• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 20/12/2018 - 21:50h
Pressão

Militares e delegados civis arrancam 13º referente a 2017

Do G1RN e Blog Carlos Santos

Os policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte vão receber o 13º salário de 2017 no dia 28 de dezembro. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Na terça-feira (18), em assembleia geral (veja AQUI), os militares deram um ultimato ao governo cobrando pagamentos em atraso. A pressão deu resultado, porque entre final do ano passado e início desse, eles fizeram paralisação denominada de “Operação Padrão”, deixando o estado à mercê da bandidagem.

As associações que representam as categorias tiveram reunião com os representantes do Governo na tarde desta quinta-feira (20) para cobrar os pagamentos. Em seguida, o governador teve um encontro com os comandantes das forças militares estaduais e a secretária de Segurança, Sheila Freitas, para tentar chegar a uma solução para o atraso. Depois disso ficou acertado o pagamento para o dia 28.

Até agora, apenas os servidores que têm salários inferiores a R$ 5 mil tiveram o 13º salário do ano passado creditado nas contas. Os bombeiros e policiais militares que recebem menos que isso ameaçavam fazer paralisações, caso não houvesse acordo para o pagamento.

Bloqueio de contas

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 2.613.861,62 das contas do Governo do Rio Grande do Norte para o pagamento dos 13º salários de 2017 dos delegados da Polícia Civil. O montante, de acordo com a decisão judicial, deve ser retirado do dinheiro destinado às verbas para publicidade.

A determinação é do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas e foi proferida nesta terça-feira (19). “Penso que a obrigação deve ser satisfeita, uma vez que envolve verba de natureza alimentar, garantida constitucionalmente aos servidores públicos, de sorte que o bloqueio do montante correspondente se afigura como o único meio encontrado por este magistrado para conferir, em termos de efetividade jurisdicional, o cumprimento da decisão posta nos presentes autos”, alegou o magistrado.

A decisão da Justiça Estadual foi motivada por uma ação movida pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (ADEPOL/RN).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Que chegue esse 13o. Parece que vem na marra!

  2. François Silvestre diz:

    Só acredito quando sair. O fim do mês é o fim da velhacaria, governo findo. Quem garante que a promessa não foi apenas uma forma velhaca de evitar a greve? Não me surpreenderá.

  3. João Lopes diz:

    Porquê o SINTE RN também não fez isso?

  4. Igor diz:

    Notícia completamente equivocada… Na verdade ninguém que ganha acima de 5000 recebeu o 13º… só recebeu quem ganha menos de 5000, esses policiais e delegados que vão receber agora também ganham mais de 5000 reais … vamos conferir a matéria pra não sair pública do mentiras.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.