senadores, o PL agora espera apenas a sanção (transformação em lei) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Contra ou a favor? Preciso me inteirar do assunto, conhecer o texto, ouvir opiniões divergentes, estudar experiências vitoriosas e tentativas frustradas mundo afora.

Entendo que é o mínimo que precisamos para formar opinião, sem xingamentos ou plena ‘certeza’ baseada em amplo desconhecimento.

Particularmente, fica a preocupação de como o direito à água potável e saneamento, coleta de lixo etc. vai alcançar populações às bordas da sociedade e em pequenos rincões municipais, deficitários em quase tudo. Eles subsistem com transferências fiscais e meio circulante baseado em dinheiro de aposentados e programas federais. A economia é primária.

Engrenagem

No papel, tudo parece muito encaixado. A mão visível ou invisível do capital entra na engrenagem como força-motriz de um elenco de serviços da alçada dos entes públicos, incapazes em séculos de fazer o elementar.

No RN temos algumas experiências interessantes e vitoriosas, num comparativo com os serviços prestados antes. Refiro-me à energia elétrica e à telefonia. A privatização da Cosern e a quebra do monopólio da telefonia mudaram a vida (para melhor) de milhões de potiguares.

Quem não conheceu fases anteriores à privatização da concessionária de energia e à chegada e expansão da telefonia mobile (móvel), não sabe o inferno em que vivíamos. Ter um telefone era sinal de status. Ter vários (fixos), então, seria prova de riqueza ou ostentação.

Desconfiar sempre

Está excelente hoje? Não. Mas o salto em alcance social, qualidade e agilidade em atendimento ao consumidor mudou bastante com a Cosern privatizada. Quanto à telefonia, eu mesmo possuo duas linhas móveis, quatro aparelhos (dois imortais lanterninhas, entre eles) e não tenho um fixo com tarifa mensal, de valor modesto, porque o considero desnecessário.

Em termos de saneamento/água seguimos num atraso fóssil. Somos marcados pelo desperdício e falta de meios para atendimento à população em seu direito basilar de acesso ao ‘precioso líquido’ (como se falava pomposamente no passado radiofônico).

Sempre desconfio de números grandiloquentes e da versão de panaceia a programas, leis e projetos que surgem como remédio para todos os males. E em minha atividade, desconfiar é sempre imprescindível e obrigatório, sobretudo do que pareça óbvio demais.

Que o Marco Regulatório não seja mais uma grande sacada do capital perverso, entrelaçado com a política iníqua que se pratica em larga escala nesse país. Veremos.

Saiba mais informações sobre o projeto clicando AQUI.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    À mando do coroné Coca-Cola: TASSO JEREYSATE, O SENADOR CID GOMES, “ESQUECEU” SUA TRAJETÓRIA E VOTOU À FAVOR DP PASSAR A BOIADA NO CASO DA PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA.

    NÃO SATISFEITO, COM A DESABRIDA INCOERÊNCIA PROGRAMÁTICA E IDEOLÓGICA DO PARTIDO PDT, O NERVOSINHO CIRO GOMES, EXPLICOU, EXPLICOU E NÃO CHEGOU À LUGAR NENHUM.

    TANTO QUE O DEPUTADO FEDERAL GLAUBER BRAGA (PSOL) O DESAFIOU PRA UM DEBATE AO VIVO, TENDO ATÉ O PRESENTE, SILENCIADO…!!!

    NA BUSCA OBSESSIVA E DOENTIA DE TENTAR VIABILIZAR SUA CANDIDATURA |À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, CADA DIA MAIS O SR. CIRO GOMES, METE OS PÉS PELAS MÃOS….!!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.